TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LAUDO TÉCNICO REFERENTE À SOLICITAÇÃO 13002

Por:   •  10/5/2019  •  Resenha  •  1.035 Palavras (5 Páginas)  •  2.040 Visualizações

Página 1 de 5

Belo Horizonte, 15 de março de 2017 À RJ CADEIRARIA Ltda  

 

LAUDO TÉCNICO REFERENTE À SOLICITAÇÃO 13002

 

DESCRIÇÃO DO MATERIAL: Prensa hidráulica para instalação de fixadores. MOD P40GH- 380VCA -16A

 

 

Objetivo:

 

Esse laudo técnico tem como objetivo obter informações e dados técnicos da prença hidráulica que executa a instalação de fixadores em peças usinadas para detecção de falha.

 

 

Falha Relatada:

 

No dia 12/03/2017 o Sr. Fernando Vieira, supervisor do setor de prensas da empresa RJ Caldeiraria Ltda, líder no mercado em caldeiraria de precisão, solicitou a nossa empresa ART Manutenção Industrial Ltda, especialista em manutenção de prensas através do nosso setor de atendimento ao cliente, uma analise técnica para identificação de falha em uma prensa hidráulica. O Sr. Fernando relatou que após se reunir com os funcionários que trabalham na operação da prensa, foi informado que para uma correta instalação dos fixadores nas peças usinadas, estavam sendo necessário repetir a operação várias vezes sendo que antes da falha para uma correta instalação dos fixadores nas peças usinadas  a operação era feita apenas uma vez.

 

Diante deste problema, os operadores não poderiam garantir a qualidade e segurança na instalação dos fixadores nas peças usinadas, uma vez que o funcionamento da prensa não era confiável.  

 

O Sr. Fernando relatou também que após se reunir com o setor de controle de produção, foi informado que devido esta falha a produção teve uma queda aproximada de 20%.

 

E por fim, foi informado pelo Sr. Anderson Aquino, líder do grupo de manutenção das prensas que a manutenção preventiva ocorria a cada dois anos e que o oleo do reservatorio era trocado a cada cinco anos.

Levantamento de Dados

De posse destas informações e após o recebimento da solicitação de serviço, marcamos uma visita técnica para levantamento de dados e verificação da falha na prensa hidráulica. Para este serviço, foi designado o nosso técnico em mecânica  André Nascimento com a orientação de fazer o levantamento de dados e efetuar a analise técnica para a proposta de solução da falha.

Após análise feita pelo nosso técnico, foi constatado duas prováveis possibilidades, causadoras da falha:  

Alimentação hidráulica: Variação de pressão de trabalho influenciando na capacidade de força da bomba hidráulica.

Alimentação elétrica :  Variação de tensão e corrente elétrica na rede de alimentação influenciando na potencia do motor elétrico que por sua vez influenciaria na capacidade de geração de pressão ( força ) da bomba.

Para a detecção da falha, foram executadas diversas medições nos circuitos elétrico e hidráulico e comparadas aos valores especificados na documentação do fabricante da prensa.

   Tensão e corrente elétrica conforme o fabricante: 380VCA – 16A.  

    Instrumento utilizado para medições no circuito Elétrico: Multímetro Digital

 

Foto :Multímetro Digital

Obs.: As medições no circuito elétrico foram monitoradas durante 5 horas e constatado que os valores correspondiam aos especificados pelo fabricante e não ocorria variações nestes valores.

Pressão e vazão normal de trabalho conforme o fabricante:  

40 Kgf/Cm2 – 18 LPM

          Instrumentos utilizados para medições no circuito hidráulico: Manômetro - Rotâmetro

Resultados das medições no circuito Elétrico:  

- Tensão : 380VCA  

- Corrente : 16A

 

 

Após as medições e verificações dos valores, ficou evidenciada que a falha na instalação dos fixadores executadas pela prensa, não estava ocorrendo corretamente por um problema hidráulico, pois o valor da pressão de trabalho do equipamento especificada pelo fabricante deveria ser de 40 Kgf/cm2  podendo ter uma variação de 5% e os valores medidos estavam com variação de 50 á 70%.

Executando uma inspeção visual, o nosso técnico com o apoio dos operadores da prensa, encontrou uma ruptura em uma das mangueiras de alimentação do sistema hidráulico da prensa situada no interior do reservatório de óleo. No corpo da mangueira havia a especificação do fabricante indicando que a mangueira suportava uma pressão de 35 Kgf/cm2 ,valor abaixo da pressão de trabalho da prensa que estava comprometendo  a durabilidade e a vida útil da mangueira.

 

Sugestões:

Para a solução imediata da falha, sugerimos a troca da mangueira de alimentação por outra com capacidade três a quatro vez maior que a necessária para o  funcionamento da prensa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com