TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Engenharia

Por:   •  3/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 3

  1. Transcreva com suas palavras as principais diferenças entre a engenharia do passado e a engenharia moderna? Não esqueça de citar como ocorreu o início e o desenvolvimento de todo o processo até chegar nos dias atuais. (2,5 pontos)

A engenharia do passado utilizava de métodos e conceitos centrados de certa forma no homem, criando e sofisticando métodos com forte exploração dos recursos naturais pela introdução da agricultura, da domesticação de animais, da modelagem da cerâmica, e da fabricação de vinho e da cerveja. No geral era restrito aos militares que detinham os estudos e os avanços que por sua vez também eram operacionalizados como meios de defesa contra os inimigos, tais como: construções de armas, pontes, pirâmides, arquedutos e fortalezas.

A era moderna da engenharia tornou-se mais generalizada, com a rápida expansão dos conhecimentos científicos e sua aplicação aos problemas práticos, surge o engenheiro, que é o resultado de todo um processo ocorrido durante milênios baseado na ciência, porém não fugindo dos conceitos aplicados no passado. A partir da criação da máquina à vapor (1769) houve um grande desenvolvimento no setor energético, têxtil, transportes e ferrovias. O início da fase da revolução industrial trouxe novos parâmetros à engenharia moderna, como o desenvolvimento e fabricação de produtos químicos à muitas fábricas de processos, dando início à função de engenheiro químico, o crescimento da engenharia mecânica com o desenvolvimento de máquinas e ferramentas modernas, a engenharia aeronáutica com o desenvolvimento de veículos espaciais e aeronaves.

 

2) “No século XX, os desenvolvimentos do gerenciamento e evoluções metodológicas, além das tecnológicas, podem ser classificados em seis grandes fases”. Utilizando suas palavras, explique o impacto que cada fase ocorrida entre o ano de 1922 e 2000 gerou em nossa sociedade. (2,5 pontos)

1922-1932 – Gerenciamento Científico

Era da produção em massa e infraestruturas, tais como: centrais elétricas, refinarias de petróleo, agricultura em larga escala, produtoras cinematográficas, linhas telefônicas, indústria automobilística, estradas e aviação militar.

Neste início temos a aceleração industrial e tecnológica, o setor energético e a extração do petróleo em terra especialmente nos EUA, produção de cinema iniciado no berço de Hollywood, estradas de pavimentação e ferrovias, indústria de automóveis e aviação principalmente para fins militares ocasionados pelo período da 1ª guerra mundial.

1932-1947 – Regulamentação Governamental

Desenvolvimento de rádio e televisão, componentes eletrônicos sólidos, satélites artificiais, computadores, aviação comercial, tecnologia nuclear, veículos militares.

1947-1960 – Marketing e Diversificação

Criação de sistema de rádio e televisão, satélites de comunicação, exploração do espaço, viagem do homem à lua.

O início da exploração do homem ao espaço e chegada à lua, impulsionado por países como EUA e Rússia, nessa época a sociedade pode acompanhar essas conquistas pelo rádio e pela televisão.

1961-1971 – Estratégias e Mudanças Sociais

1972-1987 – Competitividade e Reestruturação

1987-2000 – Globalização e Conhecimento

Caracterizada pela era digital, uso da informática, sistemas computadorizados, criação da internet, empresas virtuais, aparelhos celulares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (81 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com