TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOGISTICA INTERNACIONAL ENIAC

Artigos Científicos: LOGISTICA INTERNACIONAL ENIAC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  1.953 Visualizações

Página 1 de 3

Texto; O caso do MERCOSUL

Introduçao:

Primeiramente acho proveitoso mencionar que mercosul é a sigla composta pela denominação Mercado Comum do Sul, e está integrado pelas Repúblicas; Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela. A Bolívia solicitou o ingresso ao bloco e desde dezembro de 2012 e encontra em processo de adesão.

Existem também outros países da América do Sul que subscreveram acordos com o MERCOSUL, eles são: o Chile, a Colômbia, o Equador, o Peru, a Guiana e o Suriname. Estes países são chamados de “Estados Associados”.

O MERCOSUL nasceu de um encontro entre a Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai, em 26 de março de 1991, na capital do Paraguai, Assunção. Aí, os quatro países decidiram assinar um acordo que se denominou “Tratado de Assunção”, mediante o qual foi criado o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL).

Questoes Propostas

1. O surgimento do MERCOSUL foi benéfico para os países participantes? Por quê?

R. O MERCOSUL trouxe diversos benefícios aos países participantes, principalmente em relação à economia.

O mercado comum facilitou a importação e exportação de produtos, com menor custo para os países envolvidos. Assim a livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos puderam ser realizados com mais agilidade e rapidez. Tendo como resultado a ampliação do mercado de consumidores, possibilitando a obtenção de rendimentos de escala e a redução de custos.

2. Por que os países se agrupam em blocos econômicos?

R. Os blocos econômicos são uma alternativa para dinamizar as relações econômicas entre os países num mundo globalizado. O principal objetivo da sua formação é a redução ou eliminação dos impostos cobrados nas importações e exportações durante as transações comerciais.

3. Por que o Brasil optou pelo MERCOSUL e não pela ALCA?

R. Por que o MERCOSUL , visa fortalecer o comércio em bloco, com a comunidade européia, e outros países. Apesar do mercosul estar sempre patinando, devido medidas protecionistas de alguns países como argentina, para o Brasil ainda é vantajoso, empresas brasileiras estão presentes em todos os países do bloco, e o produto brasileiro alcança todos os países do cone sul. Enfim o mercosul é vantajoso para todos os países do bloco, e o próximo país a aderir será a Venezuela e assim continuara seu processo de consolidação.

A ALCA, é o grande sonho americano, seus produtos industriais teriam livre acesso a um grande potencial de consumo, nenhuma de nossas indústrias brasileiras que aqui enfrentam alta carga tributária, e um sistema burocrático demais, tinham ou tem condições de concorrer com as indústrias americanas com todos os incentivos que possuem. Por essa razão o governo de Luís Inácio (lula) não assinou o tratado de livre comércio, inviabilizando, todo o processo, por ser o Brasil o maior mercado consumidor das Américas, atrás apenas dos EUA.

4. Quanto à política externa brasileira, ela é definida por quem? Explique?

R. A política externa Brasileira é definida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com