TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOW TECHNOLOGY MÁQUINA DE FAZER PRODUTO DE LIMPEZA

Por:   •  23/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.285 Palavras (14 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 14

LOW TECHNOLOGY

MÁQUINA DE FAZER PRODUTO DE LIMPEZA

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

NOMES DOS INTEGRANTES

JAGUARIÚNA

2018

SUMÁRIO

1 OBJETIVO 4

2 INTRODUÇÃO 5

3 ESTUDO DE VIABILIDADE 9

3.1 ANÁLISES DE NECESSIDADES 9

3.2 EXPLORAR SISTEMAS ENVOLVIDOS 11

4 QFD 19

5 CONCLUSÃO 24

6 REFERÊNCIAS 25

SUMÁRIO DE FIGURAS

Figura 1- Máquina Eolípila 5

Figura 2 - Motor de Newcomen. 6

Figura 3 - Máquina com condensador que minimizava as perdas de calor. 6

Figura 4 - Questionário primeira página. 10

Figura 5 - Questionário segunda página. 11

Figura 6 - Analise similar – Máquina envasadora de detergente. 13

Figura 7 - Análise similar- Agitador e misturador de produtos. 14

Figura 8 - Máquina de envase de produtos líquidos. 15

Figura 9 - Envasadora de batom líquido. 16

Figura 10 - Envasadora de produtos líquidos compacta de bancada. 17

Figura 11 - Esboço do equipamento. 18

Figura 12 - Modelo de QFD. 20

Figura 13 - QFD do equipamento de fabricação do produto de limpeza. 23

RESUMO

Este trabalho tem como função contribuir para a produção de produto de limpeza multiuso. Onde iremos desenvolver uma máquina, do qual o operador da mesma irá adicionar a matéria prima (ingredientes), e a máquina irá realizar o restante do processo com o auxilio manual. Tudo isso através do conceito Low-tech. De acordo com analise QFD observamos uma necessidade de fazer um produto pelo qual seria de boa qualidade, sem agredir o meio ambiente e que seu próprio usuário poderia fabricar este produto. Então este projeto busca sanar essas dificuldades, com uma máquina de fácil manuseio para fins de produzir este produto de limpeza multiuso.

Palavras Chaves: Low technology, econômico, produção unitária.

ABSTRACT

This work has the function to contribute to the production of multipurpose cleaner. Where we will develop a machine, from which the same operator will add the raw materials (ingredients), and the machine will perform the rest of the process with the help manual. All this through low-tech concept. According to QFD analysis we observed a need to make a product for which would be of good quality, without harm the environment and that your own user could manufacture this product. So this project seeks to remedy these difficulties, with an easy to handle for the purpose of producing this multipurpose cleaning product.

Key words: Low technology, economical, unitary production.

1 OBJETIVO

Engineers solutions tem como objetivo, desenvolver uma envasadora de produtos de limpeza multiuso e ecologicamente correto que possa ser feito em casa a baixo custo. Nosso produto de limpeza será feito apenas com cinco ingredientes: água, álcool, sabão de coco, bicarbonato de sódio e óleo essencial. Esse produto além de ser ecologicamente correto, por não conter cloro e solventes, sua fabricação também é muito econômica, fazendo bem para o meio ambiente e para a economia. Nossa máquina terá os cinco dosadores de matéria prima que após acionados irão para um recipiente misturador e logo após essa etapa concluída, o produto já será envasado nos recipientes e prontos para o uso. Todas as etapas dessa fabricação serão desenvolvidas com base no sistema “low technology”, ou seja, será de fácil manuseio e entendimento durante todo o processo de fabricação do produto.

2 INTRODUÇÃO

Desde a origem do homem pré-histórico; quando eles poliam pedras para transformá-la em algo mais eficaz como ferramentas de caça, deu início a produção que tem como definição a mudança de um bem tangível para um bem de utilidade (LINDGREN, 2001). Naquele tempo não havia comércio, ou seja, tudo que se produzia era usado para si mesmo, mas com o passar do tempo surgiram pessoas com mais habilidades para fabricar, foi ai que vieram os artesões com uma produção organizada e estabelecendo preços para fazer as encomendas. Com o passar do tempo, no século I A.C, houve uma invenção incrível, a eolípila, que de acordo com a infoescola, o matemático e engenheiro Greco-egípcio Hierão de Alexandria explorava o vapor como força motriz.

Figura 1- Máquina Eolípila

Fonte:http://historiofobia.blogspot.com.br/2010/11/invencoes-da-antiguidade-eolipila.html

Mas só no final do século XVII, Denis Papin e Thomas Savery, criaram os primeiros motores a vapor, que com base nessa criação houve uma grande revolução que foi o primeiro motor a ser realmente usado o “motor de Newcomen”, do qual foi desenvolvido por Thomas Newcomen em 1712.

Figura 2 - Motor de Newcomen.

Fonte: https://www.thinglink.com/scene/705933619700432896

Depois disso, de acordo com o site bbc, James Watt, matemático e engenheiro escocês, em 1765 realizou um novo grande avanço; uma máquina com um condensador que minimizava as perdas de calor, assim como também propulsão de moinhos e tornos, com o movimento de rotação substituindo o de subir e descer.

Figura 3 - Máquina com condensador que minimizava as perdas de calor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (155.1 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com