TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEVANTAMENTO E LOCAÇÃO PLANIMÉTRICA

Por:   •  16/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.464 Palavras (14 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI[pic 1]

CENTRO DE TECNOLOGIA – CT

DEPARTAMENTO DE TRANSPORTES

DISCIPLINA: LOCAÇÕES ESPECIAIS E BATIMETRIA

DOCENTE: MSC. ALESSANDRO RHADAMEK A. PEREIRA

LEVANTAMENTO E LOCAÇÃO PLANIMÉTRICA

TERESINA, 2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

LEVANTAMENTO E LOCAÇÃO PLANIMÉTRICA

ANA CAROLINE GUIMARÃES LIMA

ARIELL HENRIQUE DE CASTRO BASTOS

IZAIAS DA SILVA FILHO

JEZIEL GOMES DA PAZ

WIDYSON MATHEUS PRADO DA SILVA

        

TERESINA, 2018

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        3  

2. DESENVOLVIMENTO        4

     2.1 OBJETIVOS         4

3.METODOLOGIA......................................................................................................4

4.MEMORIAL DE CALCULO..................................................................................9

5. CONCLUSÃO        19

REFERÊNCIAS        20

ANEXOS        21

1 Introdução

Diante das diversidades naturais que existem em investigar e, posteriormente, demarcar e representar áreas de qualquer localidade a ser estudada, o uso de técnicas e equipamentos específicos atrelados a prática e experiência do profissional legalmente habilitado para o desenvolvimento de tal trabalho, acabam por proporcionar uma solução precisa e bastante eficiente para as inúmeras situações desse tipo que surgem durante trabalhos na engenharia, em especial aos topográficos.

Segundo KAHMEN (1988), a Topografia é uma ciência aplicada que trabalha com medidas (lineares e angulares) realizadas sobre a superfície da Terra e a partir destas medidas são calculados áreas, volumes, coordenadas, etc. Além disto, estas grandezas poderão ser representadas de forma gráfica através de mapas ou plantas. Para tanto é necessário um sólido conhecimento sobre instrumentação, técnicas de medição, métodos de cálculo e estimativa de precisão (KAHMEN; FAIG, 1988). Nessa definição observa-se a necessidade do homem de definir, limitar, compreender e estudar a Terra, mesmo que em uma porção limitada, muitas vezes de interesse particular ou de terceiros que buscam informações sobre determinada região.

Além das técnicas mais conhecidas que consistem basicamente na obtenção de medidas lineares e angulares (Levantamento Planimétrico), existem outras que, acabam fornecendo um grande arcabouço de informações que posteriormente podem ser utilizados para as mais variadas finalidades na topografia, seja para monitoramento de estruturas, terraplenagem, georreferenciamento e locações de obras.

A fim de nortear quaisquer trabalhos topográficos que fossem realizados, surge em 1994 a NBR 13133 que tratará da execução dos levantamentos topográficos e seus procedimentos.

 Segundo a mesma: “o Levantamento Topográfico é um conjunto de métodos e processos que, através de medições de ângulos horizontais e verticais, de distâncias horizontais, verticais e inclinadas, com instrumental adequado à exatidão pretendida, primordialmente, implanta e materializa pontos de apoio no terreno, determinando suas coordenadas topográficas. A estes pontos se relacionam os pontos de detalhes visando à sua exata representação planimétrica numa escala predeterminada e à sua representação altimétrica por intermédio de curvas de nível, com equidistância também predeterminada e/ou pontos cotados”.

Outra atividade topográfica que merece destaque nesse trabalho é a Locação de pontos.

Durante um levantamento topográfico são medidas direções e distâncias entre pontos e a partir destas podem ser calculadas as coordenadas das feições de interesse. Na locação o que ocorre é o processo contrário: a partir de coordenadas de pontos definidos em um projeto são calculadas direções e distâncias em relação a marcos de referência. Com estes valores, a partir dos marcos de referência materializados em campo, é possível locar ou indicar a posição dos pontos de interesse. Neste sentido a locação reveste-se de grande importância, pois um erro durante o processo de locação pode resultar diretamente num erro da execução da obra.

Dessa meneira, o presente trabalho busca estabelecer um estudo, de maneira sucinta, a respeito do levantamento planimétrico seguido do emprego da técnica de locação de uma área localizada próximo ao estacionamento do CCHL da Universidade Federal do Piauí, mediante o uso dos dispostos da NBR 13133 (Execução de Levantamentos Topográficos), além da realização de cálculo de poligonal principal, com a confecção da planta topográfica e elaboração do memorial descritivo, bem como recomendado pelo  Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 OBJETIVOS

2.1.1 Objetivos Gerais:

• Habilitar os estudantes à execução de um levantamento e locação planimétrica;  

 • Desenvolver nos alunos a capacidade de manuseio dos equipamentos e acessórios disponíveis na UFPI;

 • Colocar em prática as orientações contidas na Norma Técnica NBR 13133 –  Execução de Levantamento Topográfico.

2.1.2 Objetivos Específicos:

  • Habilitar os estudantes à execução de um levantamento e locação planimétrica;
  • Familiarizar e instigar o aluno a identificar situações problemas nos quais a técnica de levantamento/locação possa ser aplicada; e possibilitar não só o domínio desta técnica, mas também, a capacidade de relacioná-la com outras;
  • Familiarizar o aluno com o modelo de memorial descritivo segundo o INCRA.

3. METODOLOGIA

3.1 Área de Estudo

O presente trabalho desenvolveu-se através de uma sequência metodológica que se iniciou pela definição da área a ser levantada, agregando características sobre a mesma como: visualização entre os vértices e adequação dos parâmetros estipulados (distância entre os vértices ≥ 50 metros). A partir daí, materializou-se a escolha dos vértices da poligonal através da colocação de pontaletes de ferro na superfície terrestre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (978.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com