TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução lab. mecânica

Por:   •  12/9/2016  •  Ensaio  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório de mecânicos

Resumo

Neste experimento objetiva-se medir a gramatura o papel que foi fornecido (g/m²),

estimar a massa de uma resma deste papel com 500 folhas e por fim calcular  a densidade volumétrica deste papel, para isso são medidas as dimensões do papel (comprimento, espessura e largura), e a partir de então é feito os cálculos necessários para obtenção das grandezas propostas, juntamente com as devidas propagações de incertezas.

Modelo

A gramatura pode ser definida como o peso do papel, expresso em gramas, referente a uma folha de um metro quadrado, e que serve como termo de comparação entre os tipos de papel.

Sendo assim podemos definir a gramatura matematicamente pela seguinte equação:[pic 1]

[pic 2]

Onde σ é a gramatura, m a massa e A a área.

Já a densidade volumétrica é definida pelo grau de concentração de uma determinada massa em um determinado volume. A densidade volumétrica é representada pela letra grega ρ (ro) e tem sua definição matemática escrita dessa forma:[pic 3]

[pic 4]

Onde m é a massa e v o volume.

A partir dessas equações e das relações delas será possível obter todas as informações necessárias para obtermos os resultados.

Materiais

- régua (+/- 0.5mm)

- micrometro vonder (+/- 0.005mm)

-balança semi-analitica (+/- 0.01mm)

- folha de papel (panfleto)

Métodos

A principio foi dado uma folha de papel (panfleto), o qual é utilizado para tirar as medidas.Na sequencia esse papel é levado a uma balança semi-analitica, afim de obter seu peso, em seguida com o auxilio de uma régua milimetrada foi medido a largura e comprimento, enquanto a espessura é medida com um micrometro, para se ter uma medida mais precisa visto que a espessura nesse caso é uma quantidade muito pequena.

Resultado

 Com os resultados das medidas e dos cálculos, foi possível medir a gramatura, estimar a massa de uma resma deste papel com 500 folhas e calcular a densidade volumétrica do papel e assim estabelecer um comparativo com as mesmas informações de uma folha de papel sulfite comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (113 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com