TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a Engenharia

Por:   •  4/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.418 Palavras (6 Páginas)  •  40 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

[pic 2]

[pic 3]

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ATIVIDADE AULA 1

[pic 4][pic 5]

Dourados

2021

[pic 6]

PRESTE ATENÇÃO - VOCÊ DEVE ENVIAR AS ATIVIDADES DAS AULAS 1, 2, 3 E 4 NA ATIVIDADE AULA1. CADA ATIVIDADE VALE 10 PONTOS E AS QUESTÕES TEM PESOS IGUAIS.

É de extrema importância que você:

 - estude as aulas, faça pesquisas, assista aos vídeos antes e durante a resolução dos exercícios;

- leia com bastante atenção os enunciados das questões para que responda de forma adequada ao solicitado, respeitando sempre o número de linhas, quando exigido, de cada questão;

- observe o prazo estipulado para o envio, pois não serão aceitas atividades fora do prazo;

- não use meios fraudulentos para resolver as atividades individuais. Atividades com respostas iguais às do colega serão zeradas.

- envie as respostas junto com as questões.

- fonte Arial tamanho 12.

Atividades das Aulas 1, 2, 3 e 4

  1. Responda as seguintes questões (2,0):
  1. Para você, o que é Engenharia de Produção?

Engenharia de Produção é um meio de se produzir e melhorar processos e produtos de forma cada vez mais eficiente e sustentável, tanto economicamente, quanto socialmente e ecologicamente. Ela permite ainda avaliar, medir e quantificar a qualidade e produtividade de sistemas de produção, não só industriais, mas também de bens e serviços, pessoas e informações. A EP é muito importante, principalmente hoje em dia, uma vez que, ela permite produzir cada vez mais com menos recursos, o que é bom tanto para a economia com matéria-prima e recursos (menos custos), quanto para o meio ambiente.

  1. Dentro do seu ambiente de trabalho,qual setor poderia contratar um Engenheiro de Produção? Caso não esteja trabalhando, dê um exemplo de empresa e o cargo que um Engenheiro de Produção poderia ocupar.

Na agroindústria sucroenergética que trabalho, um engenheiro de produção é imprescindível na função de supervisor geral de processo, uma vez que é atribuição desse profissional avaliar e melhorar todos os processos que levam ao produto final na indústria, como por exemplo, açúcar, álcool e bioenergia.

  1. Na sua opinião, quais competências e habilidades tornam o Engenheiro de Produção um profissional diferenciado no mercado?

Competências: sabe integrar recursos físicos, humanos e financeiros de maneira eficiente e lucrativa; sabe usar conhecimentos teóricos para a melhor tomada de decisões; sabe implementar e melhorar processos e produtos de forma sustentável; sabe entender a variação da demanda, e seleciona as melhores características para atende-las; é capaz de emitir novas normas e técnicas de controle e avaliação; estar bem interado com as inovações tecnológicas e usa-as em favor da empresa; é capaz de integrar processos industriais com o meio ambiente; sabe avaliar a viabilidade de sistemas e integra as informações com os meios adequados.

Habilidades: é ético e profissional; empreendedor; está sempre aprendendo e se reinventando; se comunica bem; possui visão crítica; domina técnicas computacionais; fala língua estrangeira; conhece a legislação; trabalha bem em equipe e resolve problemas; possui responsabilidade social e ambiental.

  1. Cite uma destas competências e uma destas habilidades que gostaria de aprimorar em você e explique o porquê.

Gostaria de melhorar a minha capacidade de integrar recursos físicos, humanos e financeiros de maneira eficiente e lucrativa, porque assim evitaria desperdício de tempo e recursos na empresa que trabalho, além de melhorar o desempenho da minha equipe. Gostaria também de ter mais coragem de empreender, tenho um pouco de receio, às vezes tenho boas idéias mais acabo deixando de lado.

  1. Discorra a respeito das seguintes subáreas da Engenharia de Produção (2,0).
  1. Engenharia de métodos.

A engenharia de métodos estuda um processo de forma geral. Define a melhor forma e o tempo mínimo dele ser realizado, desde que permita sua maior eficiência. Assim esse tipo de engenharia implementa melhorias e adequações caso esta atividade produtiva não esteja eficiente e como o processo é estudado de forma completa, é possível desenvolver procedimentos operacionais padrão para cada atividade, tornando-as padronizadas e portanto com o mesmo nível de qualidade, alem de que a avaliação desse processo é continua e revisada.

  1. Planejamento e controle da produção.

O PCP tem como objetivo: avaliar a previsão de demanda, ou seja, identificar antes de iniciar a produção qual produto o mercado esta necessitando e buscando mais, além das suas quantidades; adequar a capacidade do processo de produção á demanda exigida, uma vez que, um processo ineficiente ou inferior ao desejado não suportará produzir tudo o que se deseja ofertar; fazer a identificação de todos os componentes de um produto, assim  será mais fácil de controlar a qualidade e rapidez de sua fabricação, e também os recursos necessários; quantificar e prontificar as peças, recursos e insumos necessários caso ocorra algum imprevisto, bem como tê-los em estoque; controlar a qualidade do processo e do produto, seja por formulários ou por supervisão de especialista.

  1. Planejamento e controle da manutenção.

O PCM tem por finalidade básica garantir que os equipamentos e máquinas que estão operando em todo o processo produtivo funcionem bem e com máxima eficiência e com o mínimo. É importante ter mapeado todo o macroprocesso sabendo-se assim quais equipamentos tem maiores tendências à fadigas estruturais e desgastes (equipamentos críticos), por exemplo. Deve-se saber todas as peças e materiais necessários a cada equipamento e suas características, o que permite ter um estoque mínimo de peças. Planejar e realizar todas as manutenções preventivas e preditivas, bem como incentivar manutenções autônomas, a fim de evitar as manutenções corretivas que se dá quando a máquina já parou por falhas imprevistas. O controle de todos os serviços executados também permite um bom controle do processo produtivo, que, por exemplo, permite saber se algum deles ficou sem ser realizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (318.9 Kb)   docx (209.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com