TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a engenharia

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 3

Questionário

 O presente questionário visa conhecer melhor a área de atuação do entrevistado, suas   rotinas de trabalho e seu ponto de vista acerca do mercado de trabalho na área em que atua.     

     Dados do aluno:

Nome completo: Nadya Byanca Carvalho Cruz

R.A: 1104970

Polo: Parauapebas

Etapa: 1ª etapa

Turma: E21

    Dados do entrevistado:

Nome completo: Yuri Nunes

Formação: Engenheiro Eletricista

Área de atuação: Engenheiro de Proteções de Sistemas Elétricos

Empresa: Vale

    Data de aplicação do questionário: 13/4/2015

1- Atualmente, você atua na sua área de formação?

R= Sim, atualmente atuo na área de proteção de sistemas elétricos e também em manutenção de sistemas elétricos.

2- Após o término da faculdade você buscou aprimorar seus conhecimentos através de especializações, mestrados e doutorados?

R= Sim, atualmente faço pós-graduação em gerenciamento de projetos, e fiz cursos básicos de proteção de sistemas elétricos.

3- Os conhecimentos e cálculos aprendidos na faculdade são de fato utilizados e de grande importância no campo de atuação?

R= 80% dos cálculos não são utilizados no dia a dia, mas os outros 20% são essenciais, principalmente e a profissional trabalha na área técnica.

4- Na sua opinião, em sua área de atuação, existe algum curso que se torna imprescindível para estar na lista dos profissionais mais requisitados do mercado?

R= Acredito que não. A área é ampla e o curso de engenharia dá uma base muito boa tecnicamente, não tem um curso que seja imprescindível.

5- Existe de fato a necessidade de se falar outros idiomas?

R= Se a pessoa quer crescer profissionalmente sim. Tem como o profissional atuar sem saber falar outros idiomas, porém, falar algum outro idioma, o inglês por exemplo, é essencial. Até porque boa parte dos equipamentos possuem manual em inglês.

6- O profissional da engenharia é valorizado?

R= Sim, teoricamente o profissional recém-formado já ganha um bom salário. O peso salarial do engenheiro é bom, mas chega um certo ponto da carreira em que fica mais difícil o crescimento profissional.

7- Existem muitas oportunidades de emprego com bons salários e bons desafios profissionais?

R= Existem sim, o mercado atual que está retraído devido a crise que estamos passando, mas existem grandes possibilidades de se trabalhar em boas áreas. Em relação ao salário, como já foi dito, chega um certo ponto em que o crescimento profissional fica difícil, porque a carreira tende a ser mais de gestão para se conseguir bons salários, uma carreira técnica não dá um aumento de salário tão grande.

8- Como você enxerga na conjectura atual o mercado de trabalho nas áreas da engenharia?

R= Atualmente para as áreas de engenharia o mercado de trabalho está ruim. Tenho vários amigos que fizeram faculdade comigo que estão desempregados.

9- Em seus projetos têm havido preocupações com a sustentabilidade ambiental? Se sim, na sua opinião, quais as preocupações mais importantes?

R= Nossa maior preocupação é evitar a poluição do meio ambiente, então tomamos certos cuidados com descarte de equipamentos, de óleos e os demais derivados da nossa atividade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (115.1 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com