TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOGISTICA INTERNACIONAL

Pesquisas Acadêmicas: LOGISTICA INTERNACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  2.652 Palavras (11 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior Tecnologia em Logística

Atividade Prática Supervisionada

Disciplina: Logística Internacional

Prof. Me. Ademir Cavalheiro Leite

Semestre: 4º semestre / Ano: 2012

Professor EAD: Vanderli Aparecida Guerra de Godoy

Professor Presencial: Paulo Alexandre da Costa

Camila Lins – RA: 1299936718

Carlos Luis Marques - RA: 3333539501

Cícero Luis Pereira de Oliveira - RA: 3341550527

Josiany Cristina Bueno - RA: 3306506742

Simone Borges - RA: 3326020431

Campinas/SP

23/11/2012

Camila Lins

Carlos Luis Marques

Cícero Luis Pereira de Oliveira

Josiany Cristina Bueno

Simone Borges

Atividade Práticas Supervisionadas

Disciplina: Logística Internacional

Prof. Me. Ademir Cavalheiro Leite

Atividade Prática Supervisionada apresentada ao curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da disciplina Logística Internacional para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Prática Supervisionada.

Campinas/SP

23/11/2012

INTRODUÇÃO

Nas grandes empresas, em geral, a logística é uma função distinta que faz interface com praticamente todas as demais atividades funcionais da organização. Nas pequenas empresas, em muitos casos, a logística é uma função acumulada pela área de vendas ou “expedição” ou sob controle direto do dono da empresa. Todas as organizações, cientes ou não disso, cuidam de alguma forma da logística porque é por meio dela que o produto e/ou serviço chega até o cliente ou retorna deste por algum motivo.

Logística Internacional é o ramo da Logística cujo objetivo principal é melhorar a importância dos "sistemas logísticos externos" que ligam o fabricante aos seus parceiros da rede industrial, como fornecedores, transportadores e operadores.

CONCEITO DE LOGÍSTICA INTERNACIONAL

Importação consiste na compra de produtos no exterior, por parte dos países que deles necessitam, e na entrada de mercadorias num país, provenientes do exterior. É a entrada de mercadorias estrangeiras no país, apoiada em documentos oficiais e observadas as normas comerciais, cambiais e fiscais vigentes.

Do ponto de vista operacional, a logística é o estudo e a prática da gestão de fluxos de bens e informações e do estoque e da armazenagem de bens que afetam diretamente os custos totais da empresa e, portanto as variáveis, preço e distribuição do composto de marketing. A função elementar da logística é agregar valor ao produto ou serviço fazendo com que ele esteja disponível ao cliente no local certo, no momento certo, ao custo certo.

O mesmo conceito se aplica à logística internacional, com a diferença que, no comércio internacional, tanto na importação quanto na exportação, o fluxo de bens e serviços assim como do estoque de mercadorias, no armazém do exportador, do importador ou em trânsito, se dão entre territórios de países diferentes resultando em maior complexidade gerencial porque países diferentes possuem geografia, cultura, legislação e costumes comerciais diferentes.

ETAPA 1

VISITA TÉCNICA EMPRESA

Foi escolhida a empresa Eurotherm Ltda para visita técnica para se conhecer os processos operacionais logísticos.

A Eurotherm Ltda esta situada na cidade de Campinas, SP e é uma empresa pertencente ao grupo Invensys. Com sede em Londres e listada na Bolsa de Londres, o grupo Invensys é composto de cinco operações de negócios com mais de 30.000 empregados em 60 países.

Estabelecida em 1965, a Eurotherm Ltda construiu uma reputação internacional de desenvolvimento de primeira qualidade de produtos e soluções de sistemas, com uma longa lista de tecnologias de sucesso que se expande por todo o globo. A Eurotherm Ltda oferece hoje no Brasil, um vasto catálogo de produtos, serviços e criação de soluções com foco nas indústrias primárias com uma ênfase especial nas soluções para processos de manufatura industrial.

No Brasil, a Eurotherm possui um escritório em Campinas para a comercialização dos equipamentos produzidos nas fábricas do Brasil, Itália, Inglaterra, Polônia e Estados Unidos.

Todo processo é desenvolvido no SAP, um sistema americano integrado, para gerenciamento de todas as atividades da empresa, desde o controle de estoque e compras, assim como vendas e financeiro.

Nesta empresa estudada, o processo de recebimento e processamento dos pedidos de clientes acontece diretamente com o departamento comercial que vai gerar um pedido de venda no sistema.

Uma vez que foi realizado o pedido de vendas, o departamento de pós-vendas faz um levantamento de estoque das peças necessárias para a separação deste pedido, pois a maior parte dos equipamentos é produzida nas fábricas da Itália, Inglaterra, Polônia e Estados Unidos, enviando o material para o estoque de Campinas.

Quando se dá a necessidade de aquisição destes produtos é necessário fazer um pedido de compra às fábricas, porém, por se tratar, quase sempre de produtos importados, é preciso aguardar uma quantidade significativa, de valor ou quantidade, para depois disparar o pedido de compras para o fornecedor. Todas as ordens de compras precisam ser analisadas pelos gestores locais, e uma vez autorizadas são enviadas autorizações de faturamento para os fornecedores.

Nestes casos em que a aquisição deverá ser feita através de fornecedores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com