TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTACA MOLDADA “IN LOCO” TIPO HÉLICE CONTÍNUA MONITORADA (HCM) - FATORES GEOTÉCNICOS E PROCESSO CONSTRUTIVO EM UMA OBRA CIVIL LOCALIZADA NA REGIÃO DE NATAL-RN

Por:   •  5/11/2020  •  Artigo  •  1.934 Palavras (8 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 8

ESTACA MOLDADA “IN LOCO” TIPO HÉLICE CONTÍNUA MONITORADA (HCM) - FATORES GEOTÉCNICOS E PROCESSO CONSTRUTIVO EM UMA OBRA CIVIL LOCALIZADA NA REGIÃO DE NATAL-RN [1]

Paulo José Dantas de Lima[2]

Rossine dos Santos e Silva[3]

Juarez de Quadros Barbosa Júnior[4]

Universidade Potiguar – Campus Currais Novos – RN

Disciplina 2020.2 Técnicas Construtivas - turma 70990

RESUMO - Considerando-se que a maior parte de construções em áreas urbanas utiliza fundações por estacas escavadas, pesquisou-se neste trabalho, relação entre a investigação geotécnica, objetivando a escolha do tipo de fundação a ser adotada, sendo o alvitre deste artigo, demonstrar processo construtivo correlação tipo de solo, tipo de solução adotada e sua execução, no que se refere a seleção da Estaca Moldada “in loco” – tipo Hélice Contínua, bem como caracterizar o processo construtivo apoiado pela locação topográfica.

Palavras-chave: Fundação Profunda, Geotecnia, Técnicas Construtivas, Topografia

1 INTRODUÇÃO

Para fins da construção civil, solo é usado como material de construção em diversos projetos de engenharia civil, bem como seve de suporte para fundações estruturais. Dessa forma os engenheiros civis, engenheiros geotécnicos, geólogos devem estudar as propriedades do solo, tais como, origem, distribuição dos grãos (granulometria), capacidade de carga, resistência ao cisalhamento, permeabilidade, compressibilidade. Tais fatores, apoiado pela investigação geotécnica[5], através dos inúmeros ensaios, irão direcionar a melhor solução de fundação a ser adotada.

Muitas vezes, na prática da engenharia geotécnica, o solo de um determinado local não apresenta as condições de suporte requeridas pela obra. Ele pode ser pouco resistente, muito compressível ou apresentar características que deixam a desejar sob o ponto de vista econômico. Sendo assim, novos e modernos equipamentos de investigação foram introduzidos nas últimas décadas visando a ampliar o uso de diferentes tecnologias em diferentes condições de subsolo.

Entre os principais fatores que visam a garantir o desempenho de uma determinada fundação executada estão justamente os critérios adotados para execução da mesma. Consequentemente, em virtude da grande disponibilidade de tipos de fundações existentes, diversas técnicas permitem a execução deste elemento no terreno garantindo que os critérios de projeto sejam atendidos. Vale ressaltar que a estrutura deve atender os desempenhos mecânicos e de durabilidade.

Caracterizada a solução de uso da Estaca Tipo Hélice Contínua Monitorada (HCM), que tem muita aplicação em áreas de centros urbanos, próximos a estruturas existentes como escolas, hospitais e edifícios históricos pelo simples fato de não ocasionar distúrbios, vibrações, ruídos exagerados e descompressão do terreno, a mesma oferece uma solução técnica economicamente interessante, este trabalho bisa demonstrar as variáveis e  características prévias a sua escolha, bem como discrimina seu processo construtivo.

O artigo divide-se basicamente em três partes inseridas e entrelaçadas na contextualização. A primeira analisa de maneira clara e objetiva as nuances da geologia de engenharia, além de explanar sobre o significado e importância da investigação geotécnica.

A segunda parte faz referência ao projeto de fundação, método construtivo e ensaios de prova de carga, caracterizando as vantagens e desvantagens na escolha da solução de fundação.

A terceira parte, esclarece conceitos de locação topográfica das estacas de fundação, através das notas de serviços orientadas, advindas do projeto elaborado. Também de maneira clara e objetiva visa discriminar os principais elementos topográficos e sua importância em uma obra de construção civil.

2 MATERIAIS E METODOS

O adequado planejamento do processo construtivo de implantação de uma obra de fundação é fator decisivo para o bom desempenho de todas as atividades que no local serão desenvolvidas. Portanto, recomenda-se não relegar a segundo plano, no âmbito das ações gerenciais o cumprimento do que preconiza normas e manuais.

A disposição física da área de estudo e implantação da obra foi a base para definir a ordem metodológica a ser adotada. Inicialmente, algumas demolições de estruturas de alvenaria existentes foram necessárias, bem como o contato com as concessionárias de água e energia afim de adequação e suporte à obra.

[pic 1]

Figura 1 – Imagem Google Earth 2020 - localização da área do empreendimento

fonte adaptada: AUTORES (2020)

Terreno livre de interferências, foi feito o planejamento da investigação geotécnica. Nesse sentido, levando-se em consideração a área de projeção do empreendimento, toma-se como primeiro passo conhecer o tipo de solo onde será implantado a obra, através de sondagem. Neste caso optou-se pela sondagem SPT – acrônimo de Standard Penetration Test, em que a norma NBR 6484 - Solo - Sondagens de simples reconhecimento com SPT – define como o ensaio pelo qual se determina o índice de resistência à penetração (N), observando que a quantidade de furos de sondagem para a área objeto da construção do empreendimento  foi definida pelo que preconiza a NBR 8036.

Para área de projeção da obra equivalente 3.879,467 m2, foram definidos 12 furos de sondagem SPT, conforme plano particular da construção.

Partindo das notas de serviço elaborada, tem-se a locação topográfica do cento de cada furo de sondagem SPT. O procedimento de locação de coordenadas, também se estendeu a locação posicional de cara estaca, de modo que a máquina (perfuratriz) se posicionasse sua hélice verticalmente sobre o ponto locado e ali iniciasse a escavação.

[pic 2]

Figura 2

Coordenadas para locação dos furos de sondagem SPT

Fonte: AUTORES (2020)

[pic 3]

Figura 3

Topografia – Estação Total Leica – TS 02

Fonte: AUTORES (2020)

As fundações por estacas são usadas principalmente para transferir as cargas das superestruturas, através de camadas frágeis, compressíveis, para solos ou rochas mais fortes, mais compacto, menos compressível e mais rígido em profundidade, aumentando o tamanho efetivo de uma fundação e resistindo a cargas horizontais. Eles são normalmente usados para grandes estruturas e em situações onde o solo não é adequado para evitar assentamento excessivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (661.3 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com