TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Isolantes térmicos e acústicos

Por:   •  2/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.949 Palavras (8 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 8

Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Núcleo de Tecnologia - NT

Departamento de Engenharia Civil - DECIV

Curso de Engenharia Civil

Claudecir Réboli Júnior

Flávio Fagundes de Paula

João Marcos Felippe Mendes Júnior

Raiany Cardoso dos Santos

Materiais Isolantes Térmicos e Acústicos

Porto Velho

2018

1. INTRODUÇÃO

Alguns elementos constituintes da construção auxiliam no conforto que o imóvel proporciona, como iluminação, móveis, pinturas, sonoridade, temperatura, circulação de ar, entre outros.

Chama-se isolante térmico um material ou estrutura que dificulta a dissipação de calor, usado na construção e caracterizado por sua alta resistência térmica. Estabelece uma barreira à passagem do calor entre dois meios que naturalmente tenderiam rapidamente a igualar suas temperaturas.

Há vários tipos de materiais sólidos que podem ser bons isolantes, isso depende da utilidade dada, a temperatura de trabalho, ao local de instalação entre outros.

O isolamento sonoro ou isolamento acústico é a técnica utilizada para não deixar passar o som de um para outro ambiente, através do uso de diversos materiais: densos, pesados, entre outros, que consigam amortecer e dissipar a energia sonora (chapas metálicas, vidros, madeira maciça, parede de tijolo maciço, mantas de borracha, cortiça, tapetes , etc.). O Isolamento, como o nome já diz, tem o objetivo de impedir a passagem/saída dos sons entre distintos ambientes, entre edificações e o ambiente.

Outro fator que influencia no isolamento é o fato de não se usar apenas uma barreira, mas criar uma sequência de obstáculos para o som ter mais dificuldade de se propagar. O desconforto causado pelo som alto pode trazer mais males do que se imagina: baixa concentração, estresse e dores de cabeça são alguns deles. Da mesma forma, a temperatura dos ambientes tem papel importante, especialmente para o meio ambiente.

Atualmente, o isolamento acústico já virou uma necessidade, não apenas para casas de show, estúdios e teatros, mas para a maioria das empresas. Pois a opção proporciona bem-estar e um melhor ambiente de trabalho.

Alguns ruídos que podem parecer normais, especialmente para quem mora nas grandes cidades, como o barulho do trânsito, tubulações hidráulicas, bombas de piscinas, geradores, casas de máquinas de elevadores, só para citar alguns, são, na verdade, destruidores da qualidade de vida.

Importante ressaltar que alguns isolamentos também contribuírem para o isolamento térmico, o que reduz custos de ar condicionado, entre outros fatores.

Este trabalho tem por objetivo apresentar os materiais isolantes térmicos e sonoros mais utilizados na construção civil, descrevendo suas composições e funções nas edificações.•.

2 MATERIAIS ISOLANTES

2.1 TÉRMICOS

Poliestireno Expandido

Material composto de pequenos grânulos de poliestireno expandidos através de gases fazendo com que o poliestireno aumente até 50 vezes o seu tamanho original e composto de mais 90% de ar, entretanto com uma ótima resistência a compressão, baixa condutibilidade térmica, baixa absorção de água, resistência a produtos químicos, resistência a microrganismos e de fácil adaptação. Na construção civil é utilizado em telhas térmicas, lajes e forros molduras.

Poliestireno Extrudado

Possui uma estrutura celular fechada e homogênea garantindo ao material excelentes características de isolação térmica, conforto acústico e altíssima resistência. A estrutura celular fechada do poliestireno extrudado permite que ele seja um excelente isolante térmico absorvendo pouca água ou vapor (absorção de água inferior a 1%), o material também é aditivado com retardantes a chamas, suas propriedades químicas fazem com que o mesmo não seja alvo de insetos, roedores, fungos e bactérias assim repelindo os mesmo sua temperatura de utilização é entre -50°C +75°C e devido ao seu fácil manuseio sua mão de obra tende a ser barata em centos urbanos. Na construção civil é utilizado em pisos industriais, impermeabilização asfáltica, muros de arrimo, steel frame e forros.

Concreto Celular

Material alternativo ao concreto comum em construções menos robustas, é mais leve que o concreto comum com uma massa especifica de 300 kg/m³ a 1850 kg/m³ enquanto os concretos normais possuem massa especifica de 2300 kg/m³ a 2500 kg/m³. Esse material possui poros artificiais, ou seja, células de ar fechadas uniformemente distribuídas. Devido a sua extraordinária leveza este concreto celular é usado para o preenchimento de vãos de lajes, como isolante térmico, e na proteção mecânica de camadas impermeabilizantes. O concreto celular também possui baixa absorção a água e baixo coeficiente de permeabilidade em geral propriedades que juntas também garantem ao concreto celular uma ótima resistência a degelo.

Figura 1: Concreto celular

Fonte: Laboratório de eficiência energética em edificações

Argila Expandida

Material desenvolvido através do aquecimento artificial de especificas argilas, em fornos rotativos que atinjam temperatura de 1200°C. Por meio desse processo, a argila retém gases e se expande. O material é incombustível aumentando a resistência da edificação contra incêndios, inércia química, proporciona um ótimo isolamento térmico e acústico, devido a sua leveza alivia a sobrecarga sobre estruturas, tem sua deformidade reduzida e possui elevada permeabilidade a tornando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (65.2 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com