TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução A Energia Eólica

Casos: Introdução A Energia Eólica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/6/2014  •  2.582 Palavras (11 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMMICA DAS CATARATAS

UDC – FOZ DO IGUAÇU

TRABALHO DE ENERGIA EÓLICA

GIVANILDO VARGAS

JEAN CARLOS DA SILVA

FOZ DO IGUAÇU – PR

2014

GIVANILDO VARGAS

JEAN CARLOS DA SILVA

TRABALHO DE ENERGIA EÓLICA

FOZ DO IGUAÇU – PR

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 HISTÓRIA DA ENERGIA EÓLICA 5

3 AEROGERADORES OU TURBINAS 6

3.1 AEROGERADORES DE BAIXA TENSÃO 6

3.2 AEROGERADORES DE ALTA TENSÃO 6

3.3 COMPOSIÇÃO DE UM AEROGERADOR OU TURBINA 7

3.4 TIPOS DE ROTORES 8

3.4.1 ROTOR DE EIXO VERTICAL 8

3.4.1.1 ROTOR TIPO SAVONIUS 8

3.4.1.2 ROTOR TIPO DARRIEUS 9

3.4.2 ROTOR DE EIXO HORIZONTAL 9

3.4.2.1 ROTOR MULTIPÁS 10

3.4.2.2 ROTOR TRIPÁ 10

3.5 TIPOS DE SISTEMAS EÓLICOS 11

4 PARQUES EÓLICOS 12

5 VIABILIDADE DA INSTALAÇÃO 14

5.1 VANTAGENS 14

5.2 DESVANTAGENS 14

6 POTENCIAL EÓLICO 15

6.1 POTENCIAL EÓLICO BRASILEIRO 15

6.2 POTENCIAL EÓLICO MUNDIAL 17

7 CONCLUSÃO 18

8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho, propomos uma breve explicação do que é a energia eólica, para que e como é usada a energia eólica através da sua transformação desde a antiguidade até os dias de hoje, quais os tipos de equipamentos utilizados para gerar a energia como também o princípio de funcionamento destes equipamentos chamados de turbinas ou aerageradores, bem como as vantagens e desvantagens da utilização deste tipo de energia e ainda o tema difundido atualmente que é o potencial eólico no Brasil e no mundo.

2 HISTÓRIA DA ENERGIA EÓLICA

Acredita-se que foram os egípcios os primeiros a fazer uso prático do vento. Em torno do ano 2800 AC, eles começaram a usar velas para ajudar a força dos remos dos escravos. Eventualmente, as velas ajudavam o trabalho da força animal em tarefas como moagem de grãos e bombeamento de água.

Os persas começaram a usar a força do vento poucos séculos antes de Cristo. Pelo ano 700 DC, eles estavam construindo moinhos de vento verticais elevados, para serem usados como força nas mós, na moagem de grãos.

Outras civilizações do oriente médio, mais notadamente os muçulmanos, continuaram o que os persas deixaram e construíram seus próprios moinhos de vento. Com o retorno das cruzadas, pensou-se que eles tinham levado as ideias sobre moinhos de vento e seus desenhos para a Europa, mas provavelmente foram os holandeses que desenvolveram o moinho de vento horizontal com hélices, tão comum nos campos dos holandeses e ingleses.

A geração de eletricidade pelo vento começou em torno do início do século XX, com alguns dos primeiros desenvolvimentos creditados aos dinamarqueses.

Pelo ano de 1930, aproximadamente uma dúzia de firmas americanas produziam esses “carregadores de vento”, e os vendiam na maior parte a fazendeiros. Tipicamente, essas máquinas poderiam fornecer até 1000 watts (1kW) de corrente contínua quando o vento estava soprando.

Muitos países europeus construíram enormes geradores de vento. Durante os anos 1950 e 1960, os franceses construíram desenhos avançados de unidades de 100 kW a 300 kW. Os alemães construíram geradores de vento para prover força extra para sua linha de utilidades, mas por causa da rígida competição dos geradores de fluído fóssil essas máquinas experimentais foram eventualmente descartadas.

3 AEROGERADORES OU TURBINAS

Na atualidade utiliza-se a energia eólica para mover aerogeradores que são grandes turbinas colocadas em lugares com muito vento. Essas turbinas têm a forma de um catavento ou um moinho. Esse movimento, através de um gerador, produz energia elétrica. Precisam agrupar-se em parques eólicos, concentrações de aerogeradores, necessários para que a produção de energia se torne rentável, mas podem ser usados isoladamente, para alimentar localidades remotas e distantes da rede de transmissão. É possível ainda a utilização de aerogeradores de baixa tensão quando se trata de requisitos limitados de energia elétrica.

3.1 AEROGERADORES DE BAIXA TENSÃO

Os aerogeradores de baixa tensão diferenciam-se dos aerogeradores de alta tensão principalmente por terem tamanho e peso reduzidos em relação a estes, que usualmente são instalados nos cumes das montanhas ou em grandes planícies. O peso médio de um aerogerador de baixa tensão é de 100 kg.

Este tipo de equipamento poderá ser definido como um aerogerador doméstico, pois a quase totalidade dos equipamentos é instalada em habitações ou micro-indústrias.

3.2 AEROGERADORES DE ALTA TENSÃO

Os aerogeradores de alta tensão são de grande porte e de grande peso e por isso são instalados nos cumes de montanhas ou em grandes planícies.

3.3 COMPOSIÇÃO DE UM AEROGERADOR OU TURBINA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com