TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inside Job

Ensaios: Inside Job. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  812 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO DO FILME INSEDE JOB - 2008

O filme inicia apresentando um país, Islândia, economicamente equilibrada livre de grandes problemas. Este país parecia servir de modelo para o mundo com baixo desempregado democracia estável e alto padrão de vida dos habitantes, e após medidas financeiras desregradas levam o país a se deteriorar com um alto índice de desemprego e o início de sérios problemas. Isto foi ocasionado após privatização dos três maiores bancos deste país o que foi um divisor de águas neste lugar do que era para o que se tornou. Esses bancos que nunca tinham operado fora do país em cinco anos emprestaram o equivalente a 10 vezes a economia da Islândia. O exemplo da Islândia serve de ponto de partida para demonstrar o que aconteceu em diversas economias de vido a um comportamento corrupto e criminoso dos agentes políticos que conduziu a crise mundial de 2008 e depois descobrimos que estas mesmas pessoas (causadoras da crise) voltam a dar conselho para o governos.

O filme é dividido em 5 partes para facilitar sua compreensão: como chegamos até aqui, a bolha, a crise, a responsabilidade e onde estamos agora.

1. Como chegamos até aqui - É demonstrado que desde o início em 1980 há uma

desregulamentação aplicada no governo Reagan responsável por causar a crise econômica anos depois. O fato marcante é que os bancos passaram a liberar inúmeros empréstimos, hipotecas de casas e investimentos na crescente tecnologia e investiam com um capital que não havia entrado nos cofres, confiando no pagamento total desses investimentos.

2. A Bolha - Percebendo que esse mercado imobiliário iria cair pela dificuldade de pagamento, os bancos que demonstravam ser confiáveis passaram a investir alto em agências de seguro, no caso dessas dividas não serem pagas pelos devedores espalhados no país, eles investiam contra os recursos que eles liberavam.

3. A Crise – O mercado entrou em colapso e bancos de investimento foram deixados com centenas de bilhões de dólares em empréstimos e investimentos. A grande recessão começou em novembro de 2007 e em março de 2008 o Bear Stearns ficou sem dinheiro. Em setembro o governo federal assumiu outros dois bancos que estavam a beira do colapso. O sistema financeiro global ficou paralisado. Mesmo após intervenção do presidente Busch o mercado de ações continuava a despencar. O desemprego crescia assustadoramente. Os embargos nos Estados Unidos atingiram níveis

sem precedentes. Por volta de final de 2008 outras duas grandes entidades decretam falência.

4. Responsabilidade - Os altos-executivos das companhias afastaram-se com suas fortunas intactas. Os economistas que defenderam por décadas a desregulação ajudaram a moldar a política nos Estados Unidos. Muitos desses economistas tinham interesse coletando dinheiro como consultores de companhias e de outros grupos envolvidos na crise financeira.

5. Onde estamos agora – Dezenas de milhares de trabalhadores foram demitidos. O atual governo aprovou reformas fracas e sem nenhuma regulação importante sobre as práticas de agências de classificação, lobistas e compensação executiva. As nações europeias impuseram regras e limites na compensação bancária mas o Estados Unidos resistiram a estas.

Além

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com