TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Invenção E Evolução Dos Computadores Digitais

Trabalho Universitário: Invenção E Evolução Dos Computadores Digitais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 4

A GERAÇÃO DOS COMPUTADORES

1ª GERAÇÃO: O ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Computer) foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala. Criado em fevereiro de 1946 pelos cientistas Norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company. Começou a ser desenvolvido em 1943 durante a II guerra mundial para computar trajetórias táticas que exigissem conhecimento substancial em matemática, mas só se tornou operacional após o final da guerra. Ele pesava 30 toneladas, media 5,50 m de altura e 25 m de comprimento e ocupava 180 m² de área construída. Foi construído sobre estruturas metálicas com 2,75 m de altura e contava com 70 mil resistores e entre 17.468 e 18.000 válvulas a vácuo ocupando a área de um ginásio desportivo. Segundo Tom Forester, quando acionado pela primeira vez, o ENIAC consumiu tanta energia que as luzes de Filadélfia piscaram.

O ENIAC, assim como uma calculadora, tinha de ser operado manualmente. A programação era feita diretamente em linguagem de máquina que além de difícil era demorado. A única forma de armazenar dados era através de cartões perfurados.

2ª GERAÇÃO: Exemplos desta época são o IBM 1401 e o BURROUGHS B 200. Em 1954 a IBM comercializa o 650, de tamanho médio. O primeiro computador totalmente transistorizado foi o TRADIC, do Bell Laboratories. O IBM TX-0, de 1958, tinha um monitor de vídeo de primeira qualidade, era rápido e relativamente pequeno, possuía dispositivo de saída sonora e até uma caneta óptica. O PDP-1, processador de dados programável, construído por Olsen, virou sensação no MIT: os alunos jogavam Spacewar! e Rato-no-labirinto, através de um joystick e uma caneta óptica.

Em 1957 o matemático Von Neumann colaborou para a construção de um computador avançado, o qual, por brincadeira, recebeu o nome de MANIAC, Mathematical Analyser Numerator Integrator and Computer. Em janeiro de 1959 a Texas Instruments anuncia ao mundo uma criação de Jack Kilby: o circuito integrado. Enquanto uma pessoa de nível médio levaria cerca de cinco minutos para multiplicar dois números de dez dígitos, o MARK I o fazia em cinco segundos.

3ª GERAÇÃO: Surgiu com a utilização dos Circuitos Integrados - SLT (Solid Logic Technolo-gy) uma técnica de microcircuitos. Nesta geração podiam ser realizados vários processamentos simultâneos.

As técnicas de integração evoluíram de SSI (integração em pequena escala) para MSI (integração em média escala), LSI (integração em grande escala) e VLSI (integração em muito grande escala). Esta classificação é baseada na quantidade de componentes que o integrado contém. A programação dos computadores desta geração foi facilitada pelo aparecimento de linguagens orientadas para o problema específico; eram de natureza universal e assemelham-se cada vez mais a linguagem do homem.

4ª GERAÇÃO: Surgem os softwares integrados, processadores de texto, planilhas eletrônicas, gerenciadores de banco de dados, gráficos e gerenciadores de comunicação.

Surgem os microcomputadores, mais rápidos, possibilitam a execução de várias tarefas ao mesmo tempo. Este, também chamado de microprocessador, ganhou o nome de 80486, trabalha com uma frequência de 6 a 8 MHz, posteriormente chegando a 20MHz. Também foi marcada pela invenção da teleinformática, transmissão de dados entre computadores por meio de uma rede.

Em 1977, houve uma explosão no mercado de microcomputadores, sendo fabricados em escala comercial e a partir daí a evolução foi sendo cada vez maior, até chegar aos micros atuais.

5ª GERAÇÃO: Os computadores da quinta geração usam processadores com milhões de transistores. Nesta geração surgiram as arquiteturas de 64 bits, os processadores que utilizam tecnologias RISC e CISC, discos rígidos com capacidade superior a 600GB, pen-drives com mais de 1GB de memória e utilização de disco ótico com mais de 50GB de armazenamento.

Esta geração está sendo marcada pela inteligência artificial e por sua conectividade. A inteligência artificial pode ser verificada em jogos e robores ao conseguir desafiar a inteligência humana. A conectividade é cada vez mais um requisito das indústrias de computadores. Hoje em dia, queremos que nossos computadores se conectem ao celular, a televisão e a muitos outros dispositivos como geladeira e câmeras de segurança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com