TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Job Rotation

Casos: Job Rotation. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 3

A possibilidade de adquirir novas experiências é bem-vinda para os profissionais que desejam destacar-se no mercado. Contudo, nem sempre isso é possível, devido a vários fatores como, por exemplo, escassez de tempo e de verbas. Na década de 90, com o boom proporcionado pela globalização, estimulou as organizações a adotarem o job rotation - um processo que permite um "rodízio" de funções e dá ao colaborador a oportunidade de conhecer atividades diferentes dentro da própria empresa. O processo pode ser aplicado com executivos, mas hoje o mercado utiliza mais a metodologia com estagiários etrainees. Conheça algumas das dicas para a implantação da rotação interna de profissionais.

1 - A empresa que opta por implantar o job rotation, para assegurar que o processo tenha êxito, deve evitar a centralização de tarefas e de informações. Os colaboradores devem estar cientes de que as mudanças agregam valor e não há motivos para apresentar resistências às inovações.

2 - Ao informar o colaborador de que ele participará do job rotation, destaque os benefícios que o processo oferece como, por exemplo, a possibilidade de adquirir novos procedimentos através da vivência. Isso poderá ser considerado como fator motivacional.

3 - É aconselhável que a área que receberá o participante do job rotation exista um profissional que assuma o papel de mentor. Esse ficará responsável por apresentar o departamento, os colaboradores que nele atuam, bem como a execução das atividades para o "visitante". Em caso de dúvidas, será ao orientador que o participante do processo poderá recorrer.

4 - Quando conversar com o profissional que exercerá a função de mentor, também apresente as vantagens que o job rotationtrará a ele como o desenvolvimento de competências como liderança, estímulo ao trabalho em equipe e até mesmo a perda da inibição.

5 - A realização de um planejamento de atividades para o participante do job rotation facilita o aprendizado, evita que algumas atividades importantes deixem de ser apresentadas ao mesmo, sem mencionar que o gerenciamento do tempo será otimizado.

6 - Solicite ao mentor que apresente o participante do job rotation aos demais membros da equipe. Essa será uma maneira de quebrar o "gelo" entre quem faz parte do setor e o profissional que chegou, mesmo que seja por um período curto.

7 - Ao concluir a permanência em um setor, a área de RH pode solicitar ao participante do job rotation que faça um breve relatório, enfatizando as facilidades e as dificuldades de aprendizado sentidas naquele período. Ele também poderá sinalizar o desejo de atuar no referido departamento, salientando as razões que o fizeram identificar-se com o mesmo.

8 - Ao mentor de cada setor participante do job rotation, pode-se solicitar um breve relatório da performance do participante do programa. Deve-se sinalizar que benefícios / aprendizado ele mesmo obteve na qualidade de mentor. Com isso, a área de RH poderá identificar competências, inclusive comportamentais tanto do funcionário do job rotation e do mentor, que poderão ser melhor aproveitadas para agregarem diferenciais ao negócio.

9 - Ao final do processo, a área de RH pode marcar um horário para conversar com o profissional participante do job rotation e com o mentor do processo. Dessa forma, poderão ser identificados os pontos fortes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com