TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Engenharia

Por:   •  6/6/2019  •  Resenha  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução à Engenharia –Antônio Bazzo                capítulo 5

O capítulo se inicia com a mesma premissa do anterior; a cada dia que se passa, a ciência e a tecnologia evoluem, e em função destas evoluções, a dependência humana delas também aumenta. Mas este capítulo segue um caminho diferente e se aprofunda em outro ponto: não no engenheiro e a engenharia, mas na ciência e a pesquisa tecnológica, em si.

Estas duas estão relacionadas entre si de forma que o desenvolvimento de uma, influencia no da outra. Entretanto seria errado dizer que ambas são a mesma coisa.

Enquanto as Ciências se definem por buscas por explicações para fenômenos naturais, caracterizada por toda uma relação entre a comunidade científica e a sociedade, pesquisas são técnicas modernas que se baseiam na ciência, e a partir de trabalhos intelectuais e práticos e investigações racionais, buscam criar conhecimentos além dos existentes.

Aqui, mais uma vez o estudantes de engenharia são alertados sobre sua importância na contribuição do desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Para isto, é imprescindível que eles tenham uma boa formação e possua uma visão realística da humanidade, para que possam analisá-la, saber suas reais necessidades, e trabalhar em para este desenvolvimento, através do conhecimento sensível e intelectual.

  • O conhecimento sensível, é obtido com experiências pessoais com determinadas coisas através dos sentidos (visão, audição, tato...);
  • Já o conhecimento intelectual é obtido através do intelecto (pensamento, intuição).

A partir daí, o futuro engenheiro será capaz de contribuir para o futuro da ciência e tecnologia, com novas pesquisas que se dão através das seguintes etapas:

A primeira etapa de um método científico de pesquisa é a análise da sociedade, dos eventos, das coisas, em geral, para perceber um problema.

Tendo em vista o problema, segue-se para segunda etapa, a hipótese, onde deve-se formar possíveis soluções.

Então, chega o momento de pôr em prática, testando as possíveis soluções na experimentação. É aí que se espera chegar à uma conclusão, seja ela por:

  • Dedução, quando se chega a um fatos particulares a partir de um fato já conhecido;
  • Indução, que segue o mesmo caminho da dedução, mas pela direção inversa;
  • Ou análise e síntese, mais comum em problemas mais complexos, onde se analisa em partes o dado problema.

Chegando à conclusão, elabora-se teorias, que explicam os acontecimentos estudados.

Entretanto, além de exigir as mesmas condições psicológicas e ambientais indicadas ao método de estudos, falado nos capítulos anteriores, para que seja bem sucedido, outra semelhança entre o método de pesquisa científica com o ‘estudar’, é que neste também, o pesquisador não está preso à este método, sendo livre para escolher o melhor para seguir com suas pesquisas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (57.8 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com