TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LABORATÓRIO DE EDIFICAÇÕES LOCAÇÃO DE OBRA PELO MÉTODO DO CURRAL

Por:   •  25/11/2016  •  Monografia  •  943 Palavras (4 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 4

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL

FACULDADE DE ENGENHARIA

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

LABORATÓRIO DE EDIFICAÇÕES

LOCAÇÃO DE OBRA PELO MÉTODO DO CURRAL

BARRETO, Enedir Biazin (1) VIEIRA,Rodrigo (2)

(1) Engenharia civil,estudante, E-mail  enedir.barreto@yahoo.com.br

(2) Engenharia civil, estudante,E-mail  rodrigovieira88@yahoo.com.br

RESUMO

 Este trabalho tem por objetivo a verificação do uso e da aplicabilidade do Método do Curral na locação de pequenas obras. O método de visualização em loco,com estudo de caso, foi avaliado na locação de um gabarito de madeira no canteiro de obras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.

1 INTRODUÇÃO

Antes de iniciar sua obra, ou seja, um trabalho de construção civil, torna-se necessário o local onde se desenvolverão os serviços de modo a evitar confusão, perda de tempo e mesmo, em certos casos, quase impossibilidade de executar a construção.Marcar ou locar a obra consiste exatamente em medir e assinalar no terreno a posição das fundações, paredes, colunas e outros detalhes fornecidos pelo projeto de arquitetura, materializando os principais pontos através de piquetes.(CONSTROI FACIL,2010).

2 METODOLOGIA  

A locação tem como parâmetro o projeto de localização de uma pequena edificação. No projeto esta sempre está referenciada a partir de um ponto conhecido e previamente definido. Escolhi a cerca próxima ao terreno destinado à locação e a partir deste ponto passou-se a posicionar no gabarito de madeira e posteriormente no solo a projeção da edificação desenhada no papel. 

É comum ter-se como referência os seguintes pontos:

    o alinhamento da rua;

    um ponto deixado pelo topógrafo,geralmente em obras maiores; 

    uma lateral do terreno, no caso uma cerca. 

Com este referencial fixo, foi possível definir o perímetro da edificação e os seus recuos com relação aos limites do terreno.

 De modo geral recomenda-se o uso do gabarito como apoio à demarcação do que o cavalete, pois o cavalete pode se deslocar com maior facilidade, devido a batidas de equipamentos ou mesmo esbarrões, levando à ocorrência de erros na demarcação,sugere-se sempre a fixação das linhas de referencia da locação o mais distantes possível e de preferência em pontos fixos,afim de evitar divergências na locação da obra.  Um gabarito foi montado pelos operários da obra com auxílio de pontaletes de madeira nos quais fixaram tábuas de que serviram de suporte para as linhas que definiram os elementos demarcados conforme Figura 1.

[pic 1]

[pic 2]

Figura 1- Ilustração dos elementos auxiliadores para a locação:

(a) tabeira    [Fonte: LICHTENSTEIN & GLEZER, s.d.];

(b) cavalete [Fonte: IPT, 1987].

Escola Politecnica da Universidade de São Paulo.Departamento de Engenharia e construção Civil.

Sabe-se da dificuldade de se construir um gabarito perfeitamente ortogonal, mesmo este utilizado não sendo totalmente correto pode-se proceder a locação da obra escolhendo um ponto para referência dos eixos, onde escolhemos um dos cantos próximos a cerca do terreno da edificação, posto como ponto K. Locando este ponto corretamente a partir de sua distância até a linha de referência,neste caso a cerca, se consegue realizar o restante do processo e ainda corrigir um erro no gabarito. A exatidão das dimensões e distâncias é conseguida pela aplicação da formula de Baskara,que na geometria é  relacionada com as medidas de um triângulo retângulo, representado pelo esquadro. Além da exatidão dimensional, deve-se ter cuidados com o nivelamento, e com o esquadro dos cômodos e elementos construtivos da edificação. A locação mal feita traz inconvenientes, muitas vezes onerosos para o construtor, levando a diferenças que vão aparecer em toda obra,deste a locação de pilares,passando por instalações hidráulicas e principalmente nos trabalhos de acabamento e esquadrias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (357 Kb)   docx (571.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com