TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagens De Programação E Sues Paradigmas

Tese: Linguagens De Programação E Sues Paradigmas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  Tese  •  974 Palavras (4 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 4

O que são linguagens de programação?

Linguagens de programação são métodos padronizados para transmitir instruções para um computador. Pode-se dizer, também, que são conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador. Uma linguagem de programação permite que um programador faça uma especificação precisa sobre quais dados o computador deve atuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais devem ser as ações tomadas diante de circunstâncias diferentes. Diz-se que uma linguagem de programação pode ser usada para expressar um algoritmo com precisão.

Os conjuntos de palavras (lexemas) são classificados em tokens. Formados de acordo com as regras da linguagem utilizada, constituem o código fonte de um software. Esse código, por sua vez, é traduzido para linguagem de máquina para que seja executado pelo processador.

As linguagens de programação tem como uma das principais metas permitir que programadores tenham uma maior produtividade, fazendo com que possam expressar suas ideias mais facilmente do que quando se compara com a linguagem de máquina utilizada pelos computadores.

Deste modo, as linguagens de programação são projetadas para adotar uma sintaxe de nível mais alto, que pode ser facilmente entendida por programadores humanos. As linguagens de programação são ferramentas de fundamental importância para facilitar o trabalho de engenheiros de software e programadores, fazendo com que os mesmos possam escrever programas de forma mais rápida e mais organizada.

As linguagens de programação tornam os programas mais independentes em relação aos computadores ou ambientes computacionais específicos. Isso ocorre porque programas escritos com linguagem de programação são traduzidos para linguagem de máquina do computador no qual será executado, ao invés de ser executado diretamente.

Histórico

O primeiro trabalho de linguagem de programação foi criado por uma grande amiga de Charles Babbage: Ada Lovelace. O projeto da primeira calculadora mecânica programável foi idealizado por Charles Babbage, que não conseguiu concretizar seu projeto, mesmo após trabalhar por muito tempo e gastar fortunas. A linguagem de programação ADA recebeu este nome em homenagem a Ada Lovelace.

Entre os anos de 1942 e 1946, na Alemanha Nazista, Konrad Zuse criou uma das primeiras linguagens de programação para computadores, chamada Plakalkül. Esta, por sua vez, teve pouca ou quase nenhuma influência no futuro das linguagens de programação.

Em 1952, Grace Hopper escreveu o primeiro compilador, para ser usado com a linguagem de programação A-0. Segundo Jean E. Sammet (Estados Unidos, 1928), o sistema A-0 foi o primeiro compilador desenvolvido para um computador eletrônico.

A linguagem de programação Fortran, criada em 1954 por John Backus, foi a primeira linguagem de alto nível amplamente utilizada.

Em sequência ao sistema A-0 foi criado, em 1957, o sistema B-0, que em 1958 daria origem ao sistema Flow-Matic, antecessor imediato do COBOL, que surgiu em 1959. O COBOL foi uma linguagem de grande aceitação para uso comercial. Entre 1958 e 1960 surgiu a linguagem ALGOL. O ALGOL-60 teve grande influência no projeto de muitas linguagens de programação criadas posteriormente.

Também em 1958 foi criada a linguagem LISP, que foi amplamente utilizada em pesquisas na área de ciência da computação, com maior destaque para pesquisas na área de Inteligência Artificial. Também pode-se relacionar à área de Inteligência Artificial a linguagem PROLOG (uma linguagem do Paradigma Lógico), criada em 1972.

A orientação a objetos é um marco importante na história das linguagens de programação. A linguagem Simula 67, criada entre os anos de 1962 e 1968 por Kristen Nygaard e Ole-Johan Dahl, em Oslo – Noruega, é uma extensão do ALGOL-60 e introduziu o conceito de classes.

A linguagem Smalltalk (ou Smalltalk-80) expande o conceito de classe e se torna a primeira linguagem de programação que oferecia suporte completo à programação orientada a objetos. Criada em 1969 por Alan Kay, Dan Ingalls e Adele Goldberg, veio a tornar-se pública somente em 1980.

Pascal,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com