TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Engenharia e Produção

Por:   •  24/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 4

Avaliação à Distância – AD2

Período – 2017/1º

Disciplina: Introdução à Engenharia e Produção

Coordenador da Disciplina: Eliane da Silva Christo

ALUNO: Marcela GonçalveS.

Título do Artigo: SISTEMÁTICA PARA ANÁLISE DE RISCO DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO EM ESTAÇÕES ELEVATÓRIAS DE ÁGUA

Autor(es): Giseli Lopes Correia Cavalcanti, Eliane Maria Gorga Lago, Béda Barkokébas Junior.

Área de conhecimento da Engenharia de Produção: Segurança do Trabalho.

SISTEMÁTICA PARA ANÁLISE DE RISCO DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO EM ESTAÇÕES ELEVATÓRIAS DE ÁGUA

Consistindo em um sistema que visa afastar, coletar, transportar, tratar e dispor sanitariamente o esgoto gerado pelas casas, pelo comércio e pelas indústrias. Saneamento básico é o conjunto formado pelos sistemas de abastecimento de água.

Os operadores das estações de tratamento de água estão expostos a agentes ambientais, que podem causar acidentes ou doenças. Podem ser causados por indiferença, falta de atenção, negligência, falta de cuidado, supervisão defeituosa entre outros.

É de grande importância um estudo que possa quantificar e qualificar os risco de acidentes que possa ser ocasionado aos trabalhadores do saneamento básico, como abastecimento de água.

O estudo tem por objetivo propor sistemáticas de análises de riscos do ambiente das estações elevatórias de água, utilizando a ferramenta para classificação de risco, para identificar, avaliar e recomendar.

Estação Elevatória de Água compreende o conjunto de edifícios, máquinas, equipamentos e aparelhos necessáios para realizar a elevação da água de um ponto para o outro.

As sistemáticas que visam avaliar os riscos de saúde e segurança do trabalho devem apresentar diagnóstico do posto de trabalho analisado e buscar o estabelecimento de sistemas, baseados em parâmetros estatísticos, possam auxiliar na proposição de medidas de prevenção e proteção projetadas para salvaguardar a segurança e saúde dos trabalhadores.

Os operadores destes ambientes que estão expostos a alto níveis de pressão sonora podem, ao longo dos anos, sofrer perda auditiva irreversível, devido a exposição a níveis elevados de ruído durante as atividades laborais.

A análise Preliminar de Riscos (APR) é uma ferramenta de avaliação de risco muito utilizada em estudos críticos a cerca da segurança de determinado sistema, determinando os cenários de possíveis acidentes, utilizando a probabilidade de ocorrência e gravidade das conseqüências, com a finalidade de propor soluções preventivas ou protetivas e reduzir o nível de risco.

As ferramentas para a realização das análises de riscos foram desenvolvidas para facilitar a tomada de decisões, utilizando-se como base para um levantamento da gravidade e da severidade dos riscos existentes em determinado ambiente ou atividade, para que se evitasse impactos negativos que os riscos operacionais podem gerar sobre as pessoas, meio ambiente e instalações.

Na avaliação de riscos, primeiramente, foram identificados os agentes existentes nas instalações das Estações de Elevatórias de Água.

Os agentes identificados nas unidades existentes foram Acidentes, Ergonômicos e Físicos. Acidentes, foram quedas, picada de animais peçonhentos que a causa pode ser vegetação e entulho ao redor da unidade e ocasionar asfixia, náusea e morte. O tratamento é realizar limpeza no terreno, dedetização periódica. Prensamento que a causa pode ser partes móveis desprotegidas e ocasionar lesões, fraturas e perda de membros. O tratamento é instalação de carcaças de proteção nos eixos de conexões entre a bomba e o rotor. Acidentes de trânsito que a causa pode ser utilização do veículo para realizar serviços em outras unidades. O tratamento é ter atenção ao utilizar o veículo para se deslocar nas operações como volante e utilizar sempre o sinto de segurança. Ergonômicos, foram posturas inadequadas. Físico, ruído.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (117.3 Kb)   docx (76.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com