TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOGÍSTICA REVERSA DE EQUIPAMENTOS ELETROELETRÔNICOS

Por:   •  28/2/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 3

Logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos

O descarte de resíduos sólidos é um dos maiores desafios da sociedade moderna, principalmente em países em desenvolvimento onde são adotados padrões de consumo diferentes dos habituais, onde as formas de descarte utilizadas tornam-se ineficientes. O constante avanço tecnológico, o consumo irresponsável e a destinação inadequada dos resíduos sólidos têm impulsionado as discussões das questões ambientais. Computadores, celulares e demais aparelhos eletroeletrônicos passaram a ser substituídos com maior frequência, enquanto que os custos de reciclagem permanecem altos, a legislação sobre o tema ainda não responsabiliza totalmente aos fabricantes pela destinação correta dos produtos ao final de sua vida útil (LEIS, 2011), e a grande maioria dos consumidores também desconhecem como proceder com os equipamentos que não utilizam mais.

Os resíduos eletrônicos não podem ser descartados em lixo comum pois liberam substâncias altamenta tóxicas como mercúrio, cádmio, arsênio, cobre, chumbo e alumínio, que penetram no solo e nos lençóis freáticos. Esta contaminação do meio ambiente pode provocar nos seres humanos desde cefaléia e vômito, até complicações mais sérias, como comprometimento do sistema nervoso e surgimento de câncer (MATTOS, Karen; MATTOS, Katty; PERALES, 2008). Neste cenário, conforme citam Vieira; Soares, T. e Soares L.(2009), a logística reversa é um importante instrumento para acompanhar o produto vendido até o retorno ao ponto de origem, propiciando a reciclagem, através da qual os componentes e matérias-primas das mercadorias descartadas podem ser novamente utilizadas na fabricação de novos produtos. Conforme observado por Iwasso (2009), a exemplo do problema gerado pelos resíduos de informática, no país há pelo menos 50 milhões de computadores em uso, sendo que a vida útil é de quatro anos em média, e ainda, de acordo com SERRANO (2009) apud Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), outras dez milhões de unidades são vendidas anualmente.

O problema dos resíduos eletrônicos é que mesmo pequenas quantidades de metais pesados descartads são extremamente prejudiciais ao meio ambiente, a exemplo de um antigocomputador 286, que possui 1600 pontos de solda, correspondendo a apenas quatro gramas de solda de chumbo, entretanto, chumbo suficiente para contaminar 600 metros cúbicos de solo.

Com a introdução de legislações ambientais no âmbito nacional e internacional, as possibilidades de redução de custos a partir da reciclagem e a valorização dos clientes por empresas ambientalmente comprometidas, surge nas empresas a necessidade de gerir os resíduos remanescentes após a utilização e seus produtos e a logística reversa começa a ser observada como ferramenta estratégica para administrar o processo inverso ao processo logístico direto, necessitando também de armazenagem, transporte, estoque, fluxo de materiais e sistemas de informação.

Souza, Lavez e Souza (2009) enumeram cinco de suas funções básicas interligadas, identificando as funções básicas da logística reversa:

• O planejamento, a implementação e o controle do fluxo de materiais e do fluxo de informações do ponto de consumo ao ponto de origem;

• A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (59.3 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com