TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interligação da Geração Eólica Com o Sistema Eletrico de Potência

Por:   •  22/6/2018  •  Artigo  •  4.217 Palavras (17 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 17

Interligação da Geração Eolica com o Sistema Eletrico de Potência


Interconnection of the Eolic Generation with the Electric Power System

Alessandro Garcez Laurindo¹, Gustavo Ramos Teixeira², Gustavo José dos Santos³

Resumo: A energia elétrica vem sendo cada vez mais importante na vida cotidiana da maioria das pessoas, sendo notável na atividade elétrica das residências, hospitais, grandes empresas, industrias e escolas. É realmente difícil imaginar uma sociedade no mundo atual sem a existência da energia elétrica. Porém, o que a energia tem de necessária ela tem de complicada. Por trás de tudo isso, há um grande conjunto de processos até que a energia chegue a tomada das residências de cada pessoa que utiliza da eletricidade para seu dia a dia. Esses processos são chamados de SEP (Sistema Elétrico de Potência), que é composto de um conjunto de equipamentos destinados a geração, distribuição e transmissão de energia elétrica. Atualmente no Brasil, grande parte da energia é produzida através de usinas hidrelétricas outra pequena parte em usinas nucleares e termelétricas. Porém, os impactos ambientais destas usinas são muito grandes. Neste cenário mundial de mudança climática, se faz de fundamental importância o uso de energia renováveis nos espaços de planejamentos de matrizes de geração de energia. No Brasil, a energia eólica tem despertado como uma interessante opção para o aproveitamento de energia elétrica por ser de baixo impacto ambiental e ser altamente sustentável. No entanto, uma série de entravés limita o uso da energia eólica no país, como a insuficiência de linhas de transmissão, baixo custo de investimento em pesquisa e desenvolvimento tecnológicos, entre outros empecilhos. O presente artigo tem como objetivo apresentar os equipamentos de Sistema Elétrico de Potência voltado para a energia eólica, bem como retratar o funcionamento e vantagens deste método de geração de energia elétrica. Neste artigo utiliza-se métodos de pesquisa qualitativa para a elaboração e análise da pesquisa, além de conceituar a finalidade de cada equipamento de SEP utilizando citações de artigos selecionados para o melhor desenvolvimento do artigo.

Palavras-chave: Energia Elétrica; Energia Eolica; Sistemas de Potência.

Abstract: Electrical energy is becoming increasingly important in the daily life of most people, being notable in the electrical activity of homes, hospitals, large companies, industries and schools. It is really difficult to imagine a society in today's world without the existence of electric energy. However, what energy has to do needs to be complicated. Behind all this, there is a large set of processes until the energy reaches the outlet of the homes of every person who uses electricity for their day to day life. These processes are called SEP (Electrical Power System), which is composed of a set of equipment for the generation, distribution and transmission of electric energy. Currently in Brazil, much of the energy is produced through hydroelectric plants another small part in nuclear and thermoelectric power plants. However, the environmental impacts of these plants are very large. In this world scenario of climate change, the use of renewable energy in the planning spaces of power generation matrices is of fundamental importance. In Brazil, wind energy has awakened as an interesting option for the use of electricity because it has low environmental impact and is highly sustainable. However, a number of barriers limit the use of wind energy in the country, such as insufficient transmission lines, low cost of investment in technological research and development, among other obstacles. The present article aims to present the Electric Power System equipment for wind energy, as well as to portray the operation and advantages of this method of electric power generation. In this article qualitative research methods are used for the elaboration and analysis of the research, in addition to conceptualizing the purpose of each SEP equipment using citations of articles selected for the better development of the article.

Keywords: Electricity; Eolic Energy; Power Systems.

  1. Introdução

No panorama contemporâneo, tem muito se discutido sobre métodos sustentáveis de produção energética não só no Brasil, mas também no mundo. Conforme dados da agência nacional de energia elétrica – ANAAE, as hidrelétricas no Brasil correspondem a 90% da energia elétrica produzida no país, representando um valor altíssimo, levando em conta o grande número de outros modelos de geração de energia que são altamente rentáveis e sustentáveis já existente. [1]

Apesar de possuir um vasto território com ótimo potencial de geração de energia elétrica utilizando o vento, o Brasil ainda produz pouca energia a partir desta fonte, embora a exploração desta fonte energética renovável tenha crescido nos últimos anos. Segundo dados da Associação Brasileira de Energia

Eólica – ABEEólica, foram contabilizadas no inicio de dezembro de 2017 a marca de 500 parques eólicos instalados no País.[2]

A energia eólica é uma das fontes de geração de eletricidade mais sustentável, renovável e limpa do mundo. A utilização deste método de geração de energia possui inumeras vantagens mesmo em comparação com outros tipos de energias renovaveis, começando por não necessitar de combustiveis fosseis, até a geração de empregos, são abundantes beneficios para a comunidade onde se inserem os parques eólicos.

Produzida a partir da força dos ventos e é gerada por meio de aerogeradores. Neles, a força do vento é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico integrados à rede, que entregam a energia direto para a rede elétrica, normalmente em maior escala e com fins comerciais.

Por trás disso há um processo desde a geração até a distribuição dela, processos esses que se compõe por equipamentos como a rede de transmissão, distribuição, torres de linha, entre outros equipamentos.

  1. Evolução da Energia Eolica

A produção de eletricidade no Brasil baseia-se em duas principais matrizes: hidrelétrica, sendo a mais utilizada no país, e a termoelétrica, da qual grande parte das usinas trabalha apenas em periodos de baixa das usinas hidrelétrica em períodos de seca. A energia eólica vem crescendo a partir desta necessidade, sendo uma fonte energetica inesgotável e em constante operação, deixando o país menos vulnerável a crises de produção elétrica, além de gerar menos impacto ao meio ambiente.

As primeiras unidade eólicas eram utilizadas de forma isolada, produzindo eletricidade suficiente para a necessidade de pequenos consumidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)   pdf (383.4 Kb)   docx (930 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com