TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Org. Met Portugues

Dissertações: Atps Org. Met Portugues. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 3

Na fala além do vocabulário, também utilizamos gestos, entonação de voz, reações diversas. Existe maior numero de repetições, coloquialismo é recorrente como as expressões genéricas e jargões, são marcados também pela transitoriedade, por frases curtas e fragmentadas e acontece co interação face a face.

A escrita exige formalidade e respeito às regras de gramática para que a idéia exposta, seja compreendida pelo receptor. Possui menor numero de repetição, é um registro permanente, acontece através de interação à distância, é composta por frases complexas não fragmentadas.

FALA ESCRITA

Bisicreta Bicicleta

Profesô Professor

Barrê Varrer

Caxa Caixa

Caranguejo Carangueijo

Poco Pouco

Brinjela Berinjela

Mântega Manteiga

Pexe Peixe

Mortandela Mortadela

Mixirica Mexirica

Quejô Queijo

Vrido Vidro

Iveja Inveja

Priguiça Preguiça

Resenha do capítulo 02 – Variação Linguística

No livro Metodologia do ensino da Língua Portuguesa da autora Maria Lúcia de Castro Gomes, sendo a 2°edição lançada pela editora Ibpex, e reproduzida pela Faculdade Anhanguera no programa PLT, em seu segundo capítulo entitulado como “Variação Linguística”, cujo texto é de autoria de Ricardo Calil, encontramos uma discussão sobre esse assunto que é tão importante conhecermos.

Como o próprio autor define, a língua é utilizada pelo ser humano para a comunicação, expressão de sentimentos. Utilizando como exemplo o filme “Ò, pai,ó” e a sua repercussão em nossa cultura, ele faz ressalvas sobre os diferentes tipos de linguagens que existem dentro do nosso país, e como isso pode ser utilizado de forma negativa por algumas pessoas para discriminar ou ridicularizar, certas culturas. Calil baseia seu texto nos estudos de Ferdinand Saussure considerado o pai da lingüística por ter organizado esse estudo, mesmo essa parte da língua tenha começado realmente a ser estudado como sociolingüística na década de 60 através do modelo de William Labov.

Afirmar que o Brasil possui uma única língua é um mito, possuímos variedades seja de: contexto, socioculturais e, geográficas. A mais conhecida é a diferença entre a língua culta que é onde tomamos mais cuidado com as normas gramaticais, da linguagem coloquial que utilizamos no cotidiano, que contém vícios, gírias. Também temos a variação fonética onde podemos identificar a região de convívio da pessoa através do seu sotaque, tipo de pronúncia, e a variação gramatical onde algumas regiões são conhecidas por junção de palavras, reduções, bordões relativos a sua cultura. E ainda à diferença relacionado a faixa etária onde cada grupo tem seu próprio modo de falar, tornando uma característica, como vemos ilustrado através do texto de Fernando Sabino

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com