TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenças entre windows e Linux

Resenha: Diferenças entre windows e Linux. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  Resenha  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  657 Visualizações

Página 1 de 4

Diferenças entre windows e Linux

Há muitos anos somos massacrados pelo monopólio do Sistema Operacional e nem percebemos. Só falamos no Windows, só compramos o Windows, só usamos o Windows. Sabemos o que ele nos oferece e somos gratos por isso. Esquecemos de conferir o que os concorrentes têm a oferecer.

E assim Bill Gates abusou de nossa boa vontade lançou produtos inacabados e colocou os preços nas nuvens, e se tornou o homem mais rico.

Mas talvez as coisas estejam prestes a mudar... Em 1991, o finlandês Linus Torvalds lançou o Linux, um sistema operacional revolucionário que prometia bater o Windows. Hoje, no Brasil, segundo a Istoé, ele funciona em 27% dos servidores de rede e em 5% dos micros domésticos. Na maioria das Procuradorias, inclusive na nossa, o Linux é o sistema operacional escolhido para hospedar as páginas (Internet e Intranet) da instituição.

Principais diferenças entre Windows e Linux

Windows é Software Proprietário (o uso é restrito à licença).

Linux é Software Livre (você pode compartilhar à vontade).

Windows é alvo de mais de 100.000 vírus e parasitas virtuais.

Linux é praticamente imune a vírus.

Windows tem muitos acordos com fabricantes de hardwares, e, portanto, usa drivers binários proprietários que dão bom suporte à multimídia e jogos gráficos 3D.

Linux desenvolve seus drivers de forma livre e com código fonte (compiláveis) via engenharia reversa ou com base nas informações que são disponibilizadas por fabricantes que apóiam o software livre, que ainda são em número inferior aos parceiros de código fechado do Windows.

Windows requer hardware topo de linha.

Linux funciona desde computadores Pentium-100 até os modernos Quad-Cores ou ainda Clusters de Supercomputadores.

Windows é menos usado em servidores e mais usado em desktops

Linux é mais usado em servidores e menos usado em desktops

Windows exige mais reboots e reformatações devido à instalação de novos programas e a instabilidades do sistema e aquelas induzidas por vírus.

Linux foi projetado para não necessitar de reboot (quando instala um programa não precisa reiniciar a máquina) e muito menos reformatações periódicas.

Windows tornou-se o padrão na era dos 32 bits

Linux está a caminho de se tornar o padrão na era dos 64 bits

Windows não dá muita margem ao usuário para que este adquira um profundo conhecimento do sistema, e nem o usuário vai conseguir muita vantagem se tentar fazer isso, pois o sistema é fechado.

Linux dá total liberdade ao usuário para que este obtenha total conhecimento do sistema de forma a adequá-lo às suas necessidades específicas, podendo modificá-lo à vontade e ir fundo em suas entranhas para ter certeza de que o sistema o obedece 100%.

Windows é desenvolvido por um número limitado de técnicos, em ambiente privado corporativo, na forma de uma empresa privada tradicional do século 20.

Linux e outros Sistemas Operacionais Open-Source (código aberto) é desenvolvido por um número ilimitado de colaboradores, a chamada comunidade global do software livre, apoiada na internet, onde todo e qualquer problema por mais complexo que possa parecer, acaba se transformando num problema trivial, daí o Linux ter menos Bugs, numa forma de produção colaborativa típica do século 21.

Similaridades:

Ambos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com