TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução A Administração E Economia E Saúde E Segurança No Trabalho

Casos: Introdução A Administração E Economia E Saúde E Segurança No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 8

4 BIBLIOGRAFIA 9

Introdução

A realização deste trabalho tem por objetivo observar uma empresa analisar o estilo de gestão,bem como sua liderança, quais problemas enfrentados pela mesma e como tem se comportado mediante os desafios existentes na forma de realizar os trabalhos e como a equipe de alunos julga encontrar soluções cabíveis em relação aos problemas detectados. Tomando como base as disciplinas do semestre: Introdução à Administração e Economia, Saúde e Segurança no Trabalho.

Desenvolvimento

A empresa Doc Center, na qual fizemos observações, é uma empresa de porte grande situada na região central da cidade de Cuiabá, seu quadro de funcionários é composto por 170 pessoas, seu estilo de liderança está baseado no diálogo e na sua interação de um modo geral.

A administração é divida por setores, optamos pelo setor gráfico da empresa para analisarmos suas problemáticas. Composto por 8 (oito) funcionários, sendo eles: Gerente, arte finalista, impressor (operador de máquinas off-set), cortador (operador de guilhotina), bloquista (acabamento) e motorista.

Funções que, apesar do quadro de funcionários não ser muito amplo, delibera linhas de ação no serviço industrial do ramo gráfico. Tal linha de produção se refere na teoria de Taylor, agregando a produção em massa com a diminuição de insumo, tendo assim um grande aproveitamento do tempo e de materiais evitando o desperdício. No entanto cabe muito da gestão ao que se diz respeito a administração do tempo e o fornecimento de materiais.

Surgiram problemáticas como: a disponibilidade do transporte, que deixa a desejar pela falta de veículos; a disfunção do motorista para a realização de outras atividades não relacionadas diretamente a empresa; prejudicando o andamento da empresa.

Relacionado à ociosidade, infelizmente esta faz parte da maioria das empresas, é um problema que muitas vezes tem colocado em pauta a discussão entre empregador e empregado. Fato é que o empregador anseia por produtividade se preocupando pelo motivo qual seu empregado está ocioso em pleno horário de expediente.

Na empresa a qual foi feito a pesquisa de campo foi constatado que a ociosidade existe por falta de administrar melhor as funções de cada funcionário apesar do problema existir naquele local, foi percebido por parte dos funcionários que era um problema fácil de resolver, faltava apenas uma boa vontade por parte dos mesmos.

Ao finalizar o diagnóstico no grupo da empresa, faz-se necessário a concordância da direção, dos problemas levantados, se apresentam caráter de gravidade e urgência, exigindo rápida intervenção e estudando propostas das soluções a adotar.

Segundo Henry Fayol, compete a gestão atuar através de atividades de planejamento organização liderança e controle de forma à atingir os objetivos, pré-determinados.

A solução deve considerar o desempenho de cada um como um todo, não apenas no desempenho individual há tarefas que podem ser executadas encaixando um profissional ocioso em outras habilidades assim esta solução tem limites e requer criatividade por parte da gestão.

Se tratando da saúde e segurança no trabalho a entidade empregadora tem de criar condições para que os trabalhadores possam desempenhar as suas funções em segurança. Além de serem responsáveis pela criação de um plano de segurança e saúde no trabalho, as entidades empregadoras têm ainda de fornecer os equipamentos de proteção necessária (E.P.I.s) aos seus funcionários.

Partindo deste conceito concluímos que algumas funções existiam sérios riscos ergonômicos, mas o setor que mais chamou atenção foi o setor ocupado pelo funcionário que operava a guilhotina,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com