TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução às Redes de Comunicação e O Modelo de Referência OSI.

Por:   •  23/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  15.022 Palavras (61 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 61

ETAPA 1

Aula tema: Introdução às Redes de Comunicação e O Modelo de Referência OSI.

Esta atividade é importante para que você conheça o histórico, equipamentos e arquitetura das redes de comunicação, bem como o Modelo OSI e suas camadas.

Para realiza-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSO 1- Pesquisar sobre o histórico, utilizações, arquitetura, hierarquias e protocolos das redes de comunicações.

2- Fazer um resumo.

Histórico da Computação

O conflito da 2ª. Guerra Mundial acabou acelerando os progressos na computação e, conseqüentemente, das redes de computadores. No entanto os experimentos com máquinas para cálculos matemáticos começaram séculos atrás com o Ábaco (3.500 AC), maquina de calcular de Pascal (1642), máquina de calcular de Babbage (1833), a máquina do censo de Hollerith

(1890), que em 1924 cria a IBM, o computador Zuse (1938), entre outras máquinas. Baseados nos livros de Jason Patterson em The History Of Computers During My Lifetime e de Raúl Rojas e Ulf Hashagen, 2000, em The First Computers—History and Architectures, nós podemos citar o seguinte retrospecto da história da computação de 1940 para os nossos dias:

Nos anos de 1940: O Colossus (1943), o ENIAC (1945), o Baby (1948) e o EDSAC (1949), todos experimentos computacionais de grande porte.

Nos anos de 1950: O IBM 701 (1952), primeiro computador totalmente digital.

Nos anos de 1970: Do primeiro microprocessador de propósito geral do mundo para o Apple II, Commodore PET e TRS-80. O UNIX, a programação de linguagem C, o VAX e o Cray 1 at the high end.

Incluo aqui o surgimento do modelo de referência de protocolos TCP/IP, utilizado para interconexão de computadores.

Nos anos de 1980: O Commodore 64, o IBM PC, o Apple Macintosh e o Commodore Amiga. A interface Gráfica de usuário e o nascimento da multimídia. O Intel 80386. A linguagem C++ . A arquitetura RISC. A SPARC station 1, o Silicon Graphics IRIS e o NeXT. Incluo aqui o surgimento do modelo de referência de protocolos OSI, utilizado para interconexão de computadores, da rede WAN X.25 e das redes locais de computadores (LAN).

Nos anos de 1990: O Microsoft Windows 3. A realidade virtual. O Alpha, o PowerPC e o Pentium. O PowerMacintosh. A Internet e o World Wide Web. O OS/2 Warp. O Windows '95.

Durante a Guerra fria (período após a 2ª. Guerra Mundial) o exército americano sentiu a necessidade de interligar os computadores de suas principais bases militares. Até então os computadores de grande portes, chamados de mainframe, operavam de forma isolada. Os trabalhos eram submetidos ao computador e o resultado dos processos era entregue aos interessados, impressos ou gravados em mídia de alguma espécie (cartão perfurado, fitas magnéticas, etc.). Em outras palavras os computadores não estavam interligados.

No final dos anos de 1960 ocorreram os sistemas multi-usuários de tempo compartilhado (time sharing). Usando terminais interativos (teclado e vídeo ou terminais “burros”) os usuários se revezavam na utilização do computador central. A IBM reinava sozinha naquela época.

Em 1965 houve a primeira conexão entre computadores (EUA) realizada por Lawrence Roberts e Thomas Merril. A interligação foi efetuada por linha telefônica de baixa velocidade entre os centros de pesquisa de Massachusetts e Califórnia.

A partir de 1970 sugiram os primeiros mini-computadores de 32 bits (IBM, HP e Digital) o que levou ao surgimento de um planejamento para distribuir o poder de processamento dos mainframes. O mini-computador VAX da Digital, lançado em 1977, já estava montado para criar uma estrutura de uma rede de computadores.

Neste meio tempo o sistema operacional Unix desenvolvido em 1969, nos laboratórios da Bell, tornou-se popular nas universidades e centros de pesquisa a partir de 1974. Desenvolvido na linguagem C o Unix possuía características de portabilidade e modulariedade podendo rodar em vários tipos de computadores (de diferentes fabricantes). Aplicativos como e-mail, Telnet, FTP foram agregados ao Unix e a partir daí foram a base dos serviços para a atual rede Internet.

Em 1972 Robert Metcalfe recebeu a incumbência de criar um sistema que permitisse a conexão de estações de trabalho da Xerox, em Palo Alto, Califórnia, com os servidores da mesma empresa.

Rede Local de Computadores Nasceu deste trabalho de Metacalfe a tecnologia Ethernet, sucesso absoluto na interligação de computadores em ambientes de redes locais (que começariam a ser implantadas na década seguinte). Na década de 1980 havia uma pressão muito alta para a conexão das redes locais de computadores entre sites geograficamente separados. O lançamento dos PC´s favorecia a expansão das redes locais de computadores. As soluções de conexão eram vistas como ilhas isoladas e proprietárias. Como exemplo podemos citar o modelo de interconexão de computadores SNA da IBM, o DECNET da Digital, o Netware da Novell e o NEtBIOS da Microsoft. Duas soluções de padronização para estes softwares de comunicação de computadores foram propostas pela comunidade internacional:

1) Um sistema aberto de interoperabilidade da ISO, chamado de modelo OSI de interconexão, introduzido em 1984 através da ISO 7498 e pelo ITU-T X- 200

2) Uma família de protocolos de interconexão TCP/IP, adotado pela rede ARPANET em 1983 (que por sua vez foi derivada do projeto do exército americano de interligação das bases militares a partir da década de 1960).

Tipos de Redes de Computadores

Tradicionalmente as redes de computadores são divididas nos seguintes tipos, referente a sua distância geográfica:

Rede LAN de Computadores Normalmente compreende a rede de computadores de um escritório, empresa ou prédio, numa única localização. Atinge alguns metros de distância. Na atualidade a tecnologia dominante nesse tipo de rede é a Ethernet.

Rede MAN de Computadores Normalmente compreende a rede de computadores de uma empresa que possuía vários pontos de atendimento (sites) numa mesma cidade, tais como matriz e unidades de fabricação, ou mesmo uma universidade e vários campus interligados. Atinge alguns quilômetros de distância.

Rede WAN de Computadores Atinge dezenas a milhares de quilômetros de distância. A Internet é um exemplo desse tipo de rede. Normalmente as redes WANs estão sob cuidado das operadoras. Outros exemplos desse tipo de rede são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (99.6 Kb)   pdf (170.4 Kb)   docx (65.2 Kb)  
Continuar por mais 60 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com