TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIGAS METÁLICAS, CORROSÃO METÁLICA, REAÇÕES DE OXIRREDUÇÃO E METAIS DE SACRIFÍCIO

Por:   •  30/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.280 Palavras (14 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

FACULDADE SÃO PAULO

NOMES

LIGAS METÁLICAS, CORROSÃO METÁLICA, REAÇÕES DE OXIRREDUÇÃO E METAIS DE SACRIFÍCIO

ROLIM DE MOURA – RO

OUTUBRO DE 2016


NOMES

LIGAS METÁLICAS, CORROSÃO METÁLICA, REAÇÕES DE OXIRREDUÇÃO E METAIS DE SACRIFÍCIO

Trabalho técnico cientifica apresentado à Faculdade São Paulo como requisito de obtenção de nota na disciplina de Química no Curso de Engenharia Civil ministrado pelo professor nome.

ROLIM DE MOURA – RO

OUTUBRO DE 2016

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        DESENVOLVIMENTO        4

1.1.        PAPEL DA QUÍMICA APLICADA A CONSTRUÇÃO CIVIL        4

1.2.        LIGAS METÁLICAS        5

1.3.        LIGAS METÁLICAS APLICADAS NA ENGENHARIA CIVIL        6

1.1.1.        Aço        6

1.1.2.        O Cobre e suas ligas        8

1.4.        CORROSÕES METÁLICAS        9

1.5.        REAÇÕES DE OXIDAÇÃO E REDUÇÃO        10

1.6.        METAIS DE SACRIFÍCIOS        11

1.7.        APLICAÇÕES DE METAIS DE SACRIFÍCIO NA CONSTRUÇÃO CIVIL        11

3.        CONCLUSÃO        14

REFERÊNCIAS        15

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tratará das diversas situações em que a Química está presente na construção civil. O objetivo é expor quais os benefícios que essa Ciência pode trazer para área da Engenharia Civil. Assim sendo, a ordem lógica do trabalho foi de forma a contextualizar essas situações e volta-las para pontos específicos, como a aplicação das Ligas metálicas na construção civil e o uso dos metais de sacrifício.

Além disso, não foi colocado apenas métodos de proteção, também foram explicados como funcionam os processos de corrosão, dando mais propriedade para o conteúdo exposto. Com isso, foi feito uma inter-relação da matéria com a profissão, colocando de forma explicativa ações que podem ser usadas no cotidiano. Enfim, foi feito de forma clara e objetiva a definição dos temas e suas aplicações.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. PAPEL DA QUÍMICA APLICADA A CONSTRUÇÃO CIVIL

A Química é uma ciência de grande importância na formação profissional de engenheiros, ela proporciona a construção de profissionais capas para desenvolver e analisar novas tecnologias, participando assim da produção de conhecimentos científicos. Devido a essa grande importância, ela é muito encontrada na grade de ensino superior. (PINHEIRO et al, 2014).

Tratando-se de estudantes da área de engenharia, a Química é apenas umas da variadas ciências as quais eles devêm estar familiarizados (BROWN & LAWRENCE, 2011). Sendo para Engenharia Civil, uma das matérias que estarão presentes frequentemente no exercício da profissão.

A presença da Química no cotidiano do Engenheiro Civil, pode aparecer de diferentes formas, ramificando-se por subáreas, que, para serem adentradas requerem alguns subsídios, que são fornecidos durante o estudo dessa ciência. Abaixo na Tabela 1, esta que é resultante da pesquisa realizada por estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC), relaciona alguma das subáreas dos Engenheiros Civis com os Subsídios(embasamento) em Química que devêm ter esses profissionais.

Tabela 1-Relação de Temas da Disciplina de Química Geral. Fonte: Química Geral para Engenharia Civil: A Busca de uma Nova Identidade

SUBÁREAS

SUBSÍDIOS

Estrutura

Estequiometria, oxidação e redução

Infraestrutura em transporte

Classificação periódica dos elementos, ligações químicas, estrutura e ligações em sólidos

Materiais

Medidas em química, estequiometria, classificação periódica dos elementos, ligações químicas, estrutura e ligações em sólidos, cinética e equilíbrio químico

Recursos Hídricos e Saneamento

Medidas em química, estequiometria, cinética e equilíbrio químico, ácidos e bases

  1. LIGAS METÁLICAS

As ligas metálicas são formadas pela união de metais entre si ou um metal com outro elemento. Elas são úteis porque muitas vezes os metais puros não apresenta características apropriadas para indústria, sendo assim necessária a modificação e melhoramento das propriedades desses metais. Dessas mudanças surgem as ligas, que tem suas propriedades alteradas de acordo com a forma de preparação ou também pela proporção em que esses elementos são misturados. Esses novos materiais que resultam da transformação dos metais puros, são muito mais eficazes e possuem várias finalidades e usos. (PAULA & FOGAÇA, 2016).

        As ligas metálicas podem ser divididas em dois grandes grupos, estes são os de: Ligas ferrosas e Ligas não ferrosas. A primeira são as que possuem como constituinte principal o Ferro, são muito utilizadas na construção civil, pois, são extremamente versáteis, porque podem ser adaptadas para terem ampla variedades de propriedades mecânicas e físicas. Uma desvantagem dessas ligas é por serem suscetíveis à corrosão. Exemplos de ligas ferrosas: aço, ferro fundido e aço patinável. A segunda são as que não tem o Ferro como constituinte principal, são por exemplo: Latão, Bronze, Alpaca, Zamac, Ligas de Alumínio, etc. (LUZ, 2016).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (559.6 Kb)   docx (400.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com