TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Protocolos De Roteamento - RIP, OSPF E BGP

Dissertações: Protocolos De Roteamento - RIP, OSPF E BGP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  1.805 Visualizações

Página 1 de 3

Para que a Internet exista, necessita-se que várias redes se interconectem por meio de roteadores, que podem conectar redes internamente ou externamente.

Os roteadores são responsáveis por executar o roteamento dos pacotes de dados, ou seja, são eles os responsáveis por transportar os pacotes de dados nas redes. Para que isso seja feito, é necessário que o roteador interprete as tabelas de roteamento - que contém informações sobre o caminho que o roteador deve seguir. Para interpretar e atualizar essas tabelas, eles utilizam os Protocolos de Roteamento.

Como as redes foram crescendo gradualmente, foi necessário dividir os protocolos de roteamento hierarquicamente. Nas redes locais existem os tipos de comunicação IGP, que é interna ao AS e a comunicação EGP, externa ao AS.

AS é uma sigla utilizada para se referir aos Autonomous System, que são grupos de redes IP gerenciados por um ou mais operadores de rede que possuem uma única política de roteamento. Cada AS possui um número que é utilizado como um identificador que possibilita a troca de rotas com outros sistemas externos.

Os Protocolos de Roteamento RIP, OSPF e BGP são utilizados em redes que necessitam de um roteamento dinâmico, ou seja, quando o roteador é capaz de descobrir um caminho melhor e mudar sua rota.

RIP - Routing Information Protocol

O protocolo RIP é do tipo interno (IGP). Ele foi criado para redes pequenas, porém, devido à alguns fatores quanto a sua lenta convergência e à problemas com a contagem, caiu em desuso.

Ele atua enviando suas informações aos outros roteadores a cada 30 segundos por meio das tabelas. Nelas estão armazenadas as redes às quais o roteador está conectado, como chegar à elas e a distância. Quando um outro roteador recebe essa tabela, ele identifica se há algum caminho com um número menor de roteadores ao qual ele não esta configurado, isto é, verifica se existe algum caminho mais curto. Caso exista, ele configura-se para usá-lo.

A desvantagem desse tipo de Protocolo é que ele não é capaz de verificar o desempenho dessa rota, nem se o caminho está congestionado ou é confiável. Ele também causa uma certa lentidão na rede pois o sistema de envio de tabelas a cada 30 segundos acaba fazendo com que os roteadores demorem muito tempo para identificar as alterações ocorridas na rede.

Por outro lado, esse tipo de Protocolo é facilmente configurado e não necessita de uma grande capacidade de memória do roteador ou do computador.

OSPF - Open Shortest Path First

O Protocolo OSPF, também é do tipo interno(IGP). Foi criado para operar em redes com protocolo TCP-IP e possui seu código aberto, ou seja, de domínio público.

Sua finalidade é substituir o protocolo RIP, já que, diferentemente do protocolo RIP que procura sempre o caminho mais curto, procura sempre o caminho mais rápido, mesmo que ele seja mais longo. Para isso, eles são capazes de trocar mensagens com outros roteadores que verificam o estado do roteador e se ele está ativo.

Este tipo de protocolo é capaz de diminuir o tráfego na rede, dividindo os datagramas por meio do balanceamento de carga. Também consegue identificar se alguma transmissão é urgente e envia seus datagramas por meio de links de alta prioridade.

BGP - Border Gateway Protocol

O Protocolo BGP é do tipo externo - EGP - pois é utilizado pelos roteadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com