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LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO E PARADIGMAS

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Por:   •  30/4/2014  •  1.956 Palavras (8 Páginas)  •  350 Visualizações

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UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

COMPILADORES

LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO E PARADIGMAS

Tubarão

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO E SUAS PROPRIEDADES DESEJÁVEIS 4

2.1 DEFINIÇÃO 4

2.2 PROPRIEDADES DESEJÁVEIS 5

2.2.1 FACILIDADE DE APRENDIZADO 5

2.2.2 PORTABILIDADE 5

2.2.3 LEGIBILIDADE 5

2.2.4 REUSABILIDADE 6

3 HISTÓRICO DAS LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO 6

4 PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO 7

4.1 PROGRAMAÇÃO IMPERATIVA 8

4.2 ORIENTAÇÃO A OBJETOS 8

4.3 PROGRAMAÇÃO FUNCIONAL 9

4.4 PROGRAMAÇÃO DECLARATIVA 9

5 CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

Linguagens de programação tem cada vez mais evoluído e ganhado novos conceitos e características. Com base na importância destas para o meio computacional, será abordado neste trabalho o que vem a ser linguagens de programação e o quais são as principais propriedades que são consideradas desejáveis em sua estrutura.

Além da definição de linguagem e relação com suas características, também será relacionado um breve histórico da evolução das principais linguagens de programação, procurando relacionar as condições e estrutura de cada fase da evolução das mesmas no meio computacional.

E por fim, serão abordados os conceitos de paradigmas de programação, que nada mais são que modos de se organizar, trabalhar e desenvolver em uma determinada linguagem de programação, exemplificando cada um dos paradigmas abordados com um exemplo em algumas linguagens de programação.

2 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO E SUAS PROPRIEDADES DESEJÁVEIS

O ser humano no decorrer de sua evolução, afim de melhor se comunicar e interagir com seus semelhantes na sociedade, foi aos poucos tendo como necessidade, a criação de formas padronizadas de se comunicar: assim surgia a linguagem, ou ainda, os idiomas.

Este mesmo processo, de criação de linguagens de comunicação entre os seres humanos, ocorreu no meio computacional. Assim como o ser humano criou os milhares de idiomas (linguagens) para se comunicar entre si, também foram criadas as linguagens de programação. Estas foram necessárias para que o homem se comunicasse com a máquina, ou seja, com o computador propriamente dito.

Tendo em vista que o computador apenas entende “zeros” e “uns”, expressos através da linguagem de máquina, houve a necessidade de criação de uma forma de se comunicar com a máquina mais facilmente. Para isto, foram criadas as linguagens de programação.

2.1 DEFINIÇÃO

Linguagem de programação pode ser definida como uma metodologia utilizada na criação de instruções para computadores, através de regras léxicas, sintáticas e semânticas, as quais devem ser respeitadas para a implementação de um programa.

As linguagens de programação estão classificadas em dois níveis distintos: baixo e alto nível. As linguagens de baixo nível são aquelas que tratam diretamente com a máquina, sendo geralmente linguagens mais complexas em termos de entendimento. Já as linguagens de alto nível são aquelas que mais se parecem com a linguagem natural do ser humano, ou na maioria das vezes tentam se aproximar desse contexto.

Para que as linguagens de programação possam ser entendidas pela máquina, faz-se necessário o processo de tradução da mesma, ou seja, um processo no qual o código fonte, escrito para a determinada linguagem, é traduzido e convertido em linguagem de baixo nível, ou seja, linguagem de máquina.

Dentre os principais tipos de tradutores existentes, destacam-se o interpretador e o compilador. O interpretador, como o próprio nome sugere, faz a interpretação do código gerado pela linguagem de alto nível para uma linguagem intermediária, a qual é executada por uma máquina, como por exemplo o caso do Java, na qual o código é traduzido e executado na JVM (Java Virtual Machine). Já o compilador faz a tradução, ou seja, compila o código gerado pela linguagem de alto nível diretamente para linguagem de máquina.

2.2 PROPRIEDADES DESEJÁVEIS

Toda linguagem de programação tem suas características e propriedades, que as definem como e o que elas são. A seguir, breve definição de algumas das várias propriedades desejáveis que as linguagens de programação possuem.

2.2.1 FACILIDADE DE APRENDIZADO

Facilidade de aprendizado é a propriedade que indica a curva de aprendizado que o programador tem para aprender a linguagem em si, Também pode-se dizer que é o nível de dificuldade, entendimento, que a linguagem oferece ao seu usuário.

2.2.2 PORTABILIDADE

Portabilidade é a propriedade que indica a possibilidade de utilização e distribuição da linguagem, bem como dos softwares resultantes desenvolvidos com ela, em várias plataformas, sejam elas Windows, Linux, Mac, SO mobiles, etc.

2.2.3 LEGIBILIDADE

Legibilidade é o nível de entendimento visual do código gerado na linguagem de programação. Ou seja, a partir da leitura do código desenvolvido, qualquer programador com um conhecimento da linguagem, consegue entender com facilidade o que cada trecho de código significa, como se fosse um texto normal em que está lendo o que está escrito sem muitas dificuldades. Legibilidade ruim é um fator que pode levar a um aprendizado mais lento de uma linguagem de programação.

2.2.4 REUSABILIDADE

Reusabilidade é uma propriedade muito importante, pois ela indica se uma linguagem de programação tem opções

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