TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LAJES MOLDADAS IN-LOCO COM FORMAS METÁLICAS

Por:   •  9/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.861 Palavras (12 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 12

universIdAde do conteStado – uNC MAFRA

FELIPE MICHAEL GREIN

LUCAS RIBAS PRYBYOVIS

LUIZ FELIPE WECK

WILLIAN WERGENSKI

        

LAJES MOLDADAS IN-LOCO COM FORMAS METÁLICAS

MAFRA

2018

FELIPE MICHAEL GREIN

LUCAS RIBAS PRYBYOVIS

LUIZ FELIPE WECK

WILLIAN WERGENSKI

LAJES MOLDADAS IN-LOCO COM FORMAS METÁLICAS

Trabalho Acadêmico apresentado como exigência para obtenção de nota na disciplina de Técnicas de Construção Civil III, do curso de Engenharia Civil, ministrado pela Universidade do Contestado – UnC, Campus Mafra, sob Orientação do Professor Olaf Graupmann.

MAFRA

2018

sumário

1. introdução        4

2. FORMAS        5

2.1 FORMAS METÁLICAS         5

2.2 ACESSÓRIOS        6

3. ELEMENTOS DE UM SISTEMAS DE FORMAS METÁLICAS        7

3.1 PAINÉIS METÁLICO        7

3.2 ESCORAMENTO        7

3.3 GRAMPOS E GRAPAS        8

3.4 GRAVATAS        9

4. SISTEMA GRIDFLEX        10

5. SISTEMA STEELDECK        11

6. montagem, desmontagem e cuidados com as fôrmas        12

7. VANTAGENS E REUTILIZAÇÃO        13

8. RESULTADOS NA LAJE        14

9. CONCLUSÃO        15

10. REFERÊNCIAS        16



1. INTRODUÇÃO

Com o passar dos tempos, a indústria da construção civil, vem aumentando gradativamente de produção, buscando maior rendimento de execução e evitar o desperdício de materiais. A utilização de formas metálicas durante a execução de uma concretagem trás consigo grandes vantagens que atendem justamente essa demanda do mercado.

As formas metálicas podem variar de espessura de acordo com o projeto da estrutura e seu esforço sobre as chapas. Além do mais, podem ser usadas em diversas etapas da obra, como pilares, lajes e vigas, substituindo, principalmente, a madeira que é o material mais utilizado para fazer caixarias, porém, que gera muito desperdício, enquanto o metal pode ser empregado diversas vezes até ser descartado.

Nas lajes, que é a estrutura de estudo desse trabalho, tem enormes vantagens quando realizado com formas metálicas, principalmente quanto a qualidade de sua superfície após a desforma, trazendo para o canteiro de obra mais precisão e qualidade da estrutura desenvolvida em projeto.

2. FÔRMAS

As fôrmas são estruturas utilizadas em obras para suportar e moldar o concreto até que ele termine o tempo de cura. As fôrmas devem garantir a resistência ao seu peso próprio, o peso do concreto e a vibração durante o processo de adensamento.

Hoje, utilizam-se diversos materiais para realização de fôrmas, como por exemplo, a madeira, metal, papelão e plástico. Essas podem ser utilizadas na indústria e no canteiro de obra, para fabricação de elementos pré-moldados e in loco, no qual já feito a concretagem no seu local fixo.

        

2.1 Fôrmas metálicas

De acordo com a NBR 15696,

Elementos de aço ou alumínio, forjados, laminados, fundidos, extrudados ou fabricados a partir de chapas soldadas, com funções de equipamentos, acessórios ou componentes auxiliares das estruturas dos sistemas de fôrmas e escoramentos.

Os elementos metálicos ainda são mais comuns como elementos de escoramento. Principalmente em regiões com grande abundância de madeira, é muito utilizado esse material na fase de fôrmas. Porém, as fôrmas metálicas vêm ganhando cada vez mais espaço nas obras civis, pois gera menos desperdício e dependendo do caso se torna mais econômico (principalmente quando se fala de construtoras), pois podem ser reutilizadas diversas vezes e mantendo as mesmas características.

A fôrma metálica é um material simples rápido de se trabalhar, com um acabamento muito bom. Geralmente é utilizado através de alugueis por empresas especializadas, afinal, para pequenas obras acaba se tornando inviável economicamente, sendo substituída pela madeira.

2.2 ACESSÓRIOS

No processo de montagem da estrutura de fôrmas, é necessário garantir sua estabilidade, por isso é necessário agregar materiais de escoramento e travamento para assegurar o peso da laje.

As peças metálicas podem ter algumas diferenças de acordo com o fabricante e para o que ela vai ser usada, como em vigas, lajes, pilares e demais estruturas. No caso deste trabalho, restringimos apenas para o processo de montagem de lajes feitas in loco.

3. ELEMENTOS DE UM SISTEMA DE FÔRMAS METÁLICAS

3.1 PAINÉIS METÁLICOS

        É o principal componente do sistema de fôrma, essa peça vai servir de base para o concreto. Essas chapas são feitas de aço, o qual deve ser fabricado de acordo com as recomendações da NBR 8800 que trata dos “Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios”.

Seu formato pode ser liso ou corrugado, tendo diferença também na sua espessura que pode variar entre 12 mm até 35 mm. Quanto às suas medidas, elas são padronizadas de acordo com o fabricante, possuindo um sistema de encaixe, cobrindo toda a área de concretagem. O projeto de formas irá definir os locais de emendas e posicionamento dos painéis, de acordo com o formato da laje.

                                  Figura 01. Montagem dos painéis metálicos

[pic 1]

                               Fonte: UFRGS/ESO. 

3.2 escoramento

O escoramento metálico é feito através de peças de aço que vão dar suporte a estrutura, estas podem ser reguladas de acordo com a altura especificada em projeto, é também o item que deve garantir a segurança da estrutura até o período de cura do concreto ou parte dele. O sistema de escoramento metálico podem ser apenas apoiado nas fôrmas da laje ou fixado por grapas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (551.9 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com