TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEI DO VALOR DO VALOR

Tese: LEI DO VALOR DO VALOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/1/2014  •  Tese  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 4

2 A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER

Os alunos por vezes deparam-se com a leitura de textos filosóficos e técnicos e sentem uma certa dificuldade de compreensão. Acredita-se que por falta de hábito de leitura, estas dificuldades se agravam, porém são obstáculos superáveis.

O estudante só compreenderá o que leu se conseguiu decodificar a mensagem do texto ou livro e, em seguida, aplicá-la. Para que se tenha maior apropriação das idéias do autor, é necessário que se estabeleça um diálogo direto com ele, transformando-se até em co-autor, participando ativamente das idéias que estejam sendo exploradas, reescrevendo o mundo. Quando lemos sem o devido comprometimento com o texto, não nos apropriamos do conhecimento; apenas memorizamos a palavra escrita.

A comunicação ocorre quando há transmissão entre um emissor e um receptor e sem ruído na comunicação. Quando o autor escreve um texto, codifica uma mensagem que, por certo, foi anteriormente pensada e concebida. O leitor, ao fazer a leitura, decodifica a mensagem do autor e completa a comunicação.

A importância da comunicação traduz melhor percepção do ato de ler que, por certo, implica crítica, interpretação e uma reescrita do que foi lido, associando a construção do meio ambiente do leitor ao mundo das palavras do autor.

O leitor, ao fazer uma leitura analítica e reflexiva, deve observar o contexto em que o texto está inserido, pois isso facilita a compreensão da abordagem feita. Algumas dicas para que se realize uma leitura eficaz:

1. Tenha sempre um objetivo definido. Para que está lendo? Qual o propósito da sua leitura?

2. Respeite seu ritmo de leitura. Com o tempo e prática ganhará velocidade.

3. Caso haja palavras desconhecidas no texto, recorra ao dicionário.

4. Procure saber um pouco da biografia do autor, para perceber a visão dele.

5. Analise as partes do texto e faça a junção deles.

6. Saiba fazer uma triagem do que esteja lendo e perceba sua aplicabilidade no momento.

7. Evite sublinhar o texto na primeira leitura. Faça primeiramente uma leitura de reconhecimento e, em seguida, realize uma leitura reflexiva.

TIPOS DE ANÁLISE DE TEXTO

ANÁLISE TEXTUAL

A análise textual é o primeiro contato do leitor com o texto. É um procedimento preparatório da leitura. O objetivo é obter uma visão global do texto lido e perceber o estilo, o vocabulário utilizado, o autor, os fatos abordados e os elementos importantes.

A leitura de um texto deve ser feita por etapas, trabalhando cada unidade ou capítulo de forma separada com o propósito de entender as partes para depois o todo; devemos, contudo, evitar espaçamento de tempo muito grande entre unidades de leitura, para não prejudicar sua compreensão.

ANÁLISE TEMÁTICA

Procure o autor em sua abordagem sem interferências, observando o conteúdo explorado nos seguintes aspectos:

• Do que fala o texto.

• Qual a problematização do tema.

• Que tipo de abordagem o autor faz do tema.

• Qual o raciocínio e argumentações utilizados pelo autor.

• Qual a idéia central do texto lido.

A análise temática é o suporte necessário para a elaboração do resumo do texto; ela permite identificar o que aborda o texto em estudo.

ANÁLISE INTERPRETATIVA

É o momento da apropriação do conhecimento pela compreensão objetiva da mensagem transmitida pelo autor e captada pelo leitor nas entrelinhas do texto. É explorar todas as idéias ali expostas, associá-las com outras idéias semelhantes, conduzindo a uma reflexão do leitor.

Após esta reflexão, faz-se necessária uma análise crítica, com a formulação de um juízo crítico, com uma posição a respeito do texto produzido, observando sua relevância e contribuição dada ao tema abordado no texto.

Para Severino (2000, p.58) “a leitura analítica metodologicamente realizada é instrumento adequado e eficaz para o amadurecimento intelectual do discente”.

FICHAMENTO

Um fichamento é um resumo apresentado em fichas, que são guardadas em um arquivo pessoal. A elaboração de fichamentos têm uma tripla função:

1. como anotação de leitura a ser guardada;

2. como instrumento de avaliação;

3. reconstrução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com