TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produtos de limpeza e seus riscos a saude

Por:   •  8/12/2015  •  Artigo  •  1.927 Palavras (8 Páginas)  •  841 Visualizações

Página 1 de 8

PRODUTOS DE LIMPEZA E SEUS RISCOS PARA A SAÚDE

Douglas Arvani Macedo1

(douglasarvani@gmail.com)

Irene Gabriel de Souza2

(irenegabriel_souza@hotmail.com)

Marcelo Franco Leão3

(marcelofrancoleao@yahoo.com.br)

1 Acadêmico do Curso de Licenciatura em Química IFMT/UAB.

2 Acadêmica do Curso de Licenciatura em Química IFMT/UAB

3 Tutor Presencial do Curso de Licenciatura em Química Polo UAB de Barra do Bugres

RESUMO

Uma variedade crescente de substâncias químicas vem sendo incorporadas no cotidiano das pessoas, entre tantas, podemos destacar os produtos de limpeza. O presente estudo baseou-se em resultados de uma pesquisa motivada nos estudos da disciplina de Fundamentos da Estatística Aplicada à Química do curso de licenciatura em Química do IFMT/UAB. A pesquisa abordou os perigos e riscos associados ao uso e descarte de produtos de limpeza, substâncias estas que, apesar de fazerem parte do dia-a-dia da população, têm sua periculosidade percebida como algo distante e de ação limitada, o que é um equívoco. A metodologia adotada foi a pesquisa de campo, que teve como instrumento de coleta de dados um questionário com questões do tipo Likert. Foram entrevistadas trinta famílias da Cohab Nhambiquara, município de Barra do Bugres – MT, durante o segundo semestre de 2012. O objetivo do estudo foi realizar levantamento estatístico que permitisse entender como se dá a utilização dos saneantes pelos moradores desta localidade e, a partir desta realidade, conscientizar as pessoas sobre a forma correta de manuseio, assim como os riscos que tais produtos causam a saúde humana. Os resultados apontam a ocorrência de reações alérgicas em alguns moradores, pouco preparo e instrução quanto à aplicação de procedimentos de primeiros socorros e, principalmente, a falta de utilização de equipamentos de proteção ao manipular os saneantes. A execução dessa pesquisa justifica-se por fomentar uma discussão saudável e a conscientização de quão importante é a Química para a qualidade de vida quando for bem empregada, além de apresentar um tema interessante para a contextualização das aulas de química nas escolas.

Palavras-chave: produtos de limpeza, perigos, ensino de química.

INTRODUÇÃO

Ao longo da escala evolutiva, os seres vivos desenvolveram processos que permitem identificar e selecionar as substâncias que lhes são úteis, assim como impedir a entrada de substâncias prejudiciais. Eventualmente, se alguma substância tóxica penetra no organismo, o mesmo deve eliminar seus efeitos nocivos por mecanismos diversos, e a falha em tais processos costuma ser fatal. Desta forma, o ser humano corre sério risco na medida em que uma variedade crescente de substâncias químicas vem sendo incorporadas no seu cotidiano, sendo um exemplo os produtos de limpeza.

Todos os produtos usados na limpeza e conservação de ambientes são chamados de saneantes. Popularmente conhecidos como produtos de limpeza, são utilizados para vários fins, como limpeza, desinfecção e conservação de ambientes domésticos ou coletivos como escolas, lojas, mercados, escritórios e hospitais. São exemplos de saneantes: detergente líquido, desinfetante, sabão em pó, água sanitária ou água de lavadeira, entre outros. Apesar de serem substâncias muito diferentes, todas podem causar intoxicação. Portanto, é essencial conhecer estes produtos, seus usos, riscos, os acidentes tóxicos mais comuns, o que fazer em caso de intoxicação e, principalmente, como prevenir estes acidentes.

Os alvejantes e a água sanitária são constituídos por uma substância chamada de “hipoclorito de sódio”, em diferentes concentrações. No uso doméstico a concentração é mais baixa enquanto que para os produtos utilizados em piscinas ela é mais alta, portanto com maior poder de intoxicar. Mesmo os produtos domésticos podem conter outras substâncias que aumentam os riscos de intoxicação. Os alvejantes e água sanitária podem provocar lesões de pele/mucosas e problemas respiratórios (ANVISA, 2010).

Por sua vez, saneantes como detergente líquido, sabão em barra, sabão em pó, amaciantes e saponáceo são compostos por substâncias capazes de produzir espuma quando misturados à água e agitados. Entre os efeitos nocivos que provocam, destaca-se a capacidade de reduzir ou eliminar a gordura que protege a nossa pele, reações alérgicas, ressecamento, e provocam coceira, além de outros problemas de saúde se ingeridos (ANVISA, 2010).

É importante ressaltar que, nos organismos de uma mesma população, pode variar a susceptibilidade a agentes tóxicos. Assim, por exemplo, as crianças podem ser deficitárias de certos mecanismos de defesa, o que as torna suscetíveis a efeitos ocasionados por algumas substâncias tóxicas que não afetariam significativamente a adultos (Larini, 1997). Uma mesma substância pode, ainda, produzir efeitos distintos, agudos ou crônicos, de diversas magnitudes, segundo a via de absorção e a magnitude da exposição. Os efeitos produzidos por uma mesma substância podem variar, também, quanto ao grau de reversibilidade (Zanini e Oga, 1985).

No livro “Ponto de Mutação”, Capra (1982) afirma que a saúde dos seres humanos é predominantemente determinada pelo comportamento que assumem, pela alimentação que adotam e pelo ambiente onde vivem. Afirma também, que as doenças infecciosas que assombraram os séculos passados, estão sendo substituídas por doenças associadas às condições da vida moderna. São doenças crônicas e degenerativas, que estão intimamente relacionadas ao tipo de substâncias que estamos expostos, além das características da vida moderna: atitudes estressantes, dietas, abusos de drogas, vida sedentária e poluição ambiental.

O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de campo sobre a utilização de produtos de limpeza, com o objetivo de identificar os perigos aos quais os entrevistados estão expostos, para que futuramente possa ser realizado um trabalho de conscientização a respeito do uso e descarte dos produtos de limpeza e suas embalagens.

DESENVOLVIMENTO

Este estudo caracteriza-se como sendo uma pesquisa de campo, com enfoco quantitativo. A escolha pela temática “Produtos de Limpeza” ou “Saneantes” se dá ao fato deste assunto estar inserido no cotidiano das pessoas e facilitar a contextualização no ensino de Química. A pesquisa foi motivada durante a disciplina de Fundamentos da Estatística Aplicada à Química do curso de licenciatura em Química do IFMT/UAB e teve como objetivo levantar dados estatístico que permitissem identificar quais são os tipos de produtos de limpeza mais utilizados pela população, sua utilização, e como são descartados, a fim como conscientizar as pessoas sobre a forma correta de manuseio, bem como os riscos que tais produtos causam a saúde humana.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (218.8 Kb)   docx (77.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com