TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução A Informatica

Artigo: Introdução A Informatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2015  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

INFORMÁTICA APLICADA À ENGENHARIA I

1. INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO

Até metade da década de 1960, os computadores eram máquinas extremamente caras e de grandes proporções com propósito específico: apenas instituições gigantescas como o governo e as universidades tinham condições de mantê-los. Esses primeiros computadores eram usados basicamente para executar tarefas numéricas complexas. Só na metade da década de 1960 é que os computadores começaram a revolucionar o mundo dos negócios. Na década de 70 foram criados modelos menores e mais acessíveis e desde então os computadores não pararam de encolher e de oferecer mais potência a um custo menor. Hoje, computadores de vários tamanhos e formas são usados para todos os propósitos imagináveis.

1.1 História do computador

1.1.1 Precursores

O primeiro elemento com que o homem contou para fazer seus cálculos foi o conjunto de dedos de suas mãos, daí veio a palavra digital, vindo de dígito, que significa dedo. Com a evolução da humanidade fez-se necessário novas invenções para auxiliar os cálculos:

Ábaco (aprox. 3500 a.C.).

A palavra cálculo tem sua origem no termo latino calculus. Que a milhares de anos servia para denominar pequenas pedras que eram usadas para contar deslizando se por sulcos cavados no chão. Essa espécie de Ábaco foi descoberta em recentes escavações arqueológicas.

A partir desse elemento de cálculo, outros similares apareceram em diversos lugares do mundo, sendo chamados de ábaco. O mais antigo data de aproximadamente 3500 a.C., no Vale entre os rios Tigre e Eufrates. Por volta do ano 2600a.C. apareceu o ábaco chinês que evoluiu rapidamente e foi chamado em sua forma final de Suan-Pan, de modo semelhante apareceu no Japão, o Soroban.

O ábaco constituiu, portanto, o primeiro dispositivo manual de cálculo; servia para representar números no sistema decimal e realizar operações com eles. A Figura 1 apresenta um ábaco, que consiste numa moldura dividida em 2 partes; possui uma vareta vertical para cada dígito, sendo que cada vareta tem em sua parte inferior 5 anéis que em repouso ficam para baixo, e na parte superior 2 anéis que em repouso ficam para cima.

Figura 1 - Ábaco

Cada unidade acrescentada a um dos dígitos do número é representada pelo movimento para cima de um dos anéis da parte inferior da vareta. Quando os 5 estão na parte de cima devem ser movidos para baixo. O mesmo deve ser feito com os mesmo anéis na parte superior da mesma vareta, se os dois anéis da parte superior estão para baixo, devem ser movidos para cima acrescentando-se uma unidade a vareta seguinte, à esquerda dessa vareta. O maior número que pode ser calculado depende do número de varetas.

1.1.2 As máquinas de primeira geração (1930-1958)

Já no século XX, um grande número de projetos foram implementados, baseados na utilização de relés e válvulas eletrônicas para a realização de cálculos automaticamente - eram os computadores de primeira geração.

Uma das grandes vantagens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com