TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Engenharia

Por:   •  21/2/2016  •  Relatório de pesquisa  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 2

 Trabalho 01 - Introdução à Engenharia

  1. Transcreva com suas palavras as principais diferenças entre a engenharia do passado e a engenharia moderna? Não esqueça de citar como ocorreu o início e o desenvolvimento de todo o processo até chegar nos dias atuais. (2,5 pontos)

 

O engenheiro do passado tinha como principal função fazer as máquinas trabalharem, e trabalharem melhor, além de ser um profissional ligado apenas às pranchetas, cálculos elementares e relatórios de projeto, ou seja, pode-se dizer que a engenharia tinha um fim em si mesma, não sendo relacionada a uma visão sistêmica dos processos produtivos e gerenciais, que atualmente é sua principal área de trabalho. Cada vez mais o engenheiro é o profissional responsável pela implantação não apenas de projetos específicos, mas de uma postura mais ampla da empresa diante de seus stakeholders. A grande importância deste novo posicionamento da engenharia é a importância cada vez mais intensa de estudos relacionados ao tripé da sustentabilidade, com implicações acadêmicas e gerenciais.

 

  1. “No século XX, os desenvolvimentos do gerenciamento e evoluções metodológicas, além das tecnológicas, podem ser classificados em seis grandes fases”. Utilizando suas palavras, explique o impacto que cada fase ocorrida entre o ano de 1922 e 2000 gerou em nossa sociedade. (2,5 pontos)

Na minha opinião, esta questão está intimamente ligada à questão 1, pois essas seis grandes fases demonstram a evolução do papel do engenheiro ao longo do tempo. Todas as fases convergem para o profissional que entrega além de projetos, é um possibilitador de idéias inovadoras, que podem trazer ganhos para as corporações e para a sociedade em geral, por meio de uma visão mais humana e sistêmica. Para Oliveira et al. (2010), “a engenharia deve evoluir para um ponto onde um olhar mais abrangente às questões de toda a sociedade guie as ações dos profissionais atuantes na área”.

Fonte:

DE OLIVEIRA, Bernardo Cassimiro Fonseca et al. O papel do engenheiro no gerenciamento do desenvolvimento tecnológico e social. Florianópolis, SC, 2010

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (81.4 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com