TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos, em Português

Por:   •  22/8/2015  •  Artigo  •  2.915 Palavras (12 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 12

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

IEEE – Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos, em português.

DC – Corrente direta, em português.

AC – Corrente alternada, em português.

CC – Corrente contínua.

  1. BIOGRAFIAS

  1. NIKOLA TESLA

Nikola Tesla nasceu no ano de 1856 na cidade de Smiljan, Croácia. Seu pai era reverendo Milutin Tesla, um padre sérvio ortodoxo na Metrópole de Karlovci. A igreja de seu pai em Gospić foi destruído na década de 1990. Sua mãe era uka Mandic, uma dona de casa talentosa na fabricação de ferramentas artesanais. Nikola era um dos cinco filhos, ter um irmão e três irmãs. Seu padrinho, Jovan Drenovac, era um capitão do exército Krajina.

Em uma família de classe média, teve sua inspiração inicial para seguir a carreira científica, o irmão, que morreu em um acidente, e a mãe, pois considerava-os gênios. Tesla foi figura polêmica e inventiva. Mitos de desastres naturais provocados por suas máquinas, armas de destruição em massa e manias orbitavam sua vida de inventor e gênio. Desde cedo Tesla demonstrava sua tamanha imaginação. Sua notável inteligência foi sendo desenvolvida logo quando mudou-se, com sua família, para Gospic em 1862, quando começou a realmente interessar-se pela ciência. Tesla foi para a escola em Karlovac, até então Áustria-Hungria, em 1875, estudou engenharia elétrica na Politécnica de Áustria, em Graz, Áustria. Enquanto estava lá, ele estudou os usos de corrente alternada. Em 1881 mudou-se para Budapeste para trabalhar para a empresa de telégrafo, a American Telephone Company. Na abertura da central telefônica em Budapeste, Tesla tornou-se o eletricista chefe para a empresa, depois engenheiro para o governo iugoslavo e do sistema do país primeiro telefone.

Tesla falava, além do sérvio, outros sete idiomas: checo, inglês, francês, alemão, húngaro, italiano e latim. Entre suas manias e fobias estava a que fazia as coisas de acordo com o número três, mania de limpeza e higiene, gosto por pombos. Achava que sua castidade era muito útil para suas capacidades científicas. Em relatos, seus companheiros o via como cavalheiro, poeta, filósofo e honesto, às vezes exageradamente.

Figura 1 - Nikola Tesla em 1890.

[pic 1]

Fonte: Google imagens.

Tesla dedicou-se nos campos da mecânica e elétrica, principalmente, do eletromagnetismo. Chegava a memorizar livros inteiros, tendo supostamente uma memória fotográfica.  Relata em sua autobiografia que via clarões de luz acompanhado de alucinações, visualizava uma invenção no seu cérebro em sua forma precisa antes de avançar para a fase de construção.

Quando tenho uma ideia, começo imediatamente a construí-la em minha imaginação. Mudo a construção, faço melhorias e opero o aparelho em minha mente. É absolutamente irrelevante para mim se testo a minha turbina em pensamento ou na oficina. Noto até se está desequilibrada. Não há nenhuma diferença; os resultados são os mesmos. [...] Invariavelmente, a minha invenção funciona como imaginei que faria, e o experimento sai exatamente como eu planejei. Em vinte anos, não houve uma única exceção. (TESLA, 1887, p. 14).

Em 1882 mudou-se para Paris para trabalhar como engenheiro na Continental Edison Company, como aperfeiçoador de equipamentos elétricos. Em 1884, Tesla mudou para os Estados Unidos da América a aceitar um emprego com a Companhia Edison em Nova York. Ele chegou nos EUA com pouco dinheiro, uma carta de recomendação de Charles Batchelor, seu empresário em seu trabalho anterior, para Thomas Edison, e muita vontade de trabalhar. A carta dizia simplesmente "Eu conheço dois grandes homens, e você é um deles. Este jovem é o outro". O trabalho de Tesla para Edison começou com engenharia elétrica simples. Eventualmente, Tesla ganhou o admiração e foi chamado para realizar uma completa reformulação de dínamos da empresa de Edison DC. Depois de Tesla descreveu a natureza das prestações a partir de suas propostas de modificação, Edison ofereceu-lhe cinquenta mil dólares EUA se eles foram concluídas com êxito. Mas, com o descumprimento da proposta de Edison, Tesla demitiu-se. Em 1886, Tesla formou sua própria companhia, Tesla Electric Light & Manufacturing.

        Com os temores dos investidores e sociedade, já que a eletricidade era algo novo e quase ninguém sabia do que se tratava, em relação as ideias do inventor sobre o motor de corrente alterada, Tesla começou conseguir capital do próprio esforço para realizar seus desejos. Em 1887, ele construiu o primeiro motor de indução de corrente alternada, que ele demonstrou com o Instituto Americano de Engenheiros Elétricos, atualmente IEEE. No mesmo ano consegue firmar um contrato com George Westinghouse, um grande investidor que convence o governo americano a adotar o modelo de Tesla de corrente alternada como padrão, contrariando os ideais de Thomas Edison, tornando-se o estopim da “guerra das correntes”.

        Nessa “guerra”, Nikola Tesla e Thomas Edison tornou-se adversários, devido à promoção de Edison da corrente direta, ou DC (direct current) em inglês, para distribuição de energia elétrica sobre a corrente alternada, ou AC (alternat current) em inglês, a mais eficiente atualmente, defendida por Tesla. Durante os primeiros anos de distribuição de energia elétrica, corrente contínua de Edison era o padrão para os Estados Unidos e Edison não estava disposto a perder todos os seus royalties de patentes. A corrente contínua funcionou bem para as lâmpadas incandescentes que eram a carga principal do dia. De seu trabalho com campos magnéticos rotativos, Tesla desenvolveu um sistema para a geração, uso, transporte e de alimentação AC. Ele fez uma parceria com George Westinghouse para comercializar este sistema. Westinghouse já tinha comprado os direitos sobre patentes de Tesla polifásicos sistema e por outras patentes para AC transformadores de Lucien Gaulard e Dixon John Gibbs.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (486.1 Kb)   docx (592.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com