TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEVANTAMENTO PLANIALTIMÉTRICO

Por:   •  25/4/2016  •  Monografia  •  1.114 Palavras (5 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 5

Curso Eng. Civil – Campus Grande Florianópolis – Unidade Pedra Branca

UNISUL, SC. Brasil

Data trabalho de campo: 28/03/2015

Data entrega: 13/06/2015

TOPOGRAFIA GERAL

Professor: Dr. Eng. Gabriel Cremona Parma

LEVANTAMENTO PLANIALTIMÉTRICO

Integrantes da equipe de trabalho do relatório:

Dayane Vanusa Santos - 1851

Guilherme Barcelos - 1851

 Jorge da Silva Vieira - 1851

Juliana Costa Pires - 1851

Robson de Lima - 1851

1. INTRODUÇÃO

A topologia tem como objeto de estudo as diferentes formas de medição, cálculo e também representação gráfica de uma determinada área, relatando todos os acidentes naturais e artificiais. Esta determinação pode ser alcançada com a utilização de ferramentas, que facilitam as medidas e buscam o máximo de precisão e exatidão, definindo os acidentes e a localização da área que esta sendo analisada.

A Estação Total é uns dos equipamentos utilizados para realizar medições topográficas de distâncias e ângulos, tanto verticalmente como horizontalmente. Este equipamento deve ser utilizado em conjunto com um prisma Para fazer as medições, a estação total deve ser “cravada” no chão, bem alinhada, e posicionada em um local onde seja possível visualizar todos os pontos a serem medidos, sem nenhum obstáculo. E o prisma, deve ser posicionado sobre cada ponto a ser medido. Ao mirar a estação total no prisma, esta emite um feixe de laser que reflete no prisma e retorna ao equipamento, possibilitando a medição desejada.

Com a utilização da Estação Total foi possível coletar os dados utilizados neste trabalho que serão utilizados para encontrar as coordenadas X, Y e Z, a inclinação do terreno, os ângulos internos de cada vértice e a área do terreno.

1.1 OBJETIVO

Determinar os pontos para o levantamento, coletar os dados através da Estação Total, e identificar as coordenadas topográficas dos pontos definidos.

1.2 LOCAL DO TRABALHO

 A atividade foi realizada no dia 16/05/2015, no gramado localizado próximo ao estacionamento C e ao lado do bloco L, no Campus da Unisul – Pedra Branca, Palhoça-SC, aproximadamente as 11h00min. A figura 1 abaixo representa a planta de localização da área em estudo.[pic 1]

Figura 1.  Planta de localização feita no AutoCAD, decalcada da Imagem satelital de Google Earth

Fonte: Alunos Topografia I 2015

1.3 INSTRUMENTAL, MATERIAIS E SOFTWARES

Para a realização deste trabalho de campo utilizamos:

  1. Estação Total, TopCon série GPT-3000W, com a precisão de 5”;
  2. Tripé, que é utilizado para fixar a Estação Total e necessita um cuidado ao instalar para deixar a Estação nivelada;
  3. Prisma, que funciona como um ponto guia;
  4. Prancheta para desenhar o croqui;
  5. Word;
  6. Google Earth;
  7. AutoCAD;
  8. PDF;

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 LEVANTAMENTO PLANIALTIMÉTRICO 

O levantamento Planialtimétrico consiste em descrever a área com exatidão a fim de obter as medidas planas, ângulos e diferentes desníveis (inclinação).

Onde irá gerar-se uma representação gráfica, desconsiderando as informações de relevo, elementos naturais e/ou artificiais (tais como muros, cercas, etc), existentes na área de estudo.

2.2 MÉTODO UTILIZADO

O método utilizado foi o da Irradiação, que consiste em localizar estrategicamente, um ponto fixo “A”, para que todos os outros pontos definidos possam ser avistados. Assim, deste ponto “A” são medidas as distâncias aos outros pontos definidos, bem como, os ângulos horizontais entre os alinhamentos que possuem o ponto fixo “A” como vértice.

Utilizou-se uma Estação Total TopCon GPT-3000W para levantar os dados necessários para realização da planta topográfica da área estudada. A Estação Total deve ser manuseada com extremo cuidado, assim como qualquer outro instrumento óptico de precisão.

Sendo um instrumento que se utiliza do campo magnético da Terra para seu funcionamento, é de extrema importância para precisão dos cálculos, que o mesmo não seja instalada sob redes de alta tensão ou até mesmo sob redes superficialmente baixas, mesmo sendo de baixa tensão, ou qualquer outra situação que possa colocar em risco esta precisão. A Estação Total deve estar fixada firmemente ao solo, e nivelada.

Certificando-se que os devidos cuidados foram tomados, inicialmente identificamos o ponto inicial “A”, ponto onde a Estação Total estava instalada, localizando-se ao lado do bloco L que teve como ponto de arranque ,  e   e foi considerada com o ângulo de 0°00’00’’. A Altura da estação total era de 1,54 m e a altura do prisma era de 1,70 m. Após definido o ponto inicial, foi determinado mais 14 pontos para melhor apresentação do terreno, onde obtivemos os azimutes e as distâncias horizontais de cada ponto, conforme mostra a Tabela 1.[pic 2][pic 3][pic 4]

2.2.1 DADOS COLETADOS

 PALAVRAS DO PROFESSOR: “Tabelas e figuras não podem superar as margens do texto e nas tabelas não podem ser cortadas em páginas diferentes.

As tabelas deverão estar formatadas conforme o exemplo apresentado na Tabela 1, sempre feita em Word. Observe que as bordas e linhas internas apresentam características especiais e que não levam bordas laterais: outro padrão significará perda de nota.

As Tabelas não podem ser escanerizadas de outros documentos, devem ser originais do Word. Se feitas em Excel, devem manter TOTALMENTE o formato apresentado como exemplo.

No texto, utilize os estilos de textos próprios deste mesmo documento, listados na Tabela 1. Também observe que os títulos e subtítulos devem estar numerados sequencialmente.”

Tabela 1.  Levantamento Planialtimétrico com Estação Total

Tema

Tema

Tema

Dos estilos de textos usado

Tema

Tema

Tema

Texto usado para

Nome do estilo neste doc

Título/dados iniciais do relatório

Títulos

Nome(s) do(s) autor(es)

Autores

Texto geral do relatório

Texto

Títulos de seção

Seção

Títulos de subseção

SubSeção

Cabeçalho de página

CabecalhoPe

Pé de página

CabecalhoPe

Referências, notas de rodapé.

Normal

Equações

Equação

Tabelas

Tabelas

Figuras

Figuras

Fonte: Dos Autores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (182.5 Kb)   docx (221.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com