TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Engenharia

Por:   •  3/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE ead

TECNOLOGIA EM GestÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL – módulo

mecatronica

carlos rener dantas martins 236512011

portfólio 1

Introdução à Engenharia

...............................................................................................................................

Guarulhos

2013

carlos rener dantas martins

portfólio 1

Introdução à Engenharia

Trabalho apresentado ao Curso  Tecnologia em Gestão da Produção Industrial da Faculdade ENIAC para a disciplina  de cálculo Introdução à Engenharia.

Prof.  

Guarulhos

2013

Atividade proposta

Escolha somente 03(três) tópicos abaixo e apresente uma descrição sucinta e original (utilize os conceitos apresentados nos livros e material da web, mas não os transcrevam na íntegra):

1. Conceitos básicos de mecatrônica.

2. Sistemas mecânicos com realimentação elétrica.

3. Norma internacional IEC 61131-3.

4. Pontes extensométricas (strain gauges).

5. Modelagem de sistemas de acionamento.

6. Níveis de automação.

7. Sistemas mecânicos ativos.

8. A automação no Brasil.

9. Sensores utilizados como transdutores.

10. Sistema de controle em malha fechada.

11. Ferramentas para modelagem de sistemas mecatrônicos.

12. Sensores de orientação e posicionamento

CONCLUSÃO / PARECE

Conclua sobre o assunto abordado e apresente sua opinião sobre o conceito de DOMÓTICA – AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL.

Os Três tópicos escolhidos:

  1. Conceitos básicos de mecatrônica.

É uma combinação da eletronica, mecanica e automação. Junto são responsavel pelo o grande avanço técnologico, que creçe cada vez mais em todo o planeta, facilitanto criar novos projetos e produtos  no  para mercado de trabalho. Com esse grande avanço das maquinas que domina todo o planeta, é de fundamental importância para o crecimento das empresas. Mais também tem seu ponto negativo, a substituição da mão-de-obra humana pela a robótica, que é muito mais rapida e éficiente na produtividade de qualquer produto, que é controlado atravez de computadores de alta precisão.

              Hoje esta muito preoculpante a taxa de desemprego em todo o  mundo, por causa da substituição da mão-de-obra humana pela as maquinas. Que esta amentando acada extante, deixando muitas familias passando por necessidade. Hoje para conseguir um emprego hoje é necessario saber um pouco de informatica, isso é o basico, porque tudo é controlado pelo o computador, sem ele seria muito dificio de execultar qualquer trabalho que requer uma precisão. Como por exemplos; controlar uma empresa, ou seja, qualque organização.  

6. Níveis de automação.

  1. Nivel, Componente (Circuito integrado, sensores, atuadorese mecanismo);
  • Circuito integrado; é um componente eletrônico que internamento tem centenas do componentes para simplificar e tornar miniaturizado um aparelho.
  • Sensores;  é um dispositivo que responde a um estímulo físico/químico de maneira específica e mensurável analógicamente.
  • Atuadores; é um elemento que produz movimento eletrico ou mecanoco.
  • Mecanismos; é um conjunto de elementos rígidos, móveis uns relativamente a outros, que tem a função de é  de  transmissão e de  transformação de movimentos e forças.

  1. Nivel máquina ( máquinas de usinagem, medição, inspeção, movimentação, embalagem);
  • Máquinas de usinagem;  é utilizada na fabricação de peças de diversos materiais (metálicas, plásticas, de madeira etc), que tem a principal função de modelar.
  • Medição;  é podemos comparar uma quantidade com um padrão pré-definido.
  • Inspeção; é verifica se deu certo, ou seja, conforme o padrão desejado.
  • Movimentação; é quanto tiramos qualquer objeto de um lugar para o outro.  
  • Embalagem; é onde podemos guardar qualquer objeto, para melhor movimentação de um lugar para o outro.
  1. Sistema ( sistema flexiveis de manifatura, sistema de automação de fábrica e sistema integrados de manifatura);
  • Sistema flexiveis de manifatura; é um sistema de manifatura que possui certa flexibilidade para reagir a mudanças esperadas ou inesperadas no processo de fabricação. Que tem a função de administrar os recursos da manufatura como tempo e esforço para a manufatura de novos produtos.
  • Sistema de automação de fábrica; é um sistema que ajuda na eficiéncia da produtivida nas empresa atraves de sua tecnologia.
  • Sistema integrados de manifatura; é  um sistema que controlar tudo que entra e sai da empresa.

        Juntando os três nivel pecebemos, que jutos são de grande o importancia para qualque organização se manter no mercado de trabalho. Pecebemos também que um depende do outra para que possa formar uma cadeia entre eles.

 

8. A automação no Brasil.

 A mordenizaçao da industria brasileira teve inicio no século 20 por necessida de novos produtos qualificados e competição no mercado. Um dos grandes problema, era a lei brasileira que impedia a entrada de novas tecnologia no brasil, não investia para o desenvolvimento de nova tecnologia no país. Nos anos 90 as industrias brasileira estava perdendo competividade no mercado, começou investir em novos equipamento avanços, para melhorar a produtividade e qualificação dos produtos, assim   conseguindo sobreviver no mercador mundial, fazendo com que os seus cliente fique mais avontade na escolha de seus produltos. Hoje é muito importante para qualquer industria trabalhar com uma boa tecnologia no seu processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (140.7 Kb)   docx (319.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com