TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Isolamento

Dissertações: Isolamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/7/2013  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  678 Visualizações

Página 1 de 3

TECNOLOGIAS EM ISOLAMENTO TÉRMICO

THERMAPIPE é um sistema de revestimento desenvolvido pela SOCOTHERM que é aplicado sobre a superfície de tubos de aço, utilizando-se espuma de poliuretano. A finalidade principal desse sistema é promover o isolamento térmico de tubos de aço utilizados para o transporte de líquidos aquecidos e também em temperaturas abaixo de zero.

Esse sistema consiste em um tubo de aço inserido dentro de um tubo-camisa, normalmente de polietileno. No espaço anular formado entre o tubo de aço e o tubo camisa, são injetados dois componentes químicos em forma líquida, que, ao se combinarem, formam a espuma de poliuretano, que se expande preenchendo todo espaço anular. Normalmente, um sistema anticorrosivo é aplicado sobre o tubo de aço antes da injeção da espuma, de acordo com a necessidade do cliente.

O tubo-camisa, a densidade da espuma e a capacidade de isolamento do sistema de revestimento podem ser selecionados de acordo com os requerimentos do projeto.

A baixa condutividade térmica associada às propriedades físicas do PUF fornece ao sistema condições de operar em temperaturas de -40º C a 120º C.

A unidade de revestimento externo em PUF pode revestir tubos de diâmetros nominais de 4” a 26” e comprimentos que variam de 8m a 13m.

NOCONVECTION (Dispositivo de Estratificação de Convecção Térmica)

Sistema desenvolvido pela ISOTERMAS, uma pequena empresa cearense, em parceria com a PETROBRÁS. É constituído por peças metálicas de Aço Galvanizado, Aço Inoxidável ou Alumínio, que adotam o AR ESTRATIFICADO como isolante térmico, possuindo na superfície interna (côncava) várias partições metálicas espelhadas e lacunas de ar, tendo nas bordas uma estreita fita nervurada de aço galvanizado, alumínio ou espuma que servirão de espaçadores ou centralizadores das lacunas de ar. Adapta-se a qualquer tamanho ou forma.

Os Dispositivos Metálicos de Estratificação de Convecção Térmica foram desenvolvidos para tornar as correntes convectivas que circundam as tubulações, aquecidas ou frias, estratificadas, ou seja, de modo que ocorra um equilíbrio entre as forças viscosas e as de inércia num determinado espaço anular ou confinado. Assim estratificamos o ar, ou seja, ele esta parado, pois o ar parado é o melhor isolante natural do mundo.

As perdas de calor por Radiação Térmica são praticamente eliminadas devido ao acabamento, polidez, brilho, baixo fator de emissividade e quantidade de partições internas do Dispositivo de Estratificação.

NEPTUNE

O Neptune é um sistema de isolamento térmico desenvolvido pelo GRUPO DOW composto por duas camadas, um revestimento anticorrosivo, base epóxi, e um termofixo de poliéster híbrido. Essa composição simples de duas camadas do sistema é um diferencial em relação às tecnologias concorrentes, que podem incluir até sete camadas.

A linha Neptune é uma tecnologia diferenciada utilizada para isolamento térmico em tubulação subsea.

Quando o óleo sai do fundo do mar, ele fica entre 110°C

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com