TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a proteção de sistemas elétricos

Por:   •  4/10/2015  •  Artigo  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO:

Qualquer local que se utiliza motores elétricos o contato de selo e um comando largamente usado para fazer com que os motores mantenham seu funcionamento após o individuo pulsar a botoeira.

1. INTRODUÇÃO

As elevadas correntes que são drenadas pelos equipamentos, principalmente motores de alta potencia impedem que interruptores comuns sejam usados para controle, para controlar e acionar cargas com correntes elevadas é preciso usar interruptores que tenham características especiais como :

- Alta velocidade de fechamento e abertura dos cantatos;

- Grande supeficie dos contatos.

Todas essas qualidades conseguimos com o usso do dispositivo denominados contatores. O contator é dispositivo eletromecânico com principio de funcionamento semelhante ao relé. Uma bobina, opera por uma baixa tensão continua ou alternada , move um conjunto de contatos mecânicos que tem carasterisiticas exigidas para o controle de correntes intesnsas, uma mola interna garante que ação de abertura dos contatos sejam muito rápido quando a bobina é desenergizada

2. APRESENTAÇÃO

O relatório será apresentado seguindo forma:

I. Interpretação do diagrama de comando.

3. DESENVOLVIMENTO DO RELATÓRIO

Montamos o circuito de comando, (figura 1) onde ligamos a boteira b0 normalmente NF, serve para o desligamento do circuito, após ligamos b1 NA com o selo que é sempre ligado em paralelo com o contato de fechamento da boteira, para acionamento do contator k1 e assim ascender uma lâmpada incandescente conforme (figura 2).

3.1. Figuras

Figura 1 – Circuito com o selo no K1.

Figura 2 – Circuito com o selo no K1.

4. RESULTADOS OBTIDOS

Ao pressionar a botoeira b1 permite-se a passagem de corrente pela bobina do contator k1, ligando a lâmpada incandescente com o conceito de contato selo, ao precissionar a botoeira b0 a passagem de corrente para bobina do contator e interrompida desligando a lâmpada.

5. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

Experimento muito importante para acionamento e manobra de cargas onde aprendemos a utilização do selo e sua importância.

6. MATERIAL UTILIZADO

- Fusíveis;

- Contator;

- Botoeira NA e NF;

- Lâmpada incandescente;

- Cabos diversos.

7. CONCLUSÕES

Experimento muito simples que agrega bastante ao nosso conhecimento técnico foi efetuado com êxito onde observamos o contator cujo seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com