TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a Engenharia Cívil

Por:   •  5/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.329 Palavras (10 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 10


FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ
[pic 1]

UNIVERSIDADE DE FORTALEZA – UNIFOR

CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS - CCT        

ENGENHARIA CIVIL

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A ENGENHARIA CIVIL

PROFESSORA: DOMINGOS SAVIO VIANA DE SOUSA

AS ATUAÇÕES DA PROFISSÃO DE UM ENGENHEIRO CIVIL E PANORAMA ATUAL ENTRE UM PARALELO DE COMO SE ENCOONTRA ESSAS ÁREAS NO BRASIL X MUNDO.

GUILHERME MARQUES FREIRE FILHO

Fortaleza

2016

GUILHERME MARQUES FREIRE FILHO

AS ATUAÇÕES DA PROFISSÃO DE UM ENGENHEIRO CIVIL E PANORAMA ATUAL ENTRE UM PARALELO DE COMO SE ENCOONTRA ESSAS ÁREAS NO BRASIL X MUNDO.

 Artigo Científico apresentado como exigência da nota referente à NP1, da disciplina de introdução a engenharia civil da Universidade de Fortaleza – Unifor na cidade de fortaleza – ce. Professor:  Domingos Savio Viana de Sousa

Fortaleza

2016

AS ATUAÇÕES DA PROFISSÃO DE UM ENGENHEIRO CIVIL E PANORAMA ATUAL ENTRE UM PARALELO DE COMO SE ENCOONTRA ESSAS ÁREAS NO BRASIL X MUNDO.

Guilherme marques freire filho

  1. Resumo: 

Pesquisando em livros, trabalhos e na Internet podem ser encontradas diversas opções de áreas de atuações para Engenheiros. Este leque de oportunidades encontradas não só no Brasil, mas também no exterior, vem abrindo a mente daqueles que idealizam o Curso de Engenharia Civil apenas como formador de profissionais da construção civil – os conhecidos peões de obra – ou meros calculistas fanáticos por fórmulas matemáticas.

Neste trabalho serão feitas breves descrições das áreas mais conhecidas da engenharia civil. Serão detalhadas como atualmente estão sendo desenvolvidas no nosso país e no mundo.

Palavra-chave: engenheiro civil, áreas, profissões

  1. Introdução

Já existem várias finalidades das construções feitas pelo homem. Historicamente a primeira preocupação foi uma residência, uma habitação, hoje edifícios residenciais e as derivações como escolas, hospitais, ginásios esportivos e estádios está ligada a área de construção civil, depois o homem começou a se preocupar com sua locomoção, transportes, estradas, rodovias, ferrovias, hidrovias, pontes, tuneis e viadutos, essa seriam a segunda grande motivação de construção ligadas a geotécnica e transporte, a terceira pensando em um conforto, sempre indo historicamente para frente, o homem queria trazer agua potável, aquedutos, reservatórios e silos para armazenar de alimentos essa estaria se referindo a área de recursos hídricos e por último em busca de uma melhor qualidade de vida, que estaria ligada a saúde na área da engenharia de saneamento, como o próprio saneamento básico, tratamento de agua e de resíduos. O objetivo desse trabalho é falar sobre as atuações da profissão de um engenheiro civil estabelecendo um paralelo entre o Brasil e o mundo atual, das profissões.

  1. Desenvolvimento

Ramos da engenharia civil

Construção civil

É o ramo mais conhecido pelos engenheiros civis, porém não é o único, este ramo lida com a execução e gerenciamento de obras, levando em conta custos, eficiência e segurança. Dentre as atividades desenvolvidas, destacam-se a criação de fundações, concretagem, acabamento, construção de pontes e túneis, dentre muitos outros exemplos. O profissional especializado nesta área deve possuir domínio sobre as técnicas e equipamentos modernos disponíveis. Dentre as funções de gerenciamento busca-se a economia e a utilização racional dos recursos disponíveis com o objetivo principal de aumentar a eficiência. O profissional é responsável ainda pela utilização dos materiais de qualidade que visem a segurança e a durabilidade da obra a longo prazo, além de organizar toda a logística necessária para o transporte e a utilização dos materiais, funcionários e equipamentos. Este segmento lida ainda com os aspectos legais de uma obra, como a criação e revisão de contratos e concordância com a legislação vigente.

No Brasil, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) que é responsável por fiscalizar o exercício da profissão e a responsabilidade civil. Toda obra de construção civil deve ser previamente aprovada pelos órgãos municipais competentes, e sua execução acompanhada por engenheiros ou arquitetos registrados no CREA.

A construção civil é um dos principais pilares da economia de um país, pois ela além de gerar emprego em uma determinada obra, temos como exemplos os pedreiros, serventes, pintores, carpinteiros, ferreiros, topógrafos, auxiliares e etc, ela move toda a estrutura econômica da localidade do empreendimento, quando uma família que compra um imóvel, ela não gira o capital de uma construtora, ela gira toda a economia do local e de outros seguimentos, tendo que comprar toda as mobílias do imóvel, comprar alimentação para novo local, assumir as despesas da moradia nova, tentar colocar segurança e isso tudo vem a partir da construção civil.

Porém o mercado brasileiro de construção civil vive uma crise sem precedentes, com cerca de 600 000 demissões no ano de 2015. Recuo de 5,6% nas vendas em 2014. Queda de 98% do lucro para as empresas abertas no primeiro trimestre. Perda de 12 bilhões de reais de valor de mercado na bolsa nos últimos 12 meses. Executivos das maiores empreiteiras do Brasil presos. Duas gigantes do setor, a OAS e a Galvão Engenharia, em processo de recuperação judicial. É certo que a crise não tende a melhorar rápido.

A crise chegou a afetar muitos países, mas ao contrário do Brasil, o ramo da construção civil do mundo tende a crescimentos, em alguns lugares como o Oriente Médio, África do Sul e Ásia chegaram a crescer 5% o ramo da construção civil, isso depende da forte influência do governo para reverter a crise.

Por conta das altas tecnologias desenvolvidas, mão de obra qualificada e capacitada para atuação e fiscalizações rigorosas existe uma diferença gritante entre a construção civil no mundo para a construção no Brasil. Nosso país ainda está muito atrasado, temos ausência de mão de obra na área, temos ainda muito campo e locais para expandir, já o mundo se preocupa mais em desenvolver novos métodos de moradia, pois espaço se encontra escasso, temos como exemplo o Japão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (197.2 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com