TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a engenharia

Por:   •  22/12/2015  •  Resenha  •  1.572 Palavras (7 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 7

Capítulo 4- O Engenheiro

ENGENHARIA E SOCIEDADE

Se pararmos para analisar o nosso cotidiano, reparamos que muitas evoluções e tecnologias tem feito a vida da sociedade muito mais simples, o que nos torna muito mais dependentes desses produtos que a natureza não nos oferece. Esses produtos tem a capacidade muitas vezes de economizar nosso tempo, nos proteger, fazer com que o trabalho seja menos árduo, com uma vida mais digna. Mas algumas criações ainda trazem certos prejuízos tanto para nosso bem estar, quanto para o planeta.

Devemos sempre estar atento sobre as questões sociais decorrentes de nossas ações, pois o engenheiro é sobrecarregado de tudo, inclusive das mais graves questões, como podemos citar a desigualdade social. Algumas resoluções de problemas são o raciocínio analítico e sintético, tanto para problemas técnicos quanto questões sociais. O fato do engenheiro pensar em prol da sociedade, o torna um engenheiro cidadão, sendo assim deve ter uma visão ampla de tudo e um conhecimento geral. Esse é um dos motivos pelo qual um engenheiro pode se destacar em diversas áreas, sem ser a sua de formação, tais como administração, vendas e análise de sistemas.

ENGENHEIRO E SOCIEDADE

Aspectos devem ser lembrados durante a formação devido o engenheiro ser responsável por grande parte das inovações tecnológicas, devendo estar atentos à busca de uma formação de qualidade sendo necessárias pesquisas em outras áreas, além da participação em curso e palestras de outras áreas para maior capacitação dos profissionais, devemos também inovar a busca por novas tecnologias de matérias, pois sem esta ousadia a engenharia estaria estagnada no tempo, contribuindo para o desenvolvimento da profissão.

ENGENHEIRO NO MERCADO DE TRABALHO

Os engenheiros podem ser autônomos, empregados ou empresários, comumente o engenheiro recém-formado entra no mercado de trabalho sendo um empregado, devido a pouca experiência no campo de trabalho, com o passar do tempo e com mais experiência pode passar a ser um autônomo definindo seu próprio horário de trabalho tendo maior liberdade de criação, pois será seu próprio empregador, ainda podendo crescer tornando-se um empresário gerindo uma empresa, delegando funções técnicas aos seus colaboradores, ficando a cargo de cuidar da administração e desenvolvimento de novas técnicas, para isso deve obter uma grande experiência profissional e conhecimento técnico sempre buscando cursos de atualização para não acabar estagnado no mercado.

QUALIDADES DESEJÁVEIS DE UM PROFISSIONAL

Uma das principais obrigações do engenheiro durante o processo de formação e um bom desenvolvimento do curso, para que futuramente possa desenvolver o pensamento analítico e o senso crítico para lidar com as questões contemporâneas, mas a competência do profissional não se baseia somente no conhecimento técnico do profissional devendo estar atento as outras áreas de conhecimento humano para desenvolver um bom relacionamento interpessoal, devem sempre buscar conhecimentos sobre economia e novas tecnologias que sejam viáveis.

POR QUE VÁRIAS ENGENHARIAS?

A quantidade de engenharias se da por conta que cada profissional realiza uma atividade diferente, uns ligados a parte de alimentos, outras a parte de construção civil, outras a veículo automotor, mas todas com as mesmas questões sociais, ecológicas, econômicas. Essa divisão é dada, pois é quase impossível uma pessoa ter um conhecimento tão amplo a ponto de conseguir estudar todas as áreas e trabalhar com tamanha desenvoltura e competência em todas elas.

PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Para o processo de formação é preciso cursos bem estruturados, que passe conhecimento de uma forma consistente de tal curso escolhido. Disciplinas teóricas, estágios no mercado de trabalho e aulas práticas são necessárias também.

