TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LINUX E WINDOWS

Trabalho Escolar: LINUX E WINDOWS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  1.082 Palavras (5 Páginas)  •  1.560 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

LINUX

Linux é um sistema operacional, programa responsável pelo funcionamento do computador, que faz a comunicação entre hardware (impressora, monitor, mouse, teclado) e software (aplicativos em geral). O conjunto de um kernel e demais programas responsáveis pela comunicação com este é o que denominamos sistema operacional. O kernel é o coração do Linux.

Uma distribuição do Linux nada mais é que o conjunto de kernel, programas de sistema e aplicativos reunidos num único CD-ROM. Hoje em dia temos milhares de aplicativos para a plataforma Linux, onde cada empresa responsável por sua distribuição escolhe os aplicativos que deverão estar incluídos em seu CD-ROM.

WINDOWS

Microsoft Windows é uma popular família de sistemas operacionais criados pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen. Antes da versão NT, era uma interface gráfica para o sistema operacional MS-DOS.

O Windows é um produto comercial, com preços diferenciados para cada uma de suas versões. É o sistema operacional mais utilizado em computadores pessoais no mundo, embora uma grande quantidade de cópias sejam ilegais.

O impacto deste sistema no mundo atual é muito grande devido ao enorme número de cópias instaladas. Conhecimentos mínimos desse sistema, do seu funcionamento, da sua história e do seu contexto são, na visão de muitos, indispensáveis, mesmo para os leigos em informática.

A versão mais atual do Windows é o Windows 7, lançado em 2009

1 - LINUX X WINDOWS

1.1 ESTABILIDADE

A estabilidade é uma das maiores virtudes do Linux. Sua arquitetura de processos é transparente. O kernel modularizado permite rodar processos com independência, e é raro que o sistema caia.

O Windows XP alcançou um alto nível de estabilidade e confiabilidade, e o Windows Vista chegou para superar este padrão. A nova versão traz novos recursos de auto-reparo e monitores de desempenho.

1.2 USO DE PROCESSAMENTO E MEMÓRIA

O Linux foi projetado para fazer uso inteligente dos recursos de qualquer máquina, funcionando tanto em máquinas com vários gigabytes de memória como em celulares com poucos kilobytes de capacidade.

O Windows Vista permite que programas de uso mais freqüentes sejam abertos mais rapidamente. Também é possível aumentar o desempenho do computador adicionando uma memória flash na porta USB.

1.3 COMPATIBILIDADE COM PERIFÉRICOS

No Linux o ambiente reconhece a grande maioria de periféricos. A dificuldade está no acesso às frações de código, e parte dos dispositivos têm suporte de detecção e uso construídos à base de engenharia reversa.

Desde julho de 2005, a Microsoft disponibilizou as versões beta do Windows Vista para testes de acessibilidade. Após o lançamento, novos periféricos poderão ser atualizados através das atualizações automáticas.

1.4 USABILIDADE E AMBIENTE GRÁFICO

Estima-se que existam para o Linux cerca de 50 projetos de ambiente gráfico. KDE e GNOME são os destaques. São personalizáveis e bonitos, e possuem uma boa gama de softwares complementares.

No caso do Windows Vista, a nova interface melhora o acesso e a visualização

das informações, ao mesmo tempo em que mantém os comandos e usabilidade

das versões anteriores do Windows.

1.5 MÍDIA DIGITAL

É um velho mito que o Linux não suporta uma série de formatos ou não possui softwares de edição profissional. Existe uma grande variedade de softwares do gênero, e que suportam todos os formatos de vídeo e áudio populares, DVDs, legendas, áudio e vídeo compactados etc.

O novo Vista possui diversos recursos para gerenciar mídias digitais. Com o Media Center é possível gerenciar fotos, música, vídeos, TV e internet de forma simples e fácil. Outros recursos como gravação de DVDs, criação e edição de vídeos e imagens são agora recursos nativos.

1.6 INTERNET

O Linux é muito mais seguro e confiável que outras plataformas. O crescimento do Mozilla Firefox e o uso dos padrões Web pelos webdesigners têm sido as maiores contribuições para uma Internet mais íntegra e plural.

No Vista, a conexão foi facilitada com o recurso de Central de Redes.

O novo Internet Explorer 7 protege as informações do usuário contra ameaças

virtuais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com