TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Karl Maxrs

Trabalho Universitário: Karl Maxrs. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  221 Palavras (1 Páginas)  •  314 Visualizações

A exergia ou disponibilidade energética de um sistema termodinâmico, num dado estado, é definida como o trabalho máximo que se pode obter levando-se o sistema ao estado de equilíbrio com o ambiente, num processo reversível. Num processo real (irreversível) , há, um saldo de trabalho não realizável, que dá uma medida da irreversibilidade do processo.

O conceito de exergia, decorrente da Segunda Lei da Termodinâmica, foi introduzido nos trabalhos de Gouy e Stodola, que quantificaram o trabalho útil perdido num processo termodinâmico. Rant publicou um artigo utilizando, pela primeira vez, a palavra exergia e que deu origem a uma série de artigos sobre a aplicação da exergia , principalmente na Europa. Nas décadas de 70 e 80, Sargut, Brzustowski e Golem adotaram o conceito de exergia e aplicaram análises exergéticas em diversos de seus trabalhos.

A análise exergética de um sistema termodinâmico consiste, fundamentalmente, na identificação e quantificação das irreversibilidades do sistema com aplicação das exergias de entrada (insumos) e de saída (produto e rejeitos) no sistema e no cálculo da eficiência exergética do sistema. A análise exergética de um sistema possibilita exprimir as limitações energéticas de diferentes processos, tais como tecnológicos, econômicos, ambientais e sociais. Ayres talvez, tenha sido o primeiro a estender a aplicação da análise exergética a outros temas, particularmente, relacionados com os impactos de processos sobre o meio ambiente.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com