Com isso o engenheiro deve ser capaz de solucionar e abordar problemas de uma forma ampla. Podemos dar o exemplo da implantação de uma rodovia, temos que ter consciência da alteração brusca no ecossistema local. Toda essa preocupação deve acompanhar um profissional competente.

Como sabemos, exatas é a base fundamental dentro da engenharia. Um engenheiro deve estudar a fundo química, física e matemática. Quando de acordo a sua área surgirá assuntos específicos e complementar para que cada engenheiro desempenhe sua função corretamente.

AS BASES DE UM CURSO DE ENGENHARIA

A grade curricular, muda de acordo com cada faculdade. As instituições tem o papel de estimular a criatividade e permitir o crescimento intelectual, pois temos que sempre estar preparados para qualquer tipo de questão.

As disciplina de formação básicas geralmente são dadas no início do curso, pois são elas quem vão dar fundamentação para iniciar os estudos técnicos.

Algumas disciplinas básicas são: Matemática, desenho, resistência dos materiais, química, fenômenos de transporte, eletricidade, processamento de dados, física, mecânica e uma série de outros assunto e procedimentos didáticos que devem ser planejados para que haja uma boa formação.

PESQUISA TENOLÓGICA

A sociedade atual é totalmente dependente da ciência e da tecnologia, praticamente tudo o que se faz hoje tem relação direta ou indireta com elas. Entretanto, poucos compreendem o que elas são ou que representam. Isso, pois não temos o costume de encará-las como algo que faz parte da nossa cultura e também porque a ciência e a tecnologia em si mesmo são mais complexas do que acontecimentos ou explicações do dia-a-dia. 
A ciência é muito mais do que apenas conjuntos de informações ou teorias, são processos dinâmicos que implicam a interação da comunidade científica com a sociedade e que dependem de motivações culturais para o seu desenvolvimento. E a pesquisa tecnológica objetiva a criação de novos conhecimentos, novas técnicas e até novas realidades, baseada em procedimentos realizados a partir do estudo de um evento ou uma ideia. Este dois empreendimentos estão intimamente ligados e evoluem em paralelo, um depende do outro para seu desenvolvimento; a ciência, através dos conhecimentos permite a evolução da tecnologia, assim como a tecnologia permite à ciência dar corpo as mais audaciosas idéias. Elas se preocupam em solucionar problemas advindos de necessidades criadas ou naturais, utilizando para isso procedimentos semelhantes de trabalho. Os estudantes de engenharia podem contribuir de forma significativa para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, utilizando a formação básica consistente, compreendendo de forma crítica o papel científico e tecnológico para a sociedade; procurando criar condições que colaborem para a nossa própria evolução. 
Uma ferramenta importante para a investigação científico-tecnológica, pois contribui para conduzir o trabalho de forma sistemática e criteriosa é o método de pesquisa empregado, ele nos ajuda a ordenar os elementos de um processo, proporcionando orientação num projeto, resultando em economia de tempo e em maior racionalidade operativa. Para cada pesquisa desenvolvida deve ser identificado um método científico apropriado, de acordo com o tema e os objetivos pretendidos. No método utilizado podem ser empregados alguns processos que auxiliarão no resultado final da pesquisa, procedimentos como: fazer pesquisas bibliográficas em outros trabalhos; realizar observações e experimentos em laboratório; fazer induções e deduções de raciocínio ou argumentação; formular hipóteses e teorias para resolver problemas, entre outros.
O bom desenvolvimento de uma pesquisa depende muito de um método de trabalho eficiente e da colaboração entre grupos de pesquisadores. A organização começa pela escolha do tema, que surge de um processo de seleção e estudo, em seguida, a compreensão do tema onde analisamos com propriedade e fluidez; depois transformamos o assunto em um problema e partimos em busca de uma solução para ele. Depois de cumpridas, essas etapas, finalmente partimos para a elaboração de um plano de pesquisa com todas as informações coletadas. Para tanto ele não deve ser rígido, pois deverá admitir alterações que serão feitas de acordo com o andamento dos resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (84.7 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com