TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho In Loco - Estrutura e Processos Organizacionais

Por:   •  4/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 3

McDonald’s Burguer King "Restaurante familiar

Manja Bene"

Metas da organização (rapidez, atendimento, clima, etc.) Agilidade no atendimento, rapidez e trabalho em equipe Agilidade no atendimento (mais simples), rapidez e trabalho em equipe Atendimento diferenciado, mais cauteloso e com foco na satisfação do cliente Questão 1

"A estrutura organizacional retrata como as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas, levando em conta seu tamanho, a tecnologia que utiliza, sua área de atuação e seus desafios competitivos.

É conhecido, também, o fato de que a estrutura da organização está diretamente ligada à estratégia do negócio e por isso devem ser periodicamente revisadas.

Os restaurantes analisados demonstraram possuir uma estrura funcional, com linhas diretas de comunicação e ênfase na especialização. Entendo que seja a estrutura adequada, principalmente nos restaurante onde a agilidade é o foco, a especialização do trabalho contribui para o aumendo de produtividade e os processo padronizados apresentados, contribui para uma elevada eficiência, ou seja, produzir produtos com valor agregado com a utilização da menor quantidade de recursos possíveis.

Em relação ao restaurante Manja Bene, acredito que a estrutura funcional também seja adequada e a variação dos processos, que não seguem em 100% um padrão pré definido, acontecem devido à necessidade de variação do produto final (cliente solicitam alterações nos pratos)."

Estrutura de autoridade Existe apenas uma pessoa responsável pela supervisão (Centralizada) Existe apenas uma pessoa responsável pela supervisão (Centralizada) 3 pessoas trabalhando como supervisor entre cozinha, salão e caixa

Estrutura da organização (mecanicista, orgânica) Mecanicista Mecanicista Orgânica

Trabalho em equipe ou individual (as pessoas trabalham juntas ou sozinhas?) Estações de trabalho, pessoas trabalham sozinhas Estações de trabalho, pessoas trabalham sozinhas Pessoas trabalham em conjunto

Questão 2

"Começaria deixando claro que todos os processos e atividades deveriam ser pensados e padronizados com foco na satisfação do cliente, sempre pensando em agregar valor para o cliente final.

A ação principal seria se aproximar ao máximo de uma gestão por processos, ou seja, quebrar os paradigmas funcionais onde as pessoas passariam a não ser mais responsáveis apenas pelas suas áreas. Semear a ideia de que existiria uma nova filosofia gerencial, com uma visão interfuncional, transversal e altamente dinâmica.

As pessoas passariam a fazer parte do processo como um todo e não mais focariam apenas em seu setor/posto de trabalho.

Para que isso realmente acontecesse e o trabalho não fosse ""jogado fora"", começaria realizando um diagnóstico, ou seja, um mapeamento dos processos existentes para que pudesse entende-los, identificar pontos de melhoria e me certificar de que realmente é um trabalho necessário, que existem gargalos e que o processo pode, de fato, ser melhorado.

Em seguida, elaboraria um fluxograma partindo de uma estrutura funcional para uma estrutura horizontal, seguindo alguns passos. Primeiro familiarizaria os integrantes com os símbolos do fluxograma, realizaria um Brainstorm dos processos, utilizando informações de todos os funcionários, principalmente daqueles

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (35.8 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com