TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LM35

Artigo: LM35. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

Sensor de Temperatura LM35

Possui um circuito integrado parecido com um transistor de encapsulamento de 3 pinos, existindo outras versões de encapsulamento. É um sensor de temperatura para graus centígrados e é muito preciso e sensível, podendo ser encontrado facilmente no Brasil com um valor baixo.

Possui voltagem de saída analógica, e sua faixa de medição é de -55ºC a +150ºC com uma precisão em torno de 0,5ºC. Sua tensão de saída é de 10mV/ ºC. Sua saída pode ser conectada em qualquer micro controlador.

Seu funcionamento é básico, para cada 10mV na saída, representa um grau Celsius, então se a saída é de 222mV, a temperatura será de 22,2ºC, utilizando deste princípio, qualquer multímetro pode ser utilizado como termômetro de precisão.

Utilização do LM35

Pode ser usado em qualquer aparelho para medição de temperatura, seja ele micro processado ou circuito simples.

O circuito acima é um sinalizador ou um controlador de temperatura, utilizando dois LEDS D1 e D2, onde a posição é controlada pela temperatura do ambiente.

Pode-se perceber que é utilizado um sensor de temperatura LM35, e a saída do mesmo, é ligada na entrada não inversora do circuito integrado. A entrada inversora do amplificador operacional é a tensão de referência específica, deve se configurar usando o trimpot (R2).

Então a tensão de referência regulada em R2 é de 0,8V, a tensão na entrada não inversora (saída do LM35) torna-se 0,8V, quando a temperatura chega em 80 graus Celsius. Com isso a saída do IC3 vai para saturação positiva, fazendo que o transistor Q1 conduza e acenda o LED D1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com