TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introduçao a Engenharia

Por:   •  14/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 4

TEMA – Melhoria na Mobilidade Urbana de João Pessoa – BR-230

INTRODUÇÃO

Mobilidade é o grande desafio das cidades contemporâneas, em todas as partes do mundo. A opção pelo automóvel, que parecia ser a resposta eficiente do século 20 à necessidade de circulação, levou à paralisia do trânsito, com desperdício de tempo e combustível, além dos problemas ambientais de poluição atmosférica e de ocupação do espaço público. No Brasil, a frota de automóveis e motocicletas teve crescimento de até 400% nos últimos dez anos.

O tema que nosso grupo resolveu abordar foi o da Mobilidade Urbana na cidade de João Pessoa, e verificamos um grave problema com relação ao congestionamento de veículos que ocorre, diariamente, em vários trechos da BR-230. É nesse ponto que vamos focar nosso estudo, mostrando os pontos mais críticos desse problema e também algumas soluções viáveis que melhorariam o trânsito nesses locais, como por exemplo, viadutos, terceira faixa, entre outros.

DESENVOLVIMENTO

        A questão da mobilidade urbana está em alta hoje no Brasil, visto que a maioria das cidades não foram planejadas e assim precisam de um plano para melhoria do fluxo de trânsito nas principais vias das cidades.

No caso de João Pessoa não é diferente, a cidade cresceu, o número de veículos dobrou, em 10 anos, e assim as vias que existiam precisaram ser planejadas para dar suporte a esses veículos, e mesmo com alguns ajustes feitos ainda assim muito precisa ser feito, principalmente nas principais vias de acesso a bairros importantes, como Bancários, Geisel, Cristo, BR-230, entre outros que sofre com o problema no trânsito.

O nosso objeto de estudo é mais focado na parte da BR-230, no trecho que liga Cabedelo a Bayeux, cerca de 30 km de extensão, onde o trânsito é intenso durante o dia todo, mas com picos de congestionamentos no início da manhã e no final da tarde. É sobre esses problemas que vamos comentar e mostrar algumas soluções já planejadas para obter sucesso no desafogamento dessas vias e melhorando o trânsito nas vias de João Pessoa.

A BR-230, como sabemos, corta o estado da Paraíba como um todo e tem início na cidade de Cabedelo, parte da Grande João Pessoa, onde fica localizado o Porto, uma das principais entradas de mercadoria de nosso estado, sendo assim, o movimento de caminhões e carretas é muito grande no trecho Cabedelo-Bayeux, e os motoristas da cidade de João Pessoa sentem o peso desse trânsito, visto que esse trecho da BR-230 corta João Pessoa por completa e é a saída para o restante do estado.

Um dos pontos mais críticos fica na entrada do bairro do Geisel, próximo ao estádio Almeidão, onde o trânsito, diariamente, está congestionado devido aos semáforos colocados no Contorno que dá acesso ao Geisel, nos dois sentidos da BR-230. Devido a esse congestionamento, acaba ocorrendo congestionamento nas entradas de outros bairros que ficam as margens da BR-230, como Mangabeira, Valentina, José Américo e Cristo, acesso pelo Viaduto Sonrisal. Outro ponto de trânsito intenso é na entrada do bairro Jardim Luna, próximo ao Hospital de Trauma, nesse caso, o horário de pico é no final da tarde, no sentido João Pessoa-Cabedelo.

CONCLUSÃO

A prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Mobilidade Urbana – SEMOB continua investindo em melhorias na mobilidade urbana da cidade, com projetos de Alargamento da Av. Beira-rio, e a construção de viaduto cortando a BR-230, na altura do Km18, próximo a Av. Epitácio Pessoa, modificações nos sentidos de algumas vias, no intuito de melhorar o fluxo naqueles trechos, abrindo novas vias para dar mais suporte para os veículos, implantação do VLT(veículo leve sob trilhos) de Santa Rita a Cabedelo, que está incluído na Mobilidade Urbana Sustentável. E o plano mais ousado é a implantação dos BRT´s(Bus Rapid Transit), que segundo a SEMOB, até o final de 2015 estará em funcionamento, beneficiando aproximadamente 280 mil pessoas e melhorando assim o transito nas principais avenidas da cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (147.6 Kb)   docx (142.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com