TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introsução Ao Rip

Trabalho Escolar: Introsução Ao Rip. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 2

Dissertação RIP

No próximo capítulo serão apresentadas as características dos protocolos de roteamento dinâmico RIP, OSPF e EIGRP

A comunicação entre diferentes redes só é possível por meio do uso de equipamentos chamados de roteadores. O roteador encaminha as solicitações que recebe para o gateway de destino e devolve a resposta ao solicitante.

A camada de rede possui a função de rotear os pacotes de uma interface para outra de saída. Dentro de tal camada se encontra o algoritmo de roteamento, que é a parte do software responsável pela decisão sobre a linha de saída a ser utilizada na transmissão do pacote de entrada. O roteamento pode ser efetuado de duas formas (TANEMBAUM, 2003) (não achei essa referência no livro)

O primeiro método se utiliza da intervenção humana para realizar a escolha das rotas e a atualização da tabela de roteamento. Tal técnica como já mencionada é conhecida como roteamento estático.

Em algoritmos de roteamento estáticos, as rotas mudam muito lentamente ao longo do tempo, muitas vezes como resultado de intervenção humana (por exemplo, uma pessoa editando manualmente a tabela de roteamento do roteador) (KUROSE; ROSS, 2009, p. 277).

O segundo método - os algoritmos dinâmicos - toma decisões de roteamento quando há alterações de topologia, tráfego, número de hops e tempo de transmissão da informação em um determinado tempo ΔT segundos. As ações são realizadas por um software, ou seja, sem a intervenção humana (TANEMBAUM, 2003).

Protocolos nada mais são que um conjunto de regras, reguladores de tempo e um sintetizador que coordena a troca de informação entre dispositivos ou programas de computador (HARTE, 2003).

Tanto a origem quanto o destino devem ter o mesmo protocolo para interpretar os dados enviados/recebidos. Caso os extremos não possuam o mesmo protocolo, pode haver um intermediário que faça a tradução entre eles. (LABCOMP, 1998).

Para que os dispositivos de redes possam se comunicar é necessário que eles falem a mesma “língua”, ou seja, utilizem o mesmo protocolo de comunicação. Em função disso, vários protocolos foram criados e são utilizados para transmissão de dados em uma rede.

Portanto a finalidade de um algoritmo de roteamento é simples: dado um conjunto de roteadores conectados por enlaces, um algoritmo de roteamento descobre um “bom” caminho entre o roteador de fonte e o roteador de destino. Normalmente, um “bom” caminho é aquele que tem o “menor custo” (KUROSE; ROSS, 2009, p. 276).

Dentro da classe de algoritmos de roteamento internos, os mais utilizados são os seguintes: RIP, OSPF, IGRP EIGRP, IS-IS. Alguns destes são abertos, já outros são proprietários de grandes fabricantes de equipamentos de redes. Os protocolos citados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com