TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

John Von Neumann E Sua Contribuição Para A Ciência

Monografias: John Von Neumann E Sua Contribuição Para A Ciência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  1.568 Palavras (7 Páginas)  •  717 Visualizações

Página 1 de 7

A Vida do Matemático John Von Neumann e Sua Contribuição Para a Ciência

JOHN VON NEUMANN foi um dos gigantes da ciência deste século, que certamente é o século mais rico, até agora, em avanços científicos. Com certeza, também, vários desses avanços foram influenciados pela marca pessoal de John Von Neumann. Além de ter contribuições muito importantes em matemática pura, que por si só justificariam um evento como este, ele deve ser considerado como o fundador da moderna Matemática aplicada devido às suas contribuições seminais à realização dos primeiros computadores digitais, à teoria econômica e à moderna previsão numérica do tempo, para citar apenas algumas das áreas que ajudou a fundar, sempre com contribuições profundas que integram as características fundamentais dessas áreas até hoje, quase 40 anos após o seu falecimento.

John von Neumann faleceu prematuramente, em 1957, vítima de câncer, aos 53 anos de idade. Suas Obras completas foram publicadas em seis volumes, em 1963, editadas por A. H. Taub, perfazendo mais de 3.500 páginas. Vale a pena observar que as obras completas mencionadas não incluem seis livros, nem várias das suas obras não publicadas, algumas das quais vêm merecendo, com o passar do tempo, estudos cada vez mais meticulosos em função da sua crescente importância histórica. Quatro exemplos são dados por Knuth (1970), von Neumann (1993), von Neumann (1989) e Nagy-Horváth-Nagy (1989).

Os principais marcos da carreira de John von Neumann estão enumerados na cronologia abaixo, reproduzida de Bochner (1958).

1903 Nasce, Budapest, Hungria, 28 de dezembro.

1930-33 Professor visitante, Universidade de Princeton.

1933-57 Professor de Matemática, Instituto de Estudo Avançado, Princeton, N.J.

1937 Conferencista Gibbs, Conferencista acadêmico, Prêmio Bôcher, todos na Sociedade Americana de Matemática.

1940-57 Comitê Consultivo Científico, Laboratórios de Pesquisa Balística, Campo de Provas de Aberdeen, Maryland.

1941-54 Departamento de Material Bélico da Marinha, Washington, D.C.

1943-55 Laboratório Científico de Los Alamos (AEC), Los Alamos, N.M.

1945-57 Diretor do Projeto do Computador Eletrônico, Instituto de Estudo Avançado, Princeton, N.J.

1947 D.Sc. (hon.), Universidade de Princeton; Medalha por Mérito (prêmio presidencial); Prêmio por Serviços Civis Notáveis, Marinha dos EUA.

1947-55 Laboratório Naval de Material Bélico, Silver Spring, Maryland.

1949-53 Conselho de Pesquisa e Desenvolvimento, Washington, D.C.

1949-54 Laboratório Nacional de Oak Ridge, Tennesee.

1950 D.Sc. (hon.), Universidade de Pennsylvania e Universidade de Harvard.

1950-55 Projeto de Armamentos Especiais das Forças Armadas, Washington, D.C.; Grupo de Avaliação de Sistemas de Armamentos, Washington, D.C.

1950-57 Membro da Junta de Conselheiros, Universidade de Los Andes, Colômbia, América do Sul.

1951-53 Presidente, Sociedade Americana de Matemática.

1951-57 Conselho Científico, Força Aérea dos EUA, Washington, D.C.

1952 D.Sc. (hon.), Universidade de Istambul, Instituto Case de Tecnologia e Universidade de Maryland.

1952-54 Membro, Comitê Consultivo Geral, Comissão de Energia Atômica dos EUA, Washington, D.C. (nomeação presidencial).

1953 D.Sc. (hon.), Instituto de Politécnica, Munique; Conferencista Vanuxem, Universidade de Princeton.

1953-57 Painel Técnico-Consultivo sobre Energia Atômica, Washington, D.C.

1955-57 Delegado de Energia Atômica dos EUA (nomeação presidencial).

1956 Medalha da Liberdade (prêmio presidencial); Prêmio Comemorativo Albert Einstein; Prêmio Enrico Fermi.

1957 Morre, Washington, D.C., 8 de fevereiro.

Focalizaria agora uma questão intrigante: onde estão as contribuições principais de John von Neumann à ciência, na área da matemática pura ou nas diversas áreas da chamada matemática aplicada? Antes de prosseguir, gostaria de esclarecer, todas as vezes que esta questão lhe foi colocada ele nunca titubeou sequer para responder que era um matemático puro. De fato, corno já foi dito, ele possui inúmeras contribuições de primeira grandeza, de acentuada beleza e de aplicabilidades crescentes à matemática pura. Basta lembrar que seus trabalhos sobre álgebras de operadores abriram o caminho para as pesquisas recentes de dois brilhantes matemáticos, Alain Connes e Vaughan Jones, agraciados com a medalha Fields, condecoração máxima na área, em 1982 e em 1990, respectivamente.

Mas, correndo mesmo o incômodo risco de contrariar o próprio John von Neumann, é na matemática aplicada que estão as suas maiores realizações, pelo menos no sentido do seu impacto em nossa vida cotidiana, sua durabilidade e sua extrema originalidade. Estou me referindo principalmente às suas contribuições que foram revistas nas palestras sobre a Economia, a Computação, a Meteorologia e a Física. Preciso acrescentar ademais que deveriam constar também nesta lista muitas outras contribuições de John von Neumann não abordadas no nosso evento, como, por exemplo, suas contribuições à análise numérica ou à teoria dos autômatos as quais são substanciais. Consta ainda que nos anos precedentes à sua morte ele depositava forte esperança na maturação de suas idéias sobre certas teorias que pudessem modelar o funcionamento do cérebro e de sistemas complexos com muitos componentes. Acredito ter havido muito pouco progresso na área nestes 40 anos e pode perfeitamente ser o caso de que a morte prematura de John von Neumann privou o mundo de descobertas espetaculares nesse campo do conhecimento.

Existe ainda outra visão que aponta para a matemática aplicada como a área das maiores realizações de John von Neumann. De fato, ele certamente foi o primeiro matemático que conviveu intimamente e com grande intensidade com os computadores, ou seja, o primeiro matemático que incorporou em sua ciência essa máquina que está mudando, e acreditamos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com