TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paradigmas de Linguagens de Programação

Por:   •  4/4/2017  •  Ensaio  •  6.129 Palavras (25 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 25

        

Paradigmas de Linguagens de Programação

Professor: Bruno Moraes Rocha

Alunos: Andrey França e Maikon Rodrigues

Trabalho de Paradigmas

Projeto de linguagem híbrida (parte 1)

Linguagem de Programação Bamboo

        

1.0 Introdução

        A arquitetura básica de computadores exerceu um efeito crucial sobre o projeto das linguagens. A maioria das mais populares dos ultimos 45 anos foi projetada em função da arquitetura de computador prevalecente, chamada de arquitetura de von Neumman. Essas línguagens são chamadas de imperativas. Programação procedural é às vezes utilizada como sinonimo de Programação imperativa (Paradigma de programação que especifica os passos que um programa deve seguir para alcançar um estado desejado), mas pode se referir a um paradigma de programação baseado no conceito de chamadas a procedimento. Os Procedimentos, também conhecidos como rotinas, subrotinas, métodos, ou funções (que não devem ser confundidas com funções matemáticas, mas são similares àquelas usadas na programação funcional) simplesmente contêm um conjunto de passos computacionais a serem executados. Um dado procedimento pode ser chamado a qualquer hora durante a execução de um programa, inclusive por outros procedimentos ou por si mesmo[Wikipedia].

        É impossivel começar a falar de programação procedural, sem citar algumas linguagens que fizeram e fazem parte da vida dos programadores nos ultimos anos, como Pascal, Basic, Cobol e principalmente a linguagem C, a qual deu origem a uma família de outras linguagens, não somente do paradigma procedural.

        A linguagem de Programação Bamboo, contempla do paradigma Procedural, além de incorporar caracteristicas que não somente tornam linguagens como Java, Phyton, Ruby, entre outras elegantes, mas também efetivas e populares. As próximas seções deste trabalho visam mostrar as linguagens que influenciaram as características da linguagem Bamboo, e por fim suas próprias caracteristicas.

2.0 Linguagens que influenciaram o projeto Bamboo

        No projeto da linguagem de programação Bamboo, foram levadas em consideração alguns critérios de avaliação de algumas linguagens de programação, Legibilidade, Capacidade de Escrita, Confiabilidade e Custo.

2.1 Linguagem C

        C é uma linguagem de programação compilada de propósito geral, estruturada, imperativa, procedural, padronizada pela ISO, criada em 1972, por Dennis Ritchie, no AT&T Bell Labs, para desenvolver o sistema operacional Unix (que foi originalmente escrito em Assembly) . [Wikipedia]

        Algumas das caracteristicas essenciais que tornam a linguagem C um sucesso a muitos anos, é a possibilidade da programação não só em baixo nivel como também em alto, em um programa escrito em C é possível ter acesso de baixo nível, através de inclusões de código Assembly no meio do programa. Algumas das principais caracteristicas que a Bamboo herdou da linguagem C foram:

1) Modularidade

2) Geração de Codigo Efeiciente

3) Simplicidade

4) Facilidade de uso

        Em termos de codigo Bamboo apresenta caracteristicas semelhantes a Linguagem C:

1) O programa começa com a função main()

2) Identificadores: nomes usados para fazer referência à variáveis, funções e outros objetos

3) Declarações: expressam partes de um programa, podendo dar significado a um identificador

4) Tipos: definem as propriedades dos dados (atributos)

5) Funções: especificam as ações de um programa (métodos)

6) O primeiro caracter deve ser uma letra ou sublinhado

7) É case sensitive, ou seja, maiúsculas se diferem de minúsculas

Exemplo de um codigo em C:

#include  /* Pacotes com funções de entrada e saída */

int main(void)

{

    puts("Olá, Mundo!");

    return 0; /* Retorna 0, pois `main` retorna um 'int' */

}

/* Nova linha após fechar a chave principal */

Como muitas outras linguagens Bamboo herdou a maneira de se codificar laços de repetição da linguagem C, apesar de possuir outras maneiras mais simplificadas e elegantes de se utilizar, as quais serão mostradas em capitulos seguintes. Exemplo generico de uso de laços de repetições em C (while, do e for):

while (Condição)

{

    Comandos;

}

for (variável de inicialização; condição; incremento)

{

   Comandos

}

do

{

    Comandos

}

while(Condição)

        Em Bamboo a estrutura do-while é utilizada sendo do-until.

2.2 Linguagem Pascal

        A linguagem Pascal foi concebida por Niklaus Wirth no início da década de 70, tendo por principal objetivo eliminar os péssimos hábitos de programação reinantes na época, que  eram conseqüência da utilização das linguagens de programação existentes como Fortran,  Cobol e Basic. [UFSC] .

        Diferentemente da linguagem C, Pascal não utiliza chaves para unir um bloco de codigo, ao invés disso, utiliza a palavra reservada begin, end e then, o que para um iniciante pode ser muito bom, pelo fato de ser intuitivo, mas já para um profissional pode causar um retardo de rendimento. A Linguagem Bamboo é bem flexivel quanto a isso, e permite o programador escolher o que usar, chaves ou as palavras reservadas begin, end e then.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)   pdf (175.7 Kb)   docx (50.7 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com