TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Protocolo RIP

Casos: Protocolo RIP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 2

O protocolo RIP é um protocolo que providencia um mecanismo de troca de mensagens com informação sobre rotas, de forma a manter as tabelas de encaminhamento de cada router atualizadas. As informações mais trocadas nesse protocolo é o endereço de cada rede ou maquina, a distância em saltos (hop) do router para a outra rede, e no caso da segunda versão do protocolo RIP, o RIPv2, possui o primeiro salto para cada rota.

Em suas mensagens, ele possui as seguintes informações:

• Tipo de mensagem ou Comando, como o Request (RQ), pedindo informação da tabela de roteamento, sendo parcial ou total.

Response, que é a resposta com a informação de tabela de roteamento como por exemplo, ou pode ser também um comando para ligar o modo trace, que ele mesmo guarda o traçado feito pelo arquivo, o modo Poll, que é a requisição de informações.

• Versão do protocolo RIP

• Tipo de endereço, o número 2 representa o endereço IP.

• Endereço de IP, que é o destino.

• Metrica, ou custo de encaminhamento para o destino, por exemplo, Metric = 1 para as redes que estão diretamente ligadas, ou 16 para as redes que o roteador não sabe encaminhar, ou seja, infinito.

O Protocolo RIP suporta IP de até 12 bytes, como o utilizado é o IPv4, é utilizado apenas 4 bytes, deixando o resto preenchido com 0.

O protocolo RIP possui Pedidos de caminho e também a publicação do mesmo, funcionando de duas formas para cada tipo de pedido.

Pedido de caminhos, Dois tipos, Inicialização: Router envia um RQ para todas as interfaces a pedir as tabelas de routing aos routers vizinhos, Utiliza o broadcast da porta 520 do protocolo UDP. Assim os routers vizinhos respondem enviando as tabelas de routing.

E o pedido normal, que é o pedido de caminho feito com mensagens entre routers, e as resposta taambém é feita com mensagens.

Publicação de Caminhos.

O protocolo rip possui dois tipos de publicação de caminhos. A primeira é a normal, que a cada 30 segundos o router envia um RP para toda a rede, com a informação da tabela de routing.

E a Provocada, que consiste quando o caminho é alterado, assim é enviado um RP com a tabela de routing que foi alterada.

Nas tabelas de encaminhamento do RIP pode-se encontrar as seguintes informações:

Endereço de destino, endereço de roteador, Interface, Metric (hops) Timer (tempo de atualização da informação) e as flags, que é uma informação adicional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com