TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEIS DE NEWTON E APLICAÇÕES

Por:   •  11/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3

AKILA LUCIANA SILVA MATOS – RA 32020001819

DJONATAN PEREIRA - RA 32020002264

JEAN JOÃO VIEIRA – RA 32020002263

LUIZ ALBERTO MANGRICH – RA 32020001776

THIAGO DE AMORIM – RA 32020001872

SIMONE MARIA DA CUNHA FERNANDES – RA 32020001806

LEIS DE NEWTON E APLICAÇÕES

Grupo: 1

[pic 3]

SÃO JOSÉ

2014


LEIS DE NEWTON E APLICAÇÕES

Não há como se falar em movimentos, sem mencionar um dos maiores teóricos que formulou as teorias da Inércia, Princípios Fundamentais da Dinâmica, Ação e Reação.

Isaac Newton (1642-1727), físico inglês autor do Livro Princípios Matemáticos da Filosofia Natural, publicado em 1687, nesta obra formulou três princípios que são utilizados para compreensão dos problemas relativos aos movimentos. Conhecidas como Primeira, Segunda e Terceira Lei de Newton.

A Primeira Lei de Newton, também conhecida como Lei da Inércia, indica que a velocidade vetorial de um ponto material, não varia. Explica o que acontece com os corpos que estão em equilíbrio, estático, corpo em repouso e dinâmico, corpo em movimento. Devido à inércia um corpo que está parado tende a ficar parado e um corpo que está em movimento tende a permanecer em movimento, somente haverá alteração desse estado se for aplicada uma força resultante diferente de zero.

Na Segunda Lei de Newton evidenciar-se-á o que ocorre com um corpo que está sob influência de várias forças, que ao contrário de Lei da Inércia onde a resultando das forças que atuam sob o corpo tem que ser nula, a resultante deverá ser diferente de zero.

Para romper a inércia do corpo em repouso, faz-se necessário que a força aplicada no corpo seja maior que a força que o mantêm em repouso, já no caso do corpo em movimento para pará-lo faz-se necessário que a força aplicada seja maior que a força que o mantêm em movimento.

A Terceira Lei de Newton, explica que toda ação sempre se opõe uma reação igual, ou seja, para toda força de ação feita sempre haverá uma força de reação com módulo e direção iguais, porém com sentido contrário.

Pois as forças atuam sempre em pares, portanto para toda força de ação existe uma força reação.

Para exemplificarmos a primeira Lei de Newton, observou-se que os passageiros em um ônibus em movimento, quando o motorista aciona os freios, não levando em consideração a força que é responsável por diminuir a velocidade, tendem a permanecer em repouso, diante disso são projetados para frente. Pois, na frenagem o ônibus é desacelerado, mas os passageiros não são e na retomada da aceleração os passageiros são projetados para trás devido à ação da inércia.

Ao aplicar a Segunda Lei de Newton, observa-se que um caminhão vazio ao tentar arrancar sofrerá influência de uma força menor do que outro caminhão carregado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (123.3 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